Cargando
0%Os últimos dois meses do ano estão se aproximando e com ele a preocupação de o que fazer com o décimo terceiro, não é mesmo? Os trabalhadores em regime CLT anseiam o momento da gratificação natalina mais desejada por todos.
O 13° salário foi implementado no Brasil em 1962 e como o próprio nome sugere, trata-se de um salário adicional no fim do ano para todos os trabalhadores formais com ao menos 15 dias de emprego.
Este ano, o pagamento das duas parcelas do décimo para trabalhadores de carteira assinada está previsto da seguinte forma: 1) primeira parcela até o dia 30 de novembro; 2) segunda parcela até o dia 20 de dezembro.
Então, como o pagamento está próximo, é hora de começar a pensar sobre como você irá usar seu décimo com sabedoria. Vamos conferir algumas dicas?!
5 formas de usar seu décimo terceiro salário de forma inteligente
1 – Quitar as dívidas
Não dá para falar em dinheiro extra na conta sem pensar em resolver os débitos pendentes, concorda? Inclusive, se você está endividado ou com o nome sujo, essa deve ser a sua prioridade.
Isso porque as dívidas são uma bola de neve crescente em nossa vida, pois devido aos juros compostos, o valor cresce muito e em pouco tempo.
Por isso, quanto antes você renegociar e quitar os débitos, melhor, tanto para não ter mais dores de cabeça com isso quanto para limpar seu nome e voltar a ter crédito no mercado.
Por exemplo, se você está precisando de um smartphone novo e pensa em usar o décimo para comprá-lo, mas também tem uma dívida de cartão de crédito ativa…
A melhor estratégia é negociar a dívida, pagá-la, limpar seu nome e aí conseguirá comprar seu celular a prazo, seja através de um crediário ou até mesmo com a liberação de um novo cartão de crédito.
Se o valor da sua dívida for maior do que o valor recebido no seu décimo, use o 13° salário para dar uma entrada ao credor e parcele o restante, pois assim diminuirá os juros e as parcelas caberão no seu orçamento.
Lembrando que em uma negociação, não importa se você faz em 50 vezes o pagamento, após pagar a primeira parcela, a empresa credora é obrigada a tirar o seu nome da lista de inadimplência.
Claro, se você não continuar pagando as parcelas combinadas, seu nome volta para o cadastro de inadimplentes.
2 – Pagar as contas do início de ano
O final de ano é uma das épocas em que os brasileiros mais gastam, é comemoração de amigo secreto no trabalho, ceia de natal, presente para amigos e familiares no natal, compra de roupas novas, viagem de final de ano, réveillon, reforma da casa, enfim.
Por isso, normalmente, já entramos o novo ano no zero a zero ou até mesmo no vermelho, devido às contas feitas em dezembro.
Entretanto, precisamos pensar que os primeiros meses do novo ano são cheios de contas inevitáveis e que pesam no orçamento.
A maioria das famílias precisa pagar IPTU, IPVA, as faturas do cartão com as compras parceladas em dezembro, material escolar para os filhos, matrícula da escola e etc.
Sendo assim, se você não tem dívidas, o segundo uso mais indicado para o seu décimo terceiro salário é para essas contas de início de ano.
Com isso, você já começa 2022 sem estresse financeiro, livre de contas e com o orçamento em dia.
3 – Poupar ou investir
Outra ótima maneira de usar seu décimo terceiro salário com sabedoria é não gastando e sim guardando.
A ideia é começar a criar uma reserva de emergência ou até mesmo investir seu dinheiro, pois com certeza será de grande valia no futuro.
Assim, você terá a segurança de que se algum imprevisto financeiro surgir, não precisará recorrer a crédito mais caro, como um empréstimo, por exemplo.
Além disso, os investimentos em renda fixa estão valorizados, pois com a Selic em alta, a rentabilidade desses é ótima, além de serem opções bastante seguras.
4 – Aproveitar a Black Friday
A Black Friday está se aproximando, tendo data prevista este ano para o dia 26 de novembro, mas como sabemos, a partir da segunda semana de novembro já começam as campanhas bombásticas.
Você pode usar seu décimo terceiro para aproveitar uma promoção na Black Friday e assim economizar com algo que você já teria que comprar.
Por exemplo, se você está precisando trocar a geladeira e no carnê ou no cartão teria muito juros… Com o valor do décimo, é possível negociar um bom desconto, além de aproveitar o preço promocional da Black Friday.
Mas, muita cautela! É preciso avaliar se realmente o produto está com um preço mais baixo, pois, infelizmente, muitas empresas iludem os consumidores nessa época.
Além disso, a dica de usar o décimo nas compras da Black Friday só é válida para itens de real necessidade e não comprar por impulso, como renovar o guarda-roupa, por exemplo.
5 – Investir no futuro
Final de ano é sempre uma época de renovação, ou seja, as pessoas se motivam a buscar realização pessoal e profissional, traçando metas para o futuro.
Por isso, se você sonha em abrir seu próprio negócio ou até mesmo se matricular em um curso para sua formação, porque não aproveitar do décimo para impulsionar seus planos?
Lembre-se que o investimento em você nunca é perdido, sempre aprendemos algo e tiramos experiência, que é algo valioso.
Conclusão
Prontinho, essas são as nossas dicas para você usar seu décimo terceiro salário da melhor forma possível, seja para organizar suas finanças ou para realizar sonhos.
Independente da sua escolha, a intenção é sempre começar o próximo ano de forma tranquila, sem descontroles financeiros!