Carregando
0%Poucos brasileiros sabem exatamente o que é e como funciona o Cadastro Positivo, mas tenha em mente que essa pode ser uma excelente ferramenta para melhorar seu score de crédito.
Mas, muito além de aumentar seu score, o Cadastro Positivo ajuda também a ter crédito mais barato, ou seja, quanto melhor seu comportamento enquanto consumidor e pagador, menores as taxas de juros cobradas de você.
Por isso, neste guia rápido exclusivo do site Portal Finança vamos te mostrar como funciona essa poderosa ferramenta e como usá-la a seu favor! Aproveite!
O que é o Cadastro Positivo?
O Cadastro Positivo é um banco de dados que registra os hábitos financeiros dos brasileiros, no qual foi criado em 2019 através da Lei n°12.414.
Dessa forma, toda vez que um banco, fintech, empresa ou instituição financeira for realizar uma análise de crédito em seu nome, poderá saber exatamente como você contrata e paga suas contas.
Em suma, podemos dizer que o Cadastro Positivo é o seu “currículo financeiro”, sendo considerado o oposto da lista de inadimplentes do SPC e Serasa.
Isso porque quem vai lhe emprestar crédito pode analisar todo o seu histórico de pagamentos e não somente suas dívidas.
Assim, cadastrando contas básicas do dia a dia, como água e luz, internet, condomínio e até fatura do cartão de crédito, você pode ter melhores ofertas quando precisar contratar empréstimos, crediários, cartões e etc.
Como funciona o Cadastro Positivo?
Agora que você já entendeu o que é, chegou a hora de saber como funciona o Cadastro Positivo, concorda?
É muito simples e 100% gratuito, onde basta você realizar o cadastro na plataforma e colocar as contas registradas em seu nome.
Inclusive, quem está negativado pode e deve fazer o Cadastro Positivo, pois ajuda muito durante a análise de crédito.
Como mencionamos anteriormente, é possível registrar todas as contas em seu nome (CPF), como:
- Conta de água
- Conta de luz
- Boleto de internet e telefone
- TV a cabo
- Crediário
- Financiamento
- Entre outros
É preciso ativar o Cadastro Positivo?
A resposta é DEPENDE! A plataforma do Cadastro Positivo existe desde 2011, contudo, a adesão automática só passou a valer a partir de 2019.
Por isso, se você já tinha uma conta bancária ou contas registradas em seu nome em 2019, é bem provável que seu Cadastro Positivo já esteja ativo.
Lembrando que você pode desativar o Cadastro Positivo a qualquer momento, basta entrar no sistema e solicitar que seu CPF saia da base de dados (encerrar conta).
Como saber se meu Cadastro Positivo está ativo?
Para verificar se você tem o Cadastro Positivo é muito fácil, basta ir a qualquer um dos quatro birôs de crédito do Brasil:
- Serasa
- SPC Brasil
- Boa Vista SCPC
- Quod
No site ou aplicativo do birô de crédito escolhido, basta que você informe os números do seu CPF e a senha de cadastro na plataforma.
Na dúvida se tem ou não o Cadastro Positivo, caso não lembre sua senha, é só selecionar a opção “Esqueci a senha”, para recuperar o acesso na conta.
E aí, gostou de saber como funciona o Cadastro Positivo? Se você ainda não fez o seu, recomendamos muito, pois irá facilitar e muito na sua jornada financeira!