Uma das formas de entretenimento que os brasileiros mais gostam é assistir filmes, séries, campeonatos de futebol e documentários. Mas, em meio a isso, muitos se perguntam sobre o que vale mais a pena para o bolso, a TV por assinatura ou streaming?

Bom, mesmo com o salário apertado, saiba que segundo um levantamento feito pela NZN Intelligence, cerca de 80% dos lares brasileiros assinam ao menos um serviço de streaming ou possuem a famosa TV a cabo em casa.

Por isso, se você não abre mão de se divertir e quer economizar dinheiro, continue conosco que vamos te mostrar quando um ou outro vale mais a pena para você e como conseguir bons descontos ou até mensalidades grátis durante a assinatura!

TV por assinatura ou streaming: qual vale mais a pena?

Na geração atual, onde tudo se resolve com poucos cliques pelo celular, muitas pessoas podem pensar que entre a TV paga e o serviço de streaming, o último é sempre melhor, mas essa não é uma verdade absoluta…

Tenha em mente que para escolher entre TV por assinatura ou streaming, além da economia, também vão pesar outros fatores, como preferências e quanto tempo assiste.

Além disso, tem a questão da idade, pois o público mais jovem prefere o streaming por ser uma opção mais dinâmica e personalizada, enquanto que o público mais antigo gosta mais do “troca troca de canal”.

Então, antes de assinar um plano de TV por assinatura ou streaming, continue a leitura e veja como tomar a melhor decisão para você e seu orçamento!

Custo-benefício

Um dos principais fatores a se levar em conta na hora de escolher entre TV por assinatura ou streaming é o custo-benefício.

Fazendo uma breve comparação de preços no mercado, o streaming pode sair até 5x mais barato que a TV por assinatura.

É justamente por isso que os planos de TV a cabo perderam cerca de 200 mil assinantes no Brasil no último ano, enquanto os de streaming de vídeo só crescem (somos o segundo país no mundo com o maior número de assinantes de serviços de streaming).

Por isso, se a ideia é economizar e ao mesmo tempo ter opções para se divertir, a assinatura de serviços online sai mais em conta.

Isso porque o streaming consegue atender bem a demanda, com catálogos de filmes e séries bem variados a um preço mensal fixo mais atrativo.

Além disso, é importante mencionar que os serviços de streaming o cliente tem a liberdade de cancelar a qualquer momento.

O mesmo, na maioria das vezes, não acontece na TV por assinatura, já que normalmente o cliente precisa fazer contrato de fidelidade por 12 meses.

Tempo em frente à tela

O segundo ponto que você deve analisar na hora de escolher entre TV por assinatura ou streaming é o tempo que você assiste tal serviço.

Ao contrário do que muitos pensam, a TV a cabo pode ser mais interessante para quem passa mais tempo assistindo programas.

O motivo é que, por mais que os streamings tenham catálogos bastante completos, ainda assim há mais opções e é muito mais prático trocar de canal para assistir que ter que escolher uma programação online.

Hábito de consumo

Por fim, o último fator que você deve analisar ao escolher entre TV por assinatura ou streaming é com relação aos seus hábitos de consumo.

Por mais que o streaming seja mais barato, é preciso se perguntar sobre qual serviço combina mais com seu perfil.

Ou seja, de nada adianta querer economizar se você vai assinar um plano que não irá assistir, seja porque as opções não são interessantes para você ou porque não tem tempo para parar e assistir.

Por exemplo, se você tem o costume de trocar de canal o tempo todo e prefere os programas ao vivo, a TV por assinatura será mais vantajosa. Já se você prefere “maratonar”, os serviços de streaming são perfeitos.

Melhores serviços de streaming e TV por assinatura para economizar

Agora que você já sabe como escolher entre TV por assinatura ou streaming, chegou a hora de conhecer as opções mais vantajosas para o seu bolso.

Com relação à programação online, serviços como Netflix, Amazon Prime, HBO Max, Globo Play e Disney+ oferecem um ótimo custo-benefício.

Leia mais:

Já se você decidiu assinar um plano de TV a cabo, boas opções atualmente são Claro TV, Sky, Oi TV e Vivo Play.