Carregando

0%

Presente todos os anos na vida de milhões de brasileiros, o Imposto de Renda é sempre uma preocupação no orçamento, especialmente quando vem acompanhado da tão temida malha fina. Mas, você sabe o que é a malha fina?

Neste guia rápido vamos te esclarecer o que significa cair na malha fina e mostraremos um passo a passo simples e rápido de como consultar se o seu CPF está retido na Receita Federal. Vamos nessa?!

O que é a malha fina?

A malha fina é um termo presente na declaração do Imposto de Renda e basicamente quer dizer que o imposto que você declarou apresentou algum problema.

São muitas as situações em que o contribuinte cai na malha fina, desde um erro no preenchimento da declaração até o rendimento incompatível com a renda, levantando suspeita de fraude e sonegação de imposto.

Como saber se cair na malha fina?

Aqui no Brasil é muito comum a pessoa só descobrir que caiu na malha fina depois que terminou os pagamentos da restituição do IR e não recebeu nada.

Contudo, saiba que você não precisa descobrir que caiu na malha fina dessa forma, pois dá para verificar a situação da sua declaração do Imposto de Renda diretamente na plataforma da Receita Federal.

A consulta para saber se o seu CPF caiu na malha fina é simples, rápida e gratuita, onde você pode fazer tudo pela internet, basta seguir os passos abaixo:

  1. Acesse o site do e-CAC
  2. Faça login com a sua conta Gov.br
  3. Vá até opção de “Meu Imposto de Renda (extrato de DIRPF)”
  4. Na aba de “Processamento”, clique em “Pendências de malha”

Prontinho! Agora você pode confirmar se a sua declaração anual do Imposto de Renda caiu na malha fina e qual o motivo para isso.

O que fazer se cair na malha fina?

Caso a sua declaração já esteja retida na malha fina, saiba que existe alguma pendência para corrigir, que pode ser coisa simples ou mais complexa.

Conforme falamos antes, pode ser um simples erro de digitação na sua declaração ou algum dado esquecido. Nesses casos, é muitofácil de resolver, basta você fazer a declaração retificadora do Imposto de Renda, através do próprio programa da Receita Federal.

No entanto, caso o motivo da declaração ter caído na malha fina tenha sido algo mais grave, será preciso aguardar as instruções da Receita Federal, que envia normalmente ao seu endereço uma notificação oficial.

Caso você seja notificado e não faça nada após cair na malha fina, será necessário pagar uma multa de 75% sobre o valor do imposto devido.

Além disso, é muito prejudicial para você ter o seu CPF atrelado a malha fina, pois seu nome é colocado no Cadin, que é o cadastro de pessoas com dívidas registradas em órgãos federais.

Nesses casos, com o CPF bloqueado, você será impedido de emitir passaporte, assumir cargos ou concursos públicos, contratar financiamentos, entre outras restrições.

Portanto, é muito importante saber o que é malha fina e fazer a consulta anualmente, para ter certeza que você está com seu CPF em situação regular junto à Receita Federal do Brasil!