Carregando
0%Estar com o nome sujo não é nada bom para a sua vida financeira e claro que ninguém deseja isso, concorda? Mas, o fato é que acontece com mais frequência do que esperamos, infelizmente.
Contudo, estar negativado e com dívidas para pagar não deve ser motivo de desespero, pois é possível sim sair do vermelho e voltar a ter controle de suas finanças.
Só que para isso, você precisa antes saber quais são os seus direitos e deveres estando com o nome sujo, para que possa conhecer os meios para sair dessa situação.
Então, sem mais delongas, confira a seguir tudo o que você pode ou não fazer enquanto estiver na lista de inadimplentes dos órgãos de proteção ao crédito, até mesmo para saber onde procurar ajuda financeira para virar o jogo! Vamos lá?!
O que é estar com o nome sujo?
Nome sujo é um termo muito utilizado pelos brasileiros, no qual significa que alguém está negativado, ou seja, está com restrições ao crédito, que é quando deixamos de pagar nossas contas em dia e acumulamos dívidas.
Segundo um levantamento feito pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), 7 a cada 10 consumidores brasileiros já tiveram alguma vez na vida uma conta atrasada em seu nome.
No Brasil, os maiores causadores das dívidas são contas de:
- Cartão de crédito (39%)
- Serviço de internet (28%)
- Plano de celular e/ou telefone fixo (26%)
Atenção: nome sujo não é a mesma coisa que nome negativado!
O nome sujo refere-se a pendências financeiras, mas você pode ter seu nome negativado por outros fatores, como no caso de falsificar documentos ou assinaturas.
Por que ficar com o nome sujo nos prejudica?
Muitos brasileiros não dão importância se estão negativados ou não, mas saiba que esse “pequeno” detalhe tem um grande impacto em nossa vida.
Por mais inacreditável que pareça, indiretamente, algumas empresas podem selecionar seus funcionários com base em seu perfil financeiro…
Não que você seja recusado a uma vaga de emprego só por estar com o nome sujo, mas isso diz muito sobre o seu comportamento e baseado nessas características, a empresa pode achar que você não é o profissional com o perfil para determinada vaga.
Além disso, quando estamos negativados, a tendência é pagar mais caro por produtos financeiros, pois o score de crédito baixa, a confiança nas empresas em você também e os juros aumentam.
Veja a seguir quais são as maiores consequências de quem está com o nome sujo:
- Pontuação de crédito diminui
- Instituições de ensino podem recusar a renovação da matrícula de alunos inadimplentes
- Dificuldade na hora de abrir uma conta corrente em banco
- Bancos podem cancelar seu acesso ao cheque especial e até mesmo suspender o envio de novos talões de cheque
Grande dificuldade de conseguir crédito no mercado, ou seja, menos facilidade para aprovar um crediário em loja, aumentar o limite do cartão, praticamente impossível conseguir um financiamento e etc. - Quando você conseguir aprovar crédito, como um empréstimo, saiba que, provavelmente, as taxas de juros serão maiores em comparação a quem está com o nome limpo, devido ao seu alto risco de inadimplência
E isso é apenas a ponta do iceberg, pois se trata de um efeito “reação em cadeia”, visto que com a restrição para conseguir crédito, você passa a ter que pagar tudo à vista, menos dinheiro sobra na conta, enfim, todo o seu orçamento é bagunçado.
Quais são os direitos de quem está com o nome sujo?
Por mais restrições e consequências que você tenha visto acima, saiba que estar listado no cadastro de inadimplentes não é o fim do mundo.
Quem está com o nome sujo na praça continua tendo direitos assegurados pelo Código de Defesa do Consumidor, tais como:
- Aviso prévio do credor antes de colocar seu nome no SPC, Serasa, Quod ou Boa Vista SCPC (se você não for notificado antes, pode entrar com ação de danos morais)
- A cobrança da dívida não pode ser feita de forma invasiva, ou seja, constrangendo ou ameaçando o consumidor, como ligar para familiares e amigos, contatar o devedor fora do horário comercial, expor em seu local de trabalho e etc.
- O consumidor só pode ficar negativado, com seu nome na lista de inadimplência por no máximo 5 anos, a partir da data de vencimento da dívida (a dívida não caduca, isto é, o débito não deixa de existir, mas após esse prazo seu nome deve ser retirado do cadastro dos órgãos de proteção ao crédito)
- Pessoas com nome sujo podem tirar passaporte normalmente, inclusive, não há restrições para viajar ao exterior
- Quem está negativado pode sim prestar concursos públicos, mas é preciso ter atenção ao edital, pois caso haja alguma condição em relação à nome limpo, para assumir é preciso quitar todas as dívidas pendentes
Quais são os deveres de quem está com o nome sujo?
Com relação aos seus deveres enquanto negativado, saiba que o principal é limpar seu nome o quanto antes.
Para isso, você pode fazer uma consulta rápida e gratuita no Serasa, para ver quais são as pendências registradas em seu nome e tentar a renegociação com melhores condições de pagamento.
Inclusive, hoje em dia milhares de empresas parceiras do Serasa oferecem excelentes condições para os devedores, diminuindo os juros e parcelando de forma que o valor das parcelas negociadas caiba no seu orçamento.
E sabe qual é a melhor notícia? Assim que você renegociar e já pagar a primeira parcela (caso não tenha dinheiro à vista), seu nome sai do cadastro de inadimplentes em até 5 dias úteis.
Ou seja, não é preciso esperar quitar toda a dívida para ter seu nome limpo e voltar a ter crédito no mercado!