Loading

0%

Quem nunca pegou numa nota e percebeu que estava pintada ou faltando pedaços, não é mesmo? Mas, você sabe o que fazer com dinheiro rasgado ou danificado? Será que notas assim ainda têm valor e podem ser usadas?

Bom, segundo o Banco Central, esse tipo de dinheiro é inadequado à circulação, mas pode ter valor ou não. Isso vai depender do grau do dano apresentado pela cédula.

Por isso, para não restar mais dúvidas sobre o assunto e saber exatamente como agir nesse tipo de situação, continue conosco que vamos te explicar tudo sobre!

Dinheiro rasgado ou danificado tem valor?

As cédulas de dinheiro danificadas, ou seja, aquela nota que vem toda riscada de caneta ou que está rasgada em um canto pode ou não ter valor, dependendo de onde está o dano.

Via regra geral, o Banco Central, órgão financeiro responsável pela emissão das notas no Brasil, recomenda que o consumidor troque o quanto antes esse tipo de cédula.

No entanto, a recomendação de retirar a nota de circulação não quer dizer que ela não tenha mais valor, isto é, que não seja mais aceita em pagamentos e compras.

Confira o que o Banco Central diz sobre as notas danificadas:

Cédulas que se encontram com algum dano devem possuir mais da metade do seu tamanho original em um único fragmento. Elas têm valor somente para depósito, pagamento ou troca na rede bancária.

Na prática, muitos estabelecimentos continuam aceitando uma nota de dinheiro que está pintada, colada ou faltando apenas um pedacinho, desde que a numeração da cédula não seja afetada.

Veja a seguir o que fazer com dinheiro rasgado ou danificado, quando os estabelecimentos se recusam a aceitar a nota como forma de pagamento!

O que fazer com notas de dinheiro que não tem valor?

De acordo com as diretrizes do Banco Central, existem algumas situações pré-estabelecidas em que o dinheiro deve ser retirado de circulação.

Em geral, se mais da metade da nota estiver presente e for possível reconhecer o valor, é possível trocá-la por uma nova em uma agência bancária.

Inclusive, dependendo da extensão do dano na nota, o banco a aceita em pagamentos e depósitos, para que o consumidor não perca o dinheiro.

Contudo, se o dano for extenso e tornar a nota irreconhecível, ela pode não ter valor, ou seja, não dará mais para trocar.

Além disso, se o dano for causado intencionalmente, como rasgar a nota ao meio, o dinheiro pode ser considerado ilegal e também não terá valor.

Assim, se você tiver notas de dinheiro que não têm valor, a melhor opção é descartá-las corretamente.

O modo de descarte correto é a entrega da nota de dinheiro danificada ou rasgada a uma instituição financeira, como um banco.

Dessa forma, o banco irá encaminhar a nota para o Banco Central, que deverá destruir corretamente.

Não é recomendado simplesmente jogar notas de dinheiro fora ou queimá-las, pois isso pode ser considerado um crime em alguns países.

Por isso, é importante seguir as diretrizes e regulamentos para garantir que as notas de dinheiro sem valor sejam descartadas de forma segura e legal!