Carregando

0%

O Programa Acredita é uma iniciativa do Governo Federal que busca oferecer linhas de crédito mais seguras e vantajosas, além da possibilidade de renegociação de dívidas com melhores condições.

Esses benefícios serão válidos para milhares de brasileiros, desde o pequeno empreendedor até pessoas que possuem o Cadastro Único.

O foco é trazer uma taxa de juros completamente diferente, para que o crédito fique mais acessível para a grande maioria da população brasileira. Quer entender mais sobre o programa? Continue conosco e saiba todos os detalhes!

O que é o Programa Acredita?

O Acredita é uma proposta do Governo Federal, lançada em abril de 2024, através da Medida Provisória 1213/24.

A principal função do programa é oferecer um crédito personalizado, para estimular o crescimento econômico do país.

Em geral, o programa irá oferecer as seguintes propostas:

  • Acesso a microcrédito (empréstimo de menor valor);
  • Renegociação de dívidas (Desenrola Pequenos Negócios);
  • Crédito imobiliário para quem não se enquadra no Minha Casa, Minha Vida;
  • Incentivo a projetos sustentáveis.

Atualmente, usuários do CadÚnico, empresas de pequeno porte e MEIs podem ter acesso a esse recurso. 

Como funciona o Programa Acredita?

Bem, você deve estar imaginando quais são os critérios para que o crédito seja ofertado para alguém ou a opção de renegociação de dívidas, não é mesmo?

As regras do Programa apenas indicam que aqueles inscritos no CadÚnico terão acesso aos valores e que quem tem CNPJ como MEI também pode participar.

Isso condiz com a proposta do Governo Federal, que é oferecer linhas de crédito para empreendedores em situação de vulnerabilidade maior.

No entanto, o foco do programa abrange:

  • Mulheres;
  • Trabalhadores informais;
  • Famílias de baixa renda inscritas no CadÚnico;
  • Pequenos produtores rurais que possuem o PAA.

Caso se encaixe em algum desses grupos, pode verificar a possibilidade de crédito! Tudo que vai precisar para realizar o processo é de alguns documentos e informações pessoais, nada que lhe custará muito tempo.

Em 2024, a promessa do governo é que sejam distribuídos mais de 500 milhões de reais em microcrédito. Metade desses valores serão destinados a mulheres.

Considere também as possibilidades de renegociação de seus débitos. Caso seja empreendedor e esteja com dificuldade para lidar com suas finanças, esse é o momento mais adequado para resolver tudo!

Quem pode participar?

Para saber quem pode participar do Programa Acredita, você precisa considerar as 4 vertentes do programa. 

Ele não quer apenas oferecer crédito, mas também resolver pendências financeiras de algumas pessoas e empresas e oferecer financiamentos mais acessíveis.

Dessa forma, o público alcançado pela empresa é enorme, chegando a contemplar os seguintes grupos:

  • Trabalhadores informais;
  • Pequenos produtores rurais;
  • Famílias de baixa renda inscritas no CadÚnico;
  • MEIs, micro e pequenas empresas que estão em situação de inadimplência;
  • Famílias de classe média;
  • Setor imobiliário;
  • Empresas com projetos sustentáveis.

Como são muitas pessoas que podem ser beneficiadas por esse novo recurso, é importante conferir se está dentro de alguns desses grupos mencionados. Veja as vertentes do programa e quem elas contemplam.

Vale destacar que alguns projetos ainda estão em desenvolvimento, por isso, pode ser que não consiga acessar eles no momento. 

Como participar?

Ainda não foram divulgadas todas as informações do programa que foi feito o lançamento no dia 22 de abril deste ano. Assim, não é possível saber detalhe por detalhe de como você pode participar.

Porém, é fácil entender que você precisa estar dentro de um certo grupo de pessoas para começar. Se você é uma pessoa inscrita no CadÚnico, por exemplo, já tem uma facilidade maior em ser aceita, porque o governo sabe informações sobre sua renda.

As informações sobre outros grupos serão mostradas logo. Fique atento e acompanhe caso esteja interessado em um crédito com menores taxas de juros e bom período para pagamento.

Um ponto extra a mencionar é que o Desenrola Pequenos Negócios já está disponível para MEIs, que podem conseguir até 90% de descontos nas suas pendências!

Por isso, se representa uma pequena empresa, é Microempreendedor Individual ou está inadimplente no Pronampe, suas dívidas podem ser encontradas. Assim é fácil realizar o pagamento e ganhar os descontos.

Programa Acredita: é hora de você acreditar!

Com uma ação tão importante para aquelas pessoas que desejam mudar de vida, o Programa Acredita irá representar uma grande mudança nos objetivos de algumas pessoas

O crédito é feito para aqueles que precisam de dinheiro para suas iniciativas, sendo previsto que esteja liberado a partir de julho!