Loading

0%

Desde o ano passado, em 2023, o Bolsa Família vem passando por algumas atualizações e revisões de cadastros. Isso fez com que mais de 150 mil famílias tivessem o Bolsa Família cancelado e muitas outras ficassem aflitas sem saber se também terão ou não.

Com essas modificações, alguns requisitos para ter direito ao auxílio foram reformulados e é por isso que muitas pessoas tiveram o Bolsa Família cancelado.

Quer saber quais foram todas as atualizações do programa e como reverter o cancelamento caso você seja um dos afetados? Continue lendo para descobrir!

Qual é a diferença do Bolsa Família bloqueado ou cancelado?

Como falamos, desde o ano passado o Bolsa Família foi reavaliado e recentemente anunciou novidades na sua mecânica de funcionamento.

O objetivo é diminuir a quantidade de beneficiários que estão irregulares, então alguns requisitos para o repasse do auxílio precisaram ser mudados.

Até dezembro do ano passado, foram revisados mais de 8 milhões de cadastros e nesse ano a previsão é que mais 7 milhões sejam revistos.

Então, é importante que todas as famílias fiquem informadas sobre as atualizações que podem levar você a ter o seu Bolsa Família cancelado.

Mas, o processo também não é tão repentino assim. O primeiro contato é um alerta, onde o titular é informado que está irregular.

Caso ele não corrija os seus dados, pode ter o benefício bloqueado, deixando de receber no mês seguinte.

Se ainda assim ele não fizer as correções, entrará em suspensão e poderá ficar sem receber o auxílio por até dois meses.

Por fim, se o inscrito não voltar a cumprir com as regras em até 12 meses, terá o Bolsa Família cancelado.

A principal diferença entre o bloqueio e o cancelamento, então, é que quando o Bolsa Família é cancelado a pessoa cadastrada não recebe o auxílio.

No bloqueio, o inscrito ainda recebe por um mês e só terá o valor retido na parcela seguinte se não atualizar a sua inscrição.

Motivos para ter o Bolsa Família cancelado

Com as atualizações, alguns dos motivos que podem levar uma família a ter o Bolsa Família cancelado, são:

  • Ter renda acima do permitido depois da atualização do CNIS
  • Não regularizar os cadastros dentro do prazo estipulado em 2024
  • Alcançar o prazo máximo de 24 meses na Regra de Proteção

Só em agosto desse ano, mais de 150 mil famílias tiveram o Bolsa Família cancelado porque não cumpriam os novos requisitos.

E mais de 500 mil tiveram o benefício bloqueado e vão precisar atualizar seus dados para poder voltar a receber o auxílio.

Por isso é bem importante ficar atento aos seus dados, para saber se está tudo regular e que você não vai ter nenhum problema com essa nova atualização do programa.

Caso queira saber todos eles, pode conferir os critérios pela Portaria nº 897, que vão desde a inconsistência das informações no CadÚnico até a irregularidade do seu CPF.

O que fazer se o Bolsa Família foi cancelado?

Se você for uma das pessoas que teve o Bolsa Família cancelado, não se preocupe porque esse ainda não é o fim do caminho.

A própria legislação do programa prevê que você pode reverter isso, pelo Art. 27 da Portaria nº 897.

Para conseguir isso, você precisa fazer a atualização cadastral e configurar a renda da sua família para confirmar que ela está dentro do limite estabelecido pelo Bolsa Família.

Você tem um prazo de até 6 meses para recorrer e o órgão responsável por desfazer esse cancelamento é a Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (SENARC).

Esse processo só vai ser possível se você conseguir identificar e regularizar as suas pendências, para que você possa voltar a atender os critérios exigidos.

Como fazer a reversão do cancelamento do Bolsa Família?

Você precisa, antes de tudo, entender o motivo que te levou a ter o Bolsa Família cancelado.

Essa informação está disponível no próprio aplicativo do programa ou no portal do Cadastro Único.

Neles, você pode verificar se existe alguma pendência ou alguma informação que esteja desatualizada no seu cadastro.

Caso tenha, você pode fazer essa atualização pelo CRAS ou pela internet, basta reunir todos os documentos necessários para comprovar que você cumpre os novos requisitos do Bolsa Família.

Quando você atualizar os seus dados, vai poder solicitar a reversão do cancelamento direto no CRAS ou na Prefeitura da sua cidade.

Lembre de acompanhar o processo do seu pedido pelos canais oficiais do programa, como o aplicativo.

O prazo máximo para reversão é de 180 dias após o cancelamento, mas quanto mais cedo você regularizar os seus dados, mais chances vai ter de evitar que você tenha o Bolsa Família cancelado de vez.

Além disso, você também poderá receber os valores que ficou sem receber se a reversão for aprovada.

Assim que tudo estiver regularizado, os valores retroativos serão pagos para que a família não perca a assistência financeira que tem direito no período que o programa estava suspenso.

Teve o Bolsa Família cancelado? Solicite a reversão o quanto antes!

O Governo implementou mudanças no Bolsa Família para diminuir o número de irregularidades no programa, por isso muitas famílias tiveram o benefício cancelado ou suspenso.

Mas isso pode ser revertido, caso você procure o motivo e atualize os seus dados para estarem de acordo com as novas regras.

Por isso, se você está enfrentando esse problema, confira os seus dados direto pelo aplicativo do programa e solicite a reversão do cancelamento para poder voltar a receber esse benefício que ajuda tantas famílias a terem mais qualidade de vida. Quanto antes você fizer isso, mais rápido terá o seu auxílio de volta!