Carregando

0%

Quando falamos sobre investimentos, a grande maioria das pessoas já pensa em aplicação de dinheiro na bolsa de valores ou a famosa poupança, por exemplo. Mas, saiba que muito além disso, investir é um estilo de vida, que pode transformar a forma como você pensa e age com suas finanças.

Investir requer educação financeira, ou seja, é necessário primeiramente aprender a ter um bom planejamento financeiro, ter controle sobre seus ganhos e gastos, economizar, consumir de forma consciente e poupar no dia-a-dia, para somente depois começar a pensar em aplicar uma parte do seu dinheiro para que ele trabalhe por você. 

Mas, o problema está justamente em conseguir tudo isso ao mesmo tempo, afinal, a vida da maioria dos brasileiros não é nada fácil quando pensamos no aspecto econômico. Em muitos casos, o salário mal dá para pagar todas as contas e chegar ao fim do mês, não é mesmo?

Então, para que você comece um processo de transformação em suas finanças, abandonando o dinheiro contado e as preocupações financeiras, o ponta pé inicial deve ser no básico, isto é,  nos pequenos hábitos que você tem, a forma como lida com seu dinheiro, o valor que dá a ele, os objetivos de vida que deseja conquistar, enfim.

Não sabe como fazer isso? Não se preocupe, pois neste guia iremos lhe mostrar quais são os 10 mandamentos para que você conquiste uma vida financeira estável, sem precisar mais contar as moedinhas ao final do mês ou até mesmo ter que recorrer a empréstimos, por exemplo! Continue a leitura e veja como poupar e investir pode ser o segredo para uma maior qualidade de vida!

Mandamento 1

Apenas com o fruto do suor do nosso trabalho não teremos um futuro digno. Por isso, é fundamental aprender a poupar e, principalmente, saber investir. Quanto mais cedo você começar esse processo, melhor!

Mandamento 2

Para poupar precisamos controlar nossas finanças pessoais. Não há outra maneira, temos que ganhar mais do que gastamos (evite os gastos desnecessários). Nem sempre é uma tarefa fácil, mas saiba que é possível!

Mandamento 3

Aumentar a renda e poupar não é uma missão impossível, mas é difícil, afinal, a maioria das coisas importantes na vida custa caro. Esta é a lei no capitalismo!

Mandamento 4

Evite empréstimos, especialmente para coisas desnecessárias, como a troca de um carro. Cheque especial? Nem pensar, pois no Brasil os juros são abusivos. O cartão de crédito deve ser usado com muita cautela e nunca deixe de pagar a fatura completa. Pagar somente o mínimo da fatura é prejuízo na certa, pois os juros são semelhantes ou maiores que os do cheque especial.

Mandamento 5

Diversifique seus investimentos. Talvez não seja a melhor opção para ficarmos ricos, porém sem dúvida é a melhor maneira de evitar que fiquemos pobres da noite para o dia.

Mandamento 6

Procure manter parte de seu dinheiro em investimentos de renda fixa. O ideal é ter, no mínimo, a soma total de seis meses de suas despesas mensais. Imprevistos sempre acontecem e você precisa estar preparado para lidar com eles!

Mandamento 7

Ter uma casa própria, além da enorme satisfação pessoal, é muito vantajoso, pois fugimos do aluguel. Por isso, poupe por algum tempo para juntar a entrada do imóvel, depois financie pelo Sistema Financeiro de Habitação. Atualmente os juros são suportáveis. Assim, trocamos o gasto do aluguel pela parcela do seu próprio imóvel. Mas lembre-se, evite imóveis fora de suas necessidades e, principalmente, fora de suas possibilidades financeiras. Controle os impulsos!

Mandamento 8

Seguros e planos de saúde são investimentos inevitáveis. Infelizmente, não temos outro caminho, já que hoje em dia, a medicina é muito cara. Sendo assim, não deixe de ter um plano de saúde, para você e sua família. Além disso, seguro de vida é muito importante quando somos jovens, pois na maioria das vezes, os membros da família ainda dependem do nosso trabalho. Após certa idade pode ser dispensável.

Mandamento 9

Para nossa aposentadoria, investimentos de longo prazo são indispensáveis. Então, deixe os fabulosos juros compostos trabalharem a seu favor. Desta forma, uma carteira de investimentos de longo prazo, obrigatoriamente, deve conter alguns dos seguintes ativos:

  • Ações

No horizonte de longo prazo, ações de boas empresas são ótimas opções de como aplicar seu dinheiro.

Aplicar em fundos de ações também é uma ótima opção. Mas, muito cuidado com as altas taxas de administração.

São obrigatórios numa carteira para investimentos de médio e longo prazo, visto que apresentam baixo risco (são garantidos pelo Governo Federal), têm boa liquidez (semanal), ótimos rendimentos e baixo custo.

Apesar de não ser o investimento ideal, tem suas vantagens. Uma delas é a disciplina adquirida com esta modalidade de investimento. 

Outro ponto interessante é com relação aos benefícios fiscais no imposto de renda, que são bem satisfatórios.

Isso porque o montante arrecadado (lucro) não entra em inventários de espólio, o que evita pagamentos de impostos e gastos advocatícios.

Sem dúvidas, é uma ótima opção de investimento para o longo prazo. Contudo, dê preferência para imóveis comerciais, terrenos e pequenos imóveis.

Além disso, evite concentrar seus imóveis numa mesma área e é sempre mais aconselhável ter vários inquilinos.

Atenção com os imóveis na planta, pois por mais que sejam excelentes opções, ainda assim para não caia no conto vigário é preciso investigar o investimento. 

Os fundos imobiliários são excelentes opções de investimentos, especialmente nos dias atuais onde as cotas estão atrativas, pelo baixo valor de mercado.

Mandamento 10

A maior ambição de uma pessoa deve ser a plena felicidade em casa. Então, não deixe de aproveitar a vida, especialmente curtir sua família e seus amigos. Na vida há espaço para todos os momentos. 

Porém, nunca se esqueça de que a nossa capacidade de trabalho diminui a partir de certa idade. Pense no futuro o quanto antes!

Portanto, chegamos ao fim do nosso guia de mandamentos sobre investimentos! Esperamos ter lhe ajudado a perceber o quanto esse assunto é importante!

Aplique esses mandamentos em seu dia-a-dia e veja como é possível mudar de vida. Mas, lembre-se de que o seu sucesso e principalmente sua evolução como investidor dependerá exclusivamente de você, do seu empenho e dedicação!