Cargando

0%

Aos poucos o brasileiro vai ganhando cada vez mais educação financeira e assim vai entendendo que uma vida financeira equilibrada consiste em gastar menos e investir mais. Entretanto, no mundo moderno, uma dúvida fica no ar: “Vale a pena ter uma poupança de Bitcoin?”.

Bom, sabemos que essa é a criptomoeda mais conhecida no mundo todo e que frequentemente tem sua cotação valorizada, mas será que é mais vantajoso para você investir nesse criptoativo para formar a sua poupança ou é mais rentável poupar em dinheiro mesmo?

Para entender mais sobre o assunto e decidir o que é melhor para o seu bolso, preparamos este guia exclusivo, mostrando os prós e contras desse tipo de poupança! Aproveite!

Afinal, o que é uma poupança de Bitcoin?

Como o próprio nome sugere, trata-se de uma conta para poupar criptomoedas, nesse caso o Bitcoin. No mercado, o sistema pode ser conhecido como staking, que nada mais é do que um fundo onde suas moedas digitais podem lhe gerar uma renda passiva ao longo do tempo.

Inclusive, esse é o futuro para quem pretende guardar dinheiro na poupança, visto que rende mais que a poupança tradicional, até 150% ao ano, dependendo do criptoativo.

No caso da aplicação em Bitcoin, a rentabilidade fica em torno de 8% ao ano, o que é superior ao rendimento da poupança em dinheiro.

Como funciona a poupança de Bitcoin?

Basicamente, a poupança de criptomoedas tem funcionamento bem semelhante ao que já conhecemos, porém intermediada por outros agentes financeiros e com rentabilidade superior.

Na prática, o investidor de Bitcoin deixa suas criptomoedas nessa conta e como recompensa ganha mais Bitcoins.

Em um exemplo mais próximo ao que conhecemos, é como se investisse em um CDB de criptoativos, onde você empresta seus Bitcoins para a instituição (deixando-os aplicados e retidos nesse fundo) e posteriormente tem o montante inicial acrescido de juros, que nesse caso será pago com mais Bitcoins.

O lucro não é que nem em um investimento de renda fixa, ou seja, não há uma remuneração fixa, pois pode variar ao longo do tempo de aplicação, de acordo com a valorização do Bitcoin.

A boa notícia é que a poupança de Bitcoin ou qualquer outra moeda digital não tem prazo de vencimento, ou seja, você pode resgatar seus criptoativos a qualquer momento.

Esse ecossistema funciona por meio de plataformas específicas de staking, que emprestam seus Bitcoins para fundos de hedge, exchanges (corretoras de moedas digitais) e outros investidores do mercado de cripto.

Plataformas que trabalham com poupança de Bitcoin

Atualmente, as plataformas mais conhecidas para criar uma poupança de Bitcoin são:

Nexo

  • Forma de pagamento: diário
  • Quantidade de moedas disponíveis: 17 criptoativos
  • Rendimento anual da staking: 6,80% se o saque for feito em Bitcoin ou 8,00% recebendo na criptomoeda nativa da plataforma

Celsius Network

  • Forma de pagamento: semanal
  • Quantidade de moedas disponíveis: 41 criptoativos
  • Rendimento anual da staking: 3,51% se o saque for feito em Bitcoin ou 4,40% recebendo na criptomoeda nativa da plataforma

Binance

  • Forma de pagamento: diário
  • Quantidade de moedas disponíveis: 72 criptoativos
  • Rendimento anual da staking: 1,20% para saque feito em Bitcoin

Block Fi

  • Forma de pagamento: mensal
  • Quantidade de moedas disponíveis: 10 criptoativos
  • investimento de renda fixa: até 5,00%

Vale a pena criar uma poupança em Bitcoin?

O Bitcoin é sem dúvida o futuro do dinheiro no mercado digital, não é atoa que alguns países já estão aceitando a criptomoeda como moeda nacional, como é o caso de El Salvador, que autorizou pagamentos em Bitcoin no país.

Além disso, cada vez mais os bancos e instituições financeiras estão abrindo oportunidades para que os brasileiros invistam nesses ativos.

O Méliuz é um bom exemplo disso, no qual irá lançar em breve o primeiro cartão de crédito do Brasil onde o cashback será em criptomoeda.

Cartão de crédito

Méliuz

  •  Com Cashback
  •   Sem anuidade
DESCONTINUADO, ENTENDA

Contudo, como o mercado de moedas digitais é do tipo renda variável, é preciso pensar sobre os prós e contras antes de investir seu dinheiro.

Para lhe ajudar a tomar a melhor decisão, para saber se vale a pena ter uma poupança em Bitcoin ou não, separamos as principais vantagens e desvantagens, confira!

Vantagens de ter uma poupança em Bitcoin

  • A cotação dessa moeda que não é influenciada pela inflação, diferente do dinheiro
  • Rendimento superior à caderneta de poupança tradicional
  • É um investimento simples de ser realizado
  • É tudo sem burocracia, onde você pode ter a sua poupança pelo celular mesmo através das e-wallets
  • O valor de investimento inicial é acessível (baixo)
  • Não tem prazo de vencimento, podendo ser feita a retirada da poupança quando quiser, sem penalidades

Desvantagens de ter uma poupança em Bitcoin

  • É um mercado de renda variável (não há cobertura pelo FGC)
  • O cliente pode ter que arcar com taxas para sacar o valor ou tarifas para converter o Bitcoin em moeda real
  • Trata-se de uma criptomoeda, que tem sua cotação variando constantemente, você pode ter sua conta valorizada no dobro em um dia e na outra semana ter perdido metade do valor investido

Conclusão

Então, agora você já sabe o que é o staking, ou seja, a poupança de Bitcoin e outras criptomoedas. Saiba que essa é a moeda digital mais valorizada do mercado há anos e a tendência é que seja cada vez mais bem cotada, visto que é finita.

Contudo, como em qualquer outro investimento em renda variável, é preciso cautela e planejamento.

Além disso, sabe-se que é preciso ter o perfil de investidor para esse tipo de mercado, pois é necessário ter conhecimento para saber o melhor momento para comprar e vender o ativo.

Normalmente, quem espera a alta da cotação do Bitcoin consegue ter mais lucro do que quem se apavora com a desvalorização e negocia seus ativos nesse momento.

Por isso, avalie todos os prós e contras e veja se vale a pena para você e suas finanças. Em todo caso, também é possível usar as carteiras virtuais para guardar seus Bitcoins, para que possa usá-lo como forma de pagamento no dia-a-dia!