Carregando
0%Aqui no Brasil, muitas pessoas ainda ficam na dúvida sobre se é mais vantajoso investir em fundos imobiliários ou em imóveis. Mas, saiba que essa não é uma questão simples de ser respondida, considerando que muitos fatores influenciam o mercado imobiliário.
Nesse sentido, é preciso sempre considerar três fatores básicos: forma de propriedade, liquidez e tributação. Esses três irão determinar a rentabilidade do investimento, que é um dos pontos mais importantes na hora de escolher onde investir seu dinheiro, certo?
Além disso, você deve considerar quais são seus objetivos em curto e longo prazo.
Então, qual a melhor oportunidade para investir? Fundos imobiliários ou imóveis? É isso que mostraremos a você neste conteúdo exclusivo! Confira!
Índice de conteúdo: Entendendo a diferença entre investimento em Fundos Imobiliários e imóveis Avaliando a rentabilidade desses dois investimentos Afinal, qual é o melhor?
Entendendo a diferença entre investir em Fundos Imobiliários e imóveis
Antes de pensarmos sobre rentabilidade, é necessário esclarecer o que são fundos imobiliários e a compra de imóveis.
Para os investidores iniciantes, pode parecer o mesmo tipo de investimento, mas saiba que não.
Então, o que é fundos imobiliários? É um investimento coletivo em ativos imobiliários.
Assim, através de cotas vendidas aos investidores, a instituição financeira responsável pela administração investe na compra e venda de empreendimentos imobiliários, como shoppings, edifícios comerciais, agências bancárias, títulos ou recebíveis e etc.
Já no caso da compra de imóveis, é comum adquirir casas e apartamentos, com o intuito de vender a um maior preço ou até mesmo alugar, tendo uma renda passiva.
Dessa forma, por mais que ambos sejam investimentos do mercado imobiliário, um imóvel é um bem real, ao passo que um fundo é um produto financeiro.
Essa inclusive é a principal diferença entre esses dois investimentos, pois a negociação dos fundos imobiliários se dá através de cotas da bolsa de valores.
Além disso, outro ponto que distingue um do outro é o capital inicial investido.
Um fundo de investimento imobiliário sai mais em conta, visto que a compra das cotas é bem menor (há cotas com investimento de R$100,00 por exemplo), quando comparada a compra de um imóvel.
Outro aspecto que mostra a diferença entre esses dois investimentos é com relação a liquidez.
É bem mais rápido e fácil vender suas cotas de fundo imobiliário do que um imóvel, especialmente na atual crise do mercado imobiliário.
Entendendo essas diferenças, é hora de saber como analisar fundos imobiliários e imóveis em questão de rentabilidade. Vamos lá?!
Avaliando a rentabilidade desses dois investimentos
De modo geral, ao avaliar a compra de imóveis e fundos imobiliários rendimentos devemos considerar a rentabilidade em longo prazo.
Vamos imaginar que você comprou um apartamento e irá alugá-lo. Geralmente, o retorno financeiro fica em torno de 0,3% a 0,5% do valor total do imóvel.
Já no caso das cotas dos fundos imobiliários, normalmente, essas rendem entre 0,75% e 1%.
Além disso, você deve considerar o fato de que a desvalorização de um imóvel é muito mais provável de acontecer do que as cotas da bolsa de valores.
Então, resumidamente, podemos dizer que saber como comprar fundos imobiliários é mais vantajoso no sentido de renda gerada.
Afinal, qual é o melhor?
Já vimos que os fundos imobiliários são mais rentáveis, mas quais são os outros fatores a considerar na hora de fazer sua escolha?
Será que é mais vantajoso ser dono de um imóvel ou ter apenas uma aplicação em um fundo de investimento imobiliário?
Bom, para decidir entre investir em fundos imobiliários ou comprar um imóvel, é necessário avaliar o seu perfil de investidor.
Se você quer aplicar o seu dinheiro no setor, mas tem pouco dinheiro, os FII’s costumam ser opções mais vantajosas.
Com o valor de um único apartamento pequeno, você pode diversificar em 4 ou 5 bons fundos e ter uma excelente rentabilidade mensal. Sem contar na liquidez e tranquilidade.
Contudo, se você tem um capital para comprar a vista um imóvel para investimento (não para moradia) e não quer correr riscos ao investir no mercado financeiro, então essa talvez seja sua melhor opção.
Portanto, se você é um pequeno investidor, sem dúvida alguma, os fundos imobiliários baratos são sua melhor oportunidade de ganhar dinheiro nesta área.
Isso porque são investimentos mais estáveis (embora as cotas imobiliárias possam desvalorizar, é menos comum do que no mercado de compra e venda de imóveis) e com uma burocracia menor.
Além do mais, os fundos imobiliários B3 apresentam praticamente todas as vantagens da compra de imóveis (como, por exemplo, valorização do patrimônio e renda periódica), mas com menores desvantagens.