Carregando

0%

A partir das 10h desta terça-feira (28), os brasileiros voltarão a poder consultar se possuem algum “dinheiro esquecido” em banco. Lançada no ano passado, a ferramenta “Valores a Receber” libera hoje a 2ª fase de consulta.

Após quase 12 meses de paralisação, será possível consultar se você tem valores a receber em alguma conta bancária, podendo solicitar o resgate de forma simples e rápida no próprio site do Banco Central.

A devolução da quantia poderá ser solicitada a partir do dia 7 de março. E aí, quer saber se você também tem direito à valores a receber e como solicitar? Continue conosco!

Nova consulta de Valores a Receber do Banco Central

Quem nunca esqueceu de consultar se ainda tinha dinheiro rendendo na Poupança? Ou esqueceu daquele consórcio que pode ter dinheiro acumulado para receber? Bom, foi para facilitar a nossa vida que o Banco Central criou o Sistema de Valores a Receber (SVR).

Com apenas alguns minutos, você realiza uma consulta e sabe se tem algum dinheiro esquecido que pode receber, seja de bancos, financeiras, empresas de consórcios e outras.

O sistema do Banco Central faz uma consulta completa, podendo indicar valores a receber seja você Pessoa Física ou Pessoa Jurídica (empresa).

De acordo com o BC, estima-se que mais de 38 milhões de pessoas e 2 milhões de empresas tenham dinheiro esquecido no banco, somando mais de R$6 bilhões disponíveis para o saque.

A consulta de Valores a Receber do Banco Central estava suspensa desde maio de 2022. Mas, para a alegria de milhares de brasileiros voltará nesta terça-feira (28) a partir às 10h (2ª fase).

Quem realizar a consulta e verificar que tem saldo disponível para receber, poderá solicitar o resgate no dia 7 de março, também a partir das 10h.

Novidades na nova consulta do dinheiro esquecido no banco

A nova consulta de valores a Receber do BC traz novidades aos brasileiros:

  • Consulta de valores de pessoas falecidas: agora será possível também consultar se pessoas falecidas têm dinheiro retido no BC para receber, o que inclui valores de contas pré ou pós-pagas encerradas com saldo disponível e contas ativas em corretoras de valores ou distribuidoras
  • Consulta em contas conjuntas: agora qualquer um dos titulares da conta bancária compartilhada poderá verificar o valor esquecido a receber, além disso, fica registrada a data e o CPF de quem solicitou o saque

Como está sendo aguardada há muito tempo a nova consulta de Valores a Receber, é bem provável que o site do BC fique congestionado.

Caso tenha dificuldades para acessar a consulta, não se preocupe, pois o site do SVR indicará o número de usuários na sua frente e a estimativa de tempo de espera.

CONSULTE AGORA SE VOCÊ TEM DINHEIRO A RECEBER