Carregando

0%

Talvez você não saiba, mas o Bolsa Família é um benefício que deve ser temporário para todas as famílias. Ele deve durar até que aquelas pessoas consigam sair da linha de pobreza e alcançar um novo patamar, por isso devemos levar em consideração a reversão do cancelamento do Bolsa Família.

Sabemos que talvez você nunca tenha ouvido falar sobre a reversão do cancelamento do Bolsa Família. Entretanto, hoje nosso objetivo é mostrar como ele funciona e porque é tão importante para algumas pessoas. Aproveite!

O que é a reversão do cancelamento do Bolsa Família?

Em resumo, podemos dizer que esse é um processo que viabiliza o acionamento da sua Bolsa Família novamente naqueles casos em que foram cancelados.

Dessa forma, o beneficiado consegue voltar o mesmo valor ou, pelo menos, uma parte dele, antes de ter sido cancelado.

O cancelamento pode acontecer por diversos motivos, desde os critérios que a família não se encaixa mais até mesmo por falha no sistema.

Entretanto, é necessário que saiba exatamente o que fazer nessa situação para não acabar ficando sem os valores.

No caso de existir algum problema no sistema que fez o seus pagamentos atrasar ou não serem pagos, ainda há o pagamento retroativo, assim poderá receber todas as parcelas que não foram pagas de uma só vez!

Mas tenha cuidado, pois não é em toda situação que isso acontece. Veremos mais sobre essa relação ainda nesse texto, mostrando como pode a resolver de uma forma muito mais simples.

Como funciona a reversão do cancelamento do Bolsa Família?

Você precisa realizar um processo de atualização dos seus dados no CadÚnico. Encontrando qualquer unidade do CRAS já conseguirá realizar esse processo sem muitos problemas.

A partir disso vão analisar se os seus ganhos estão de acordo. Lembre-se que a atualização do seu cadastro é algo muito importante.

Ela deve acontecer ao final de um certo período para que o governo possa confirmar que a sua família ainda se encontra em situação de pobreza extrema.

A reversão serve exatamente para trazer seu pagamento de volta. Se foi por alguma falha governamental, os valores das outras parcelas que não foram pagas vão ser depositadas de uma vez só, na sua data de pagamento.

O que fazer para reverter o cancelamento do Bolsa Família?

Como dito, é preciso atualizar seu Cadastro Único para conseguir reverter essa situação e acaba sendo uma ação bem simples de realizar.

Indo até uma unidade do CRAS e levando alguns documentos já pode começar o processo, que se realiza da seguinte maneira:

  1. Vá até o CRAS;
  2. Leve documentos como o comprovante de residência e renda;
  3. Informe que está querendo atendimento para uma mudança no cadastro do Bolsa Família;
  4. Insira todas as informações da forma mais correta possível;
  5. Agora é só finalizar! Será necessário assinar um formulário para isso.
  6. Por fim, basta aguardar a análise cadastral que será realizada pela equipe do CRAS. Será informado um prazo, mas esse costuma variar de região para região por conta da quantidade de pessoas para atender.

Quanto tempo demora para o cancelamento ser revertido?

Isso vai depender do tempo de análise do CRAS e também do tipo de cancelamento que aconteceu. Por isso, é muito importante que identifique o motivo do cancelamento para conseguir agir com base nisso.

Além disso, a atualização dos dados deve acontecer o quanto antes! Geralmente ocorre ao passar de 2 anos e será fundamental para que consiga continuar recebendo valores.

Caso não faça, seu Bolsa Família poderá ser cancelado a qualquer momento. Além disso, na unidade em que está é necessário confirmar mais sobre a reversão.

São prazos diferentes por conta da quantidade de pessoas e serviços que há naquele local.  Entretanto, saiba que não costuma demorar muito e que pode ser resolvido em menos dias do que imagina.

Assim que forem analisadas todas as questões o beneficiário consegue voltar a receber o valor. Lembrando que esse pode ser alterado de acordo com o ano.

Reversão do Cancelamento do Bolsa Família: Mude agora mesmo sua situação!

Agora você já sabe como funciona a reversão do cancelamento do Bolsa Família. É possível fazer isso em pouco tempo, levando alguns documentos e tirando suas dúvidas com muita praticidade.

Recomendamos fazer o quanto antes para voltar a receber assim que possível. Se está precisando de dinheiro ou não sabe a melhor maneira de resolver essa questão, entre em contato por meio do número de telefone.

Cada unidade do CRAS possui a sua e acaba sendo muito mais fácil tirar suas dúvidas. Vale a pena fazer isso para não acabar fazendo uma viagem longa e não resolver nada!