Carregando
0%Se você ainda não sabe o que é o Fundo Garantidor de Crédito, conhecido pelos investidores brasileiros pela sigla FGC, talvez esteja na hora de aprender.
Essa é uma entidade privada que não tem fins lucrativos e que foca totalmente em ajudar os investidores a ter maior segurança com seu dinheiro. Então, com certeza é algo que vale a pena conhecer.
Você que tem uma conta corrente, uma poupança ou qualquer outro investimento financeiro da renda fixa precisa entender como o FGC funciona. Nesse artigo vamos abordar o que é o Fundo Garantidor de Crédito e como ele é útil para você, aproveite!
O que é o Fundo Garantidor de Crédito?
Apesar de muita gente acreditar que esse é um termo ligado a proteção do seu crédito, a verdade não é bem assim. O Fundo Garantidor de Crédito é uma entidade!
Isso significa que ela se comporta de uma forma e, acima de tudo, que é algo mais palpável. Há alguém lidando com essa garantia de crédito de forma física, dentro de um espaço físico.
Essas pessoas vão ser responsáveis por proteger correntistas, poupadores e investidores em caso de falência da empresa.
Então, caso tenha algum dinheiro em alguma instituição e ela acabe, você tem direito a receber o valor que estava lá.
Bem, ao menos isso é o que acontece na maior parte dos casos. Afinal de contas, há certos rendimentos que não estão ligados a isso. Dessa forma, o FGC não poderá agir de maneira alguma.
Por isso é tão importante estudar os melhores investimentos e até as melhores contas para colocar seu dinheiro. Se elas atuarem junto com o Fundo Garantidor de Crédito, você só tem a ganhar.
Como funciona o Fundo Garantidor de Crédito?
Basicamente, a relação do FGC é com a empresa. Então, se uma instituição financeira decide trabalhar com investimentos, um certo valor será cobrado dela.
Esse valor é uma contribuição mensal que será direcionada para o Fundo Garantidor de Crédito. Dessa forma, com o tempo se acumula uma grande quantidade de dinheiro.
Esse valor não está ali à toa! Muito pelo contrário, é fundamental para que o correntista ou investidor tenha segurança ao colocar seu dinheiro em qualquer lugar, porque com o tempo essas contribuições somam um grande valor.
A partir dele, caso essa empresa venha a falir todos os clientes associados a ela não terão prejuízos. Então, basicamente, essa é uma forma de garantir que você terá segurança com seus depósitos em qualquer lugar.
Claro, é fundamental verificar se existe uma verdadeira ação do FGC nos seus investimentos. Muitas empresas não utilizam ele, o que pode aumentar seus ganhos, mas também os riscos são maiores.
Quais investimentos tem garantia do FGC?
Se você está entrando no mercado de investimentos agora, provavelmente vai ter essa dúvida. Todo mundo quer estar protegido para assim não perder dinheiro nem nas piores crises.
Há uma boa quantidade de investimentos cobertos por essa entidade. Isso quer dizer também que não terá problema em encontrar alguma que seja agradável, veja alguns deles:
- LCI e LCA;
- Depósitos de Poupança;
- Depósitos à vista;
- Letras de Câmbio;
- Certificado de Depósito Bancário;
- Recebidos de Depósitos Bancários;
- Letras Hipotecárias.
São apenas alguns exemplos, no entanto já ilustram bem a abrangência. A cobertura é realmente ótima para a sua segurança e esses são investimentos que são seguros e recomendados por especialistas.
No entanto, você precisa saber que eles são dedicados para aquele perfil mais conservador. Aquelas aplicações com maiores riscos não possuem nenhum tipo de proteção, afinal de contas elas pagam mais porque cobram menos das empresas.
Então você precisa saber exatamente o que deseja. Segurança é sim algo muito importante, mas a diversificação de sua carteira poderá ajudar ainda mais.
Pesquise os melhores investimentos e aprenda com detalhes o que é o Fundo Garantidor de Crédito, assim provavelmente não terá problemas.
Bem, para decidir com ainda mais qualidade o que deseja, veja a seguir mais informações sobre essa garantia. Será que realmente vale a pena?
Qual o valor do Fundo Garantidor de Crédito?
Sim, qualquer pessoa que entrar em um dos investimentos citados acima tem garantia. Por isso é tão importante saber o que é o Fundo Garantidor de Crédito.
No entanto, até mesmo essa cobertura tem suas limitações que precisam ser consideradas por você.
Primeiramente, o limite de crédito garantido para CPF e CNPJ é de apenas R$ 250.000,00, Isso significa que se uma empresa falir e você tiver essa quantidade de dinheiro nela, você recebe tudo sem nenhum problema. Caso seja mais, apenas o valor de 250 mil volta para você.
Importante destacar também que esse é um valor limitado a R$ 1.000.000,00 a cada 4 anos. Assim, se você entrar em empresas que faliram durante esses 4 anos e perdeu o investimento, você os recebe de volta até 1 milhão, desde que ele não esteja em apenas uma instituição. Dá para aproveitar bastante essa segurança!