Buscando Cartão

0%

Você já ouviu falar que a bandeira do seu cartão pode cobrir o custo da assistência para um reparo ou até mesmo oferecer o valor de um produto novo em caso de furto? Esse é o Seguro Compra Protegida, que está disponível em muitos cartões bem básicos, como o cartão do Nubank.

Esse seguro é totalmente gratuito e você não paga nada para acionar, tendo assistência em casos de danos ou furtos de produtos comprados com o cartão de crédito.

Quer saber mais sobre esse seguro, como funciona, qual o valor e como acionar caso precise? Então, continue conosco, pois neste guia exclusivo vamos tirar todas essas dúvidas!

O que é Seguro Compra Protegida?

Se você tem um cartão de crédito de nível gold para cima, então, pode usufruir desse seguro de compras, de forma totalmente gratuita. Ele normalmente é oferecido em cartões da bandeira Mastercard e Visa, para titulares e adicionais.

No geral, ele busca oferecer segurança para as suas compras no caso de danos acidentais, roubos e furtos. Assim, é possível receber um ressarcimento do valor ou pelo menos alguma assistência.

Claro, existem algumas regras para conseguir acionar ele. No entanto, não são muito complicadas, principalmente no caso de roubos e furtos, que representa uma perda muito direta.

Todas as regras são bem simples de serem seguidas e falaremos melhor sobre elas ainda nesse texto. O importante aqui é entender que suas compras podem ganhar uma proteção extra bem inteligente. 

Como funciona o Seguro Compra Protegida?

No geral, você pode ter acesso a diferentes tipos de proteção e isso é ótimo para quem gosta de comprar muito. Assim, seu Seguro Compra Protegida irá tranquilizar você no caso de:

  • Furto qualificado: quando alguém subtrai um produto de forma clandestina, sem que nem mesmo você perceba. Nesse caso não há violência ou ameaça de forma direta;
  • Roubo: no caso do roubo o cenário é de uma subtração por meio da violência ou ameaça. Você também pode solicitar o seguro caso isso tenha ocorrido;
  • Danos acidentais: por fim, caso tenha perdido seu produto por conta de algum dano como quedas ou batidas, é possível acionar o seguro.

Precisamos deixar claro aqui que a solicitação não é garantia que vai receber. É preciso que a bandeira emissora do cartão analise a situação antes de liberar algum valor ou assistência.

No caso de roubo e furtos a perda é mais direta. Ainda assim, é fundamental que abra um boletim de ocorrência e siga todas as etapas e documentações para receber, pelo menos, parte do valor do produto de volta.

E quais são as condições para receber?

Além das situações que mostramos acima, existem também regras que precisam ser aplicadas para receber seu seguro. Elas são bem diretas, então é fácil compreender como funcionam.

Assim, caso algum problema tenha acontecido com sua compra, você deve verificar se ela:

  • Foi registrada no Brasil, seja em lojas físicas ou na internet, pois produtos fora do país não entram nessa lista;
  • É uma compra de até 30 dias, pois após esse período seu Seguro Compra Protegida não funciona mais e esse período é considerado desde a data da sua compra;
  • Existem valores mínimos e máximos para que a proteção funcione, sendo importante verificar isso a partir do momento em que realiza a compra.

Esse último tópico pode sofrer algumas variações, mas podemos garantir que pelo menos parte do valor da sua compra você pode ter ressarcido. Apenas é necessário que reúna a documentação necessária para dar entrada no processo.

Vale lembrar também que há todo o processo para verificar sua situação. Esse pode levar alguns dias, já que a empresa precisa avaliar a documentação enviada e também entender a sua situação, seja um roubo, furto ou acidente.

Qual o valor?

Não precisa de cadastro e você não paga nenhuma taxa mensal para ter esse seguro no seu cartão, pois ele é 100% gratuito mesmo.

Assim, não há valores para a contratação de seu seguro, onde cartões qualificados das bandeiras Mastercard e Visa recebem essa proteção totalmente de graça.

No entanto, como informamos acima, é fundamental que faça compras que estejam dentro dos valores máximos e mínimos do seguro. Assim, é possível que tenha o ressarcimento total da sua perda.

O valor máximo para receber esse benefício é de 200 dólares. No caso de mais de uma ocorrência em 12 meses, esse valor pode subir para até 400 dólares, já que poderia solicitar o ressarcimento mais uma vez.

Como são válidas suas compras físicas e digitais, o processo fica ainda mais fácil. Apenas tenha seu recibo de compras e apresente o boletim de ocorrência em caso de furto ou roubo.

Como acionar?

Se você já reuniu toda a documentação, pode acionar o Seguro Compra Protegida. Entre em contato com a bandeira do cartão, pelo número do SAC que aparece impresso no verso.

Por meio desse contato, você será instruído para prosseguir com a seguradora, a partir do e-mail ou telefone e comece a enviar todos os documentos que ela solicitar (podem variar de caso para caso).

Depois disso é só esperar! Agora tudo será analisado e assim que tiverem um retorno será avisado. É necessário um prazo para o valor cair em sua conta, porém em situações de atraso é fácil entrar em contato com a empresa também!