Loading
0%Um dos assuntos que tira o sono de muitos é essa tal de finanças para universitários, afinal, o que pode saber sobre controle e multiplicação de dinheiro quem a recém está ingressando na vida adulta?
É por isso que muitos estudantes universitários acabam perdendo o controle de suas finanças tão facilmente, visto que os ganhos nessa fase da vida são poucos, mas os gastos são enormes.
Então, para lhe ajudar com isso, preparamos este guia especial com as melhores dicas financeiras para universitários, para que você possa administrar melhor o dinheiro que ganha e encontre outras formas de renda extra que não atrapalhem seus estudos. Vamos conferir?!
5 dicas sobre finanças para universitários que querem mais
1 – Tenha seus gastos muito bem organizados
O grande desafio da vida universitária é a renda, visto que a grande maioria dos estudantes não consegue trabalhar e estudar ao mesmo tempo.
Assim, a principal fonte de renda dos universitários vem das bolsas de estudos oferecidas em seus cursos.
Fora isso, alguns se viram como podem, isto é, trabalham durante o final de semana para fazer uma renda extra, pedem ajuda para os pais, enfim.
Por isso, a primeira grande dica financeira para o público universitário é ter controle sobre seus gastos.
Coloque tudo na ponta do lápis ou até mesmo em uma planilha do excel, mas organize o que você gasta mensalmente, como despesas com alimentação, transporte, xerox, livros e etc.
Com isso, além de ficar mais fácil mapear onde você está gastando demais, também será melhor para pensar onde dá para economizar e assim tirar essa preocupação de sua vida.
2 – Conte com um bom cartão de crédito universitário
Os cartões de crédito para universitários são grandes maravilhas do mercado, visto que tem aprovação simplificada (muitos nem é preciso comprovar renda), oferecem limite alto, cashback, acúmulo de pontos, descontos em parceiros, cursos com pagamento facilitado e muito mais.
Além disso, o cartão de crédito pode ser um excelente aliado na hora de gastos maiores, como no pagamento de passagens aéreas para congressos, compra de livros, inscrições em cursos e congressos, enfim.
Atualmente temos três ótimas indicações de cartão de crédito universitário, sendo eles:
Cartão Santander SX Universitário
Considerado o melhor cartão de crédito universitário do momento, visto que oferece conta digital sem custos junto com o cartão, o limite inicial é alto e não precisa comprovar renda, tem cobertura internacional, dá para pedir até cinco cartões adicionais, descontos de até 50% em lojas parceiras do Santander Esfera, suas compras valem pontos, metade do valor na carteirinha ISIC e muito mais.
Cartão Ourocard Universitário do Banco do Brasil
Esse cartão é realmente diferenciado, pois oferece limite inicial de R$1.500,00 sem precisar comprovar renda, não cobra anuidade, é internacional, aceito nas principais carteiras digitais, descontos em eventos culturais, esportivos e de entretenimento, milhas aéreas, desconto no pagamento de contas e muito mais!
Cartão Bradesco Universitário
Por fim, mas não menos importante, recomendamos o Bradesco Universitário, que assim como os dois acima também tem ótimas vantagens e benefícios, como fácil aprovação, internacional, primeiro ano de anuidade grátis, 50% de desconto em cinema e teatro, acesso gratuito ao Portal Bradesco Universitário e muito mais.
3 – Busque economizar nas suas formas de estudo
Muitos estudantes acabam gastando “fortunas” com xerox e compra de livros, mas será que realmente é necessário e vale a pena?
Que tal tentar ajudar o meio ambiente diminuindo o uso de papel e ainda garantir uma economia para o seu bolso?
Hoje em dia encontramos na internet praticamente qualquer livro no formato digital em PDF, ou seja, tudo gratuito, prático de ler e diminuindo a poluição.
Além disso, para tentar gastar menos dinheiro durante sua rotina universitária, procure fontes alternativas para estudar, como:
- Frequentar mais a biblioteca
- Se alimentar no restaurante universitário
- Utilizar o transporte público
- Ter carteirinha de estudante para conseguir descontos
- Tentar conseguir um auxílio financeiro de algum projeto na sua aérea
- Entre outros
4 – Tente criar uma reserva de emergência
Sabemos que é quase uma missão impossível conseguir juntar dinheiro sendo estudante, mas com um pouquinho de dedicação e inteligência financeira é possível cortar gastos desnecessários, economizar e assim fazer seu dinheiro render mais.
Essa é uma dica preciosa para todos universitários, pois é preciso ter uma reserva financeira para momentos de aperto ou para investir em seu futuro, como a ida naquele congresso mais longe, enfim.
Por isso, tente separar mensalmente uma quantia para criar sua reserva de emergência e de preferência, aplique em um CDB ou Tesouro Direto, que rendem mais que a poupança.
5 – Gere renda extra
Por mais que seja complicado trabalhar em um turno integral (e nem é recomendado), saiba que você pode sim fazer uma renda extra no seu tempo livre.
Mesmo tendo um estágio remunerado ou um auxílio financeiro da universidade, que tal tentar “uns bicos” como freelancer?
Plataformas como Workana, 99Freela, UpWork e 20Conto são ótimas para você trabalhar com o que gosta ou tem aptidão e no seu ritmo, afinal, é tudo por projeto, após terminar a demanda, você recebe.
Além disso, há outras formas de ganhar dinheiro sem precisar sair da internet, seja escutando música, assistindo vídeo, jogando jogos online e etc.
Assim, você consegue uma ajudinha para complementar seu orçamento universitário, consegue uma folga nos gastos e ainda aumenta as chances de juntar dinheiro mais rápido.
Conclusão
Prontinho, agora você já tem uma maior noção sobre finanças para universitários, concorda? Por mais que esse seja um momento financeiro da sua vida bem complicado, saiba que não dá para entrar em desespero.
Hoje em dia o que não faltam são boas opções de crédito, renda extra e dicas para você fazer seu dinheiro (mesmo que pouco) render mais! Então, mãos à obra!