Carregando

0%

Investir dinheiro nem sempre é uma missão fácil, principalmente quando estamos falando da renda variável, que tem um maior risco. Por isso, se você investe em ações de empresas do setor de vestuário, no guia de hoje vamos esclarecer os três principais pontos que tem causado forte queda das ações da Renner (LREN3).

As ações das Lojas Renner, assim como outras do mesmo setor, não vêm mostrando bom desempenho na Bolsa de Valores e você precisa entender mais sobre isso se deseja investir seu dinheiro neste mercado. Vamos lá?!

Qual o motivo das ações da Renner estarem em queda?

Nos últimos três meses, as ações das Lojas Renner (LREN3), desvalorizaram cerca de 35%, o que gera muitas dúvidas nos investidores, pois muitos defendem que esse é o tempo certo para comprar, enquanto outros acreditam que é preciso cautela.

Há muitos fatores que podem levar a queda das ações de uma empresa, como:

  • Mudanças no mercado
  • Desempenho financeiro inferior ao esperado
  • Problemas com a gestão da empresa
  • Percepção negativa dos investidores em relação à empresa ou ao setor
  • Entre outros

Esse é um mercado volátil, onde o preço das ações pode mudar do dia para a noite, literalmente.

Por isso, a seguir listaremos as principais razões para que as ações das Lojas Renner estejam em queda, confira!

1 – Recessão e juros altos

Quando a taxa de juros do país está elevada, em decorrência da inflação, o impacto nas empresas de varejo é certo. De um lado, aumenta o custo da dívida das companhias, do outro diminui o consumo.

O mercado de ações de varejo de roupas é cíclico, ou seja, em momentos de bonança econômica, as pessoas gastam mais e em momentos de crise, o dinheiro deixa de circular.

Hoje o Brasil passa por um momento delicado com a taxa Selic em 13,75% ao ano, e o receio é que o consumo no varejo caia.

Com isso, as Lojas Renner, assim como outras do mesmo segmento, tendem a lucrar menos, entregando piores resultados aos investidores.

2 – Concorrência

Outro motivo que ajuda a explicar a queda nas ações das Lojas Renner é a concorrência cada vez mais acirrada no mercado de varejo de moda.

Um bom exemplo é o grande consumo por parte dos brasileiros em compras internacionais, como a Shein.

Não é de hoje que a gigante chinesa tem ganhado espaço entre os consumidores, causando prejuízo e incertezas em marcas consolidadas no mercado brasileiro, como a Renner, C&A, Riachuelo, Marisa e etc.

E embora a Renner tenha gerado bons resultados em vendas nos últimos meses, em comparação às outras lojas brasileiras, ainda assim a não tributação de sites como a Shein, gera um certo déficit nas compras no Brasil, bem como inseguranças nos investidores.

3 – Incentivos fiscais

O último e não menos importante ponto que ajuda a explicar a queda nas ações da Renner é com relação aos incentivos fiscais.

Pouquíssimos investidores sabem, mas centenas de companhias brasileiras gozam de incentivos na tributação.

Com o novo arcabouço fiscal, muito está sendo discutido sobre o fim desses benefícios, e segundo cálculos, o lucro da Renner pode cair até 20% caso seja aprovado tal projeto.

Esse é um tema extremamente delicado, até porque esses benefícios servem como via de mão dupla para o Estado. Quando há incentivos fiscais, a empresa gera mais empregos, por exemplo.

Então, esperamos que após esta leitura você tenha entendido um pouco mais sobre esse mercado tão complexo.

Se você quer começar a investir e montar sua carteira de ativos, é importante ficar atento às notícias que saem no mercado, sempre tentando entender como isso pode afetar o preço de uma ação!

10 AÇÕES QUE NUNCA DERAM PREJUÍZO