Carregando

0%

Não importa se você prefere renda fixa ou variável, se bota seu dinheiro na poupança ou se joga de cabeça no mercado de ações, a pergunta é sempre a mesma: “Quanto investir por mês?”.

Essa ainda é uma das maiores dúvidas dos investidores brasileiros, visto que a grande maioria não faz a mínima ideia de quanto devem reservar da sua renda mensal para seus investimentos.

Bom, fique tranquilo, pois saiba que não existe uma regra quanto a isso! Você pode ir do 1 a 1 milhão investindo pouco ou muito, talvez só leve um pouco mais de tempo dependendo do seu perfil de investidor.

Mas, para lhe ajudar a entender melhor sobre isso, neste guia vamos te ajudar a entender mais sobre a sua atual situação financeira e a partir disso saber exatamente o quanto você precisará separar do seu salário para investir. Vamos lá?!

Quanto investir se hoje você está zerado?

A grande maioria das famílias brasileiras vive no vermelho, ou seja, é praticamente impossível conseguir guardar dinheiro e assim ter capital para começar a investir… Mas saiba que dá para mudar essa situação.

Segundo um estudo do SPC Brasil, quase 40% dos brasileiros financeiramente ativos (trabalhadores e pessoas com algum tipo de renda) afirmam que não sabem administrar seu dinheiro.

Isso significa que mais de 30 milhões de pessoas não têm noção sobre o que entra e o que sai de sua conta bancária mensalmente…

Além disso, a pesquisa do SPC mostrou que 35% dos brasileiros terminam o mês com as contas no vermelho e 45% no zero a zero.

Ou seja, cerca de 80% das pessoas aqui no Brasil ainda não conseguem guardar ao menos R$1,00 durante o mês.

Por isso, é bem provável que você faça parte desse time e está tudo bem, não tem motivo para pânico.

Infelizmente, conseguir guardar dinheiro ou ao menos fechar o mês no azul ainda é um privilégio para poucas pessoas, quem dirá reservar uma quantia para investir todos os meses…

No entanto, dá para reverter esse quadro rapidamente, basta:

Só praticando esses hábitos será possível guardar ao menos 5% do seu salário, o que é dinheiro suficiente para começar a investir em renda fixa ou em investimentos de renda variável.

Quanto investir se você junta dinheiro de vez em quando?

Se você é o tipo de pessoa que mantém as finanças em dia e às vezes consegue guardar dinheiro, então, está na metade do caminho.

Geralmente, esse tipo de pessoa até consegue criar uma reserva financeira, mas acaba usando sem planejamento

Se você faz parte desse time, para saber quanto investir da sua renda o primeiro passo é organizar as finanças para criar o costume de separar uma quantia fixa todos os meses para aplicar.

Uma ótima dica para lhe ajudar nesse sentido é adotar a regra 50-15-35, um método financeiro que separa seu dinheiro em categorias:

  • 50% dos seus rendimentos mensais são reservados para pagar despesas essenciais
  • 35% para os gastos com lazer e estilo de vida
  • 15% para suas prioridades financeiras, tais como limpar o nome, poupar ou investir

Se você achar que 15% da sua renda mensal é muito para a última categoria, não tem problema, pode pensar em 10%, o importante é que esse percentual caiba em seu orçamento.

Na verdade, em muitos casos, não importa exatamente o quanto você vai investir, mas sim com que frequência fará isso. O ideal é aplicar parte do seu dinheiro todos os meses.

Quanto investir de dinheiro se você é um poupador nato?

Se você faz parte do time dos privilegiados que têm uma maior educação financeira e consegue manter as finanças sob controle (gasta menos do que ganha), então, a sua meta pode ser mais ousada.

Nesses casos, é fácil para a pessoa economizar e guardar dinheiro todos os meses, pois os gastos estão sempre dentro do planejamento financeiro mensal.

Por isso, a ideia é começar a investir 15% da sua renda e se ver que fica tranquilo, vá aumentando esse percentual aos poucos.

Nesses casos, a regra financeira pode ser 50-30-20, onde 50% do seu salário é destinado para despesas essenciais, 30% para gastos variáveis e 20% para poupar e investir.

E, se após alguns meses sentir que pode ir ainda mais além, comece a investir 30% de sua renda, que é o recomendado pelos especialistas.

Embora investir 30% da renda mensal seja ainda um sonho inalcançável para a grande maioria dos brasileiros, saiba que é possível.

Conclusão

Prontinho, agora você já sabe o quanto deve investir todos os meses, dependendo da sua situação atual.

Mas, atenção, como tudo nessa vida financeira, é SEMPRE preciso manter o equilíbrio, ou seja, é ótimo poder juntar e investir dinheiro, pois ajuda na realização dos nossos sonhos, mas nunca devemos ser escravos do nosso dinheiro.

É preciso aproveitar o momento presente também. De nada adiantará cortar gastos em seu orçamento para poder guardar dinheiro, se você está se torturando. Gastos com lazer e estilo de vida são importantes.

Então, na hora de pensar sobre o quanto investir, lembre-se de que é necessário encontrar um equilíbrio, para conseguir aproveitar o hoje enquanto se prepara para o amanhã!