Cargando
0%Você já ouviu falar sobre a portabilidade de empréstimo consignado? Esse é um serviço financeiro que a grande maioria dos brasileiros desconhecem, mas que pode ser extremamente útil para o bolso.
Basicamente, estamos falando que você pode trocar seu crédito consignado para outro banco, podendo pagar taxas de juros mais baixas, parcelar com condições mais flexíveis, enfim.
Por isso, se você é pensionista ou aposentado do INSS, servidor público, militar ou trabalhador de presa privada com convênio e tem um empréstimo consignado em andamento, siga conosco e veja como funciona e como fazer a portabilidade de crédito!
O que é a portabilidade de empréstimo consignado?
A portabilidade de crédito é um serviço financeiro no qual o cliente pode transferir seu contrato para outra instituição.
Embora o crédito consignado tenha uma das menores taxas de juros do mercado, ainda assim varia bastante de banco para banco.
Por isso, uma das possibilidades para conseguir melhores condições de pagamento é através da portabilidade de empréstimo consignado.
Dessa forma, se você fez um empréstimo na instituição X e meses depois viu que a instituição Y tem um prazo de parcelamento maior e juros mais baixos, dá para solicitar a troca de credor.
Como funciona a portabilidade de empréstimo consignado?
Como o próprio nome sugere, a portabilidade de empréstimo é uma transferência de crédito entre instituições, que acontece conforme a solicitação do cliente.
Leia mais: 10 empréstimos consignados fáceis de aprovar
Na prática, você solicita a portabilidade do seu consignado para uma nova instituição, que ficará como credora, ou seja, é quem vai assumir a sua dívida e fechar um novo contrato, com condições mais acessíveis.
Quanto tempo demora a portabilidade de crédito?
A portabilidade de empréstimo consignado é simples e rápida de fazer.
Logo em seguida que você solicitar o serviço junto ao seu atual banco, esse tem até 05 dias úteis para encaminhar seu contrato e documentos ao novo banco.
Já a instituição que irá assumir sua dívida, tem até 20 dias úteis para efetivamente realizar a portabilidade.
O banco pode negar a portabilidade de empréstimo?
Não! Esse é um direito seu enquanto consumir e sendo assim, seu atual banco não pode negar a portabilidade de empréstimo consignado.
A única excessão é em casos em que o cliente está em débito com a instituição, quando está com parcelas atrasadas de seu empréstimo.
Além disso, é importante mencionar que existe um prazo mínimo para solicitar a transferência de dívida, isto é, um número mínimo de parcelas a pagar antes de pedir a portabilidade.
Vantagens de fazer a portabilidade de crédito
Muitas pessoas se perguntam se vale a pena pedir a portabilidade de empréstimo consignado, visto que esse já é uma linha de crédito de excelente custo-benefício…
Mas, saiba que sim, pois é possível aproveitar da concorrência entre bancos e financeiras para pagar menos e em mais vezes seu empréstimo.
Além disso, a portabilidade é gratuita, ou seja, você não precisa pagar nada a mais para transferir seu contrato para a nova instituição.
Confira a seguir os principais benefícios de fazer a portabilidade de crédito:
- Seu empréstimo fica mais barato (menores juros)
- É possível conseguir mais dinheiro na conta, já que os bancos trabalham com diferentes limites da margem consignável
- Você pode conseguir mais tempo para parcelar seu empréstimo
- Transação livre de taxas
Como fazer a portabilidade de empréstimo
Veja a seguir o passo a passo básico de como solicitar a portabilidade de crédito na contratação de um consignado!
- Pesquise em outros bancos e financeiras as condições para a contratação do empréstimo consignado
- Escolha a instituição que oferece melhores condições que seu atual contrato
- Entre em contato com seu banco ou financeira e peça a portabilidade de crédito, bem como os documentos necessários, como o contrato
- Leve os documentos até o banco escolhido para fazer a portabilidade
Prontinho, agora não é mais nada com você, pois as instituições iram entrar em contato entre si para realizar a transferência.
Você só precisará depois ir até o novo banco credor para assinar o contrato do seu novo empréstimo!