Cargando
0%Você já sabia do novo extrato bancário? Pois é, eles ganharam nova forma e você precisa conhecer mais sobre essa alteração para garantir que não terá problemas ao consultar o seu.
A mudança começou a ser implementada pelas instituições financeiras nesta segunda-feira, dia 8 de julho, com bastante novidade na forma que os clientes podem visualizar os códigos e informações no extrato do banco.
Mas o que mudou realmente faz muita diferença para todos? Bem, as alterações são realmente bem simples de notar, mas podem confundir algumas pessoas e por isso necessitam de atenção extra no novo extrato bancário. Qual tal conferir como isso altera sua consulta?
Como é o novo extrato bancário?
O principal ponto dessa alteração era oferecer informações mais claras para a população, visto que nem sempre fica prático encontrar as siglas.
Assim, aquelas pessoas que possuem acesso a mais de uma conta bancária, agora conseguem ter informações de forma mais rápida e inteligente.
No entanto, é preciso ter atenção às mudanças. Como é algo novo, algumas pessoas podem mesmo se confundir com relação às informações presentes no novo extrato bancário.
Em primeiro momento, ele apresentará denominações diferentes para operações de saque e depósito.
Como universalizar é o foco, podemos presumir que tudo ficará mais fácil de notar. O acesso também tende a ser mais facilitado para a população, garantindo maior segurança em qualquer transação.
Por outro lado, os novos termos presentes deixaram algumas pessoas surpresas. Alguns não foram nem alterados, mas passaram a pertencer a outras categorias também.
A leitura está diferente, mas o processo é o mesmo! Você consegue tirar um extrato bem rapidinho em qualquer agência. Ele terá o mesmo valor como documento também.
Mudanças no novo extrato bancário
Como dito, a principal mudança é nas nomenclaturas. E, apesar de ser apenas isso, são muitas alterações, já que o objetivo é uma alteração bem completa focando na melhor passagem de informações.
A seguir mostraremos algumas delas. São fáceis de entender, e não precisa decorar todas, apenas as principais:
- Dep Dinheiro Caixa AG: agora engloba apenas situações em que o cliente deposita dinheiro em espécie no caixa convencional;
- Dep Cheque Caixa AG: Seguindo a mesma lógica, você verá esse termo em depósitos realizados com cheque no caixa convencional;
- Dep Disponível Caixa AG: Nomenclatura dedicada a depósitos que provém da conta de algum cliente da organização, mas sem que haja movimentação em espécie;
- Dep Cheque ATM: Depósito de cheque realizado a partir de algum ATM da sua agência;
- Dep dinheiro Inter AG: Vai aparecer quando existir transações de depósito em espécie, em outra agência daquela da conta creditada.
Bem, esses são alguns dos principais pontos que mudaram no novo modelo de extrato dos bancos.
Como consultar o extrato bancário?
Existem várias formas de consultar seu extrato bancário. A primeira delas é a mais simples e envolve apenas ter um celular com o app do banco que utiliza.
Assim as informações já ficam ali, prontas para você sem que precise pagar nada! Basta acessar o seu extrato digital pela sua conta bancária no aplicativo.
Outra opção é ir até um dos caixas eletrônicos, onde qualquer um deles deve conseguir gerar um extrato para você. Nesse caso a vantagem é que terá acesso a um documento físico rapidamente.
Ademais, recomendamos que sempre faça o seguinte:
- Entre no aplicativo do seu banco;
- Faça seu login com as informações solicitadas;
- Clique em seu saldo no banco;
- Na nova janela aberta veja quanto tem no momento e seu gasto do dia;
- Agora basta selecionar para verificar o extrato!
Além de ser muito fácil, é possível verificar informações de alguns meses atrás. Alguns bancos oferecem extratos que vão até 180 dias e você pode solicitar a impressão dele pelo aplicativo também.
Assim que fizer isso será gerado um arquivo em PDF e já terá acesso ao novo extrato bancário. Você também pode enviar para quem desejar, desde que seja uma empresa ou pessoa em quem confia.
O novo extrato bancário chegou para ajudar!
Apesar de serem poucas as mudanças presentes no novo extrato bancário, o fato é que já representa uma boa ajuda.
Fica mais fácil para que pessoas leigas consigam entender melhor a origem das suas transações e como lidar com cada uma delas. Sem contar que não há taxas a mais por isso.
Bem, agora você já sabe tudo sobre as alterações. Não precisa se preocupar porque elas não vão interferir no seu dia a dia!