Buscando Empréstimo
0%Você sabia que muitos bancos não estão fazendo empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS? É isso mesmo que você leu!
As principais instituições bancárias do Brasil suspenderam a linha de crédito após o Governo Federal baixar as taxas de juros do crédito consignado, como uma forma de protesto.
Com isso, quem se prejudica é o consumidor brasileiro, que está sem acesso a empréstimo e cartão de crédito consignado, sendo essa para 46% das pessoas a única linha de crédito aprovada.
Quer entender sobre a decisão dos bancos suspenderem a oferta de crédito consignado e saber quais instituições não dá para contratar empréstimo consignado do INSS? Siga conosco!
Por que os bancos não estão fazendo empréstimo consignado?
Na última semana, o Banco Central (BC), juntamente com o Ministério da Economia, decidiram reduzir as taxas de juros do consignado no Brasil.
Com a mudança, a taxa máxima do empréstimo consignado para beneficiários do INSS passou de 2,14% para 1,70% ao mês e as operações com cartão de crédito consignado de 3,06% para 2,62% ao mês.
Entretanto, os bancos se uniram e decidiram suspender a oferta de crédito consignado, justificando que as novas taxas estão inaceitáveis, ou seja, não são lucrativas.
E os bancos podem suspender o empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS?
Infelizmente, sim! De acordo com a resolução do Banco Central, as instituições bancárias e financeiras têm total liberdade para liberar ou suspender a oferta de produtos financeiros, como cartão de crédito, empréstimo, financiamento, consórcio e etc.
Por isso, se você faz parte do público consignado e está precisando de dinheiro, continue conosco e veja quais bancos não estão liberando crédito!
Lista de bancos que não estão fazendo empréstimo consignado
Veja a seguir quais foram os bancos que optaram pela suspensão do crédito consignado do INSS, pelo menos até o governo reavaliar as novas taxas!
Bancos públicos
Caixa Econômica Federal
Muitas pessoas pensam que por ser um banco controlado pelo governo, a Caixa não suspenderia a contratação de crédito consignado, mas não é bem assim…
Na prática, independentemente da sua composição acionária, a Caixa continua sendo uma instituição bancária, ou seja, não pode dar prejuízo.
Por essa razão, a Caixa decidiu interromper a concessão de empréstimos consignados desde a última quinta-feira (16).
Em nota, a Caixa informou que a atual taxa de juros do consignado é muito baixa e só deve retomar com a oferta de consignado após avaliar a viabilidade técnica e econômica dessa modalidade de crédito.
Banco do Brasil
O Banco do Brasil também é uma instituição bancária pública, estando na lista de bancos que suspenderam a contratação de crédito consignado.
Segundo o BB, a modalidade de crédito está suspensa momentaneamente, até que o banco estude a viabilidade das operações de crédito aprovadas sobre o consignado no convênio com o INSS.
Bancos privados
Santander
O Santander é o quinto maior banco do Brasil, tendo mais de 61 milhões de clientes e ao que indica, o banco também suspendeu a oferta de empréstimo consignado do INSS.
Entretanto, vale lembrar que o Santander é dono da Olé Consignado, uma instituição digital especializada em cartão e empréstimo consignado.
Até o momento, a Olé não emitiu nenhuma nota sobre a suspensão de crédito consignado do INSS em sua rede.
Itaú
O Itaú é o segundo banco mais valioso da América Latina, estando presente em mais de 21 países e tendo mais de 55 milhões de clientes aqui no Brasil.
E, um dos bancos privados que não está fazendo empréstimo consignado é o Itaú, que em nota oficial disse que a medida é temporária e que tem outras ofertas de crédito disponíveis para seus clientes.
Bradesco
O Bradesco também é um dos bancos que não estão fazendo empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS.
Em nota, o banco (que tem mais de 76 milhões de clientes no Brasil) não justificou a suspensão da modalidade de crédito, apenas confirmou a notícia.
Banco Pan
O Pan é um dos bancos que mais libera empréstimos consignados no Brasil atualmente, sendo um banco digital com conta gratuita.
De acordo com o Banco Pan, a redução do teto nos juros do consignado torna inviável a oferta de crédito. Inclusive, o banco também informou que além do empréstimo, também não está liberando novos cartões de crédito consignado e cartões benefício.
Daycoval
O Daycoval é um banco público consolidado entre os brasileiros e também está na lista de bancos que bancos que não estão fazendo empréstimo consignado.
Segundo o banco, está suspensa a oferta de empréstimo e cartão consignado para beneficiários do INSS, por ser pouco viável economicamente.
Mas, o Banco Daycoval mantém as operações de empréstimo consignado para funcionários públicos nos 200 convênios ativos, que têm direito ao consignado.
Mercantil do Brasil
O Mercantil é um banco privado mineiro respeitado no mercado brasileiro, onde 75% dos seus clientes possuem mais de 50 anos, ou seja, fazem parte do público consignado.
Contudo, mesmo sendo composto majoritariamente por clientes do consignado, o Mercantil optou por suspender a oferta de crédito do consignado.
Segundo o Mercantil, o banco irá avaliar as novas taxas do consignado, ver se vale a pena e ajustar seus produtos à medida do possível.
C6 Bank
O banco digital C6 também está na lista de bancos que suspenderam a oferta de empréstimo consignado para o INSS.
Em nota, o C6 Bank não deu justificativas para a suspensão do crédito, apenas confirmou que não está liberando em função da redução nas taxas.
PagBank
O PagBank/PagSeguro também optou por cancelar a oferta de empréstimo consignado aos seus mais de 24 milhões de clientes.
Contudo, atenção, pois o PagBank não está mais operando com empréstimos consignados do INSS pelo canal de correspondentes bancário. Os clientes podem continuar contratando o consignado diretamente pelo aplicativo.