Carregando

0%

O Golpe do Saque Social se popularizou nos últimos meses, deixando muitas pessoas em alerta. Apesar de ser algo simples de evitar, os desavisados acabam caindo e perdendo algum valor.

Após conhecer alguns de seus dados, os golpistas conseguem simular um suposto auxílio do Governo. Entretanto, será necessário realizar o pagamento de uma taxa que pode variar de R$ 40,00 a R$ 100,00

Mas, estamos aqui para te ajudar a entender melhor essa prática e como evitar! Vamos conferir?!

O que é o golpe do Saque Social?

É um golpe feito por criminosos que simulam benefícios do governo. Assim, boa parte das pessoas acabam se confundindo e acreditando que esse “Saque Social” é na verdade mais um dos programas sociais oferecidos.

No entanto, de primeira mão você precisa entender que não há cobranças de taxas para liberar valores! O Governo não faz isso.

Dito isso, toda vez que uma operação exigir pagamento de taxa, desconfie. Dessa forma, você também evita que esses golpes alcancem outras pessoas.

Os criminosos, hoje, conseguem criar sites falsos para processar o que seria esse “Auxílio emergencial”. Entretanto, depois do pagamento você não terá resposta ou pior, será solicitado outros pagamentos.

A maioria dos canais em que as fraudes são realizadas estão nas redes sociais. Quase sempre os golpistas criam vídeos muito convincentes, em certos casos até com auxílio de IA.

Assim fica muito mais fácil convencer a pessoa de que aquilo é um bom negócio. No final você perde seu dinheiro e ainda entrega algumas informações para esses grupos criminosos.

Como funciona o golpe do Saque Social do governo?

O Saque Social não é do governo e isso você precisa entender! Os criminosos criaram uma página que exibe características semelhantes, até mesmo com a identidade visual do Governo Federal.

É a partir dessa semelhança que eles conseguem atrair o público. Depois de atrair, começam a oferecer a possibilidade de você consultar valores e receber também. No entanto, isso apenas é possível após o pagamento de uma taxa.

Então, acaba sendo fácil identificar golpes como esse. Se o governo oferecesse algo assim, provavelmente a taxa seria descontada do próprio pagamento que você deve realizar.

Nessa situação, todavia, o pagamento é realizado e logo eles somem. Como você não tem acesso a outros métodos de comunicação com eles, não há como recuperar seu dinheiro.

Por isso, é tão importante estar no site oficial do governo. Além disso, toda vez que ouvir falar de algum benefício assim, deve imediatamente fazer uma pesquisa para saber se ele realmente existe.

E claro, como já falamos, os golpistas vão solicitar informações pessoais suas. Nome da mãe, sexo, data de nascimento e até mesmo seu número de CPF. Então, você acaba perdendo mais do que dinheiro.

É verdade o resgate de dinheiro pelo CPF?

O resgate de dinheiro pelo CPF de fato existe e foi um sistema criado pelo Banco Central do Brasil ainda em 2022. Entretanto, o grande problema é que os criminosos se aproveitaram disso.

Agora eles conseguem criar sites semelhantes, com uma proposta bem parecida. Com isso, aplicam o golpe do Saque Social.

No momento, não é algo que se resolve facilmente. Muito pelo contrário, apesar de medidas para lidar com os golpistas existirem, eles conseguem passar por muitas delas.

Por isso, o ponto mais importante é entender que esse golpe de fato existe e tentar lidar com ele. Quanto mais pessoas souberem, menos vão conseguir aplicar e logo os golpistas devem parar.

De toda forma, se você tem valores a receber no seu CPF deve entrar no site oficial para isso. Você pode encontrar ele com facilidade, principalmente porque ele foi amplamente divulgado.

Para evitar esses novos golpes basta que não realize nenhum pagamento. Além disso, o governo não vai entrar em contato com você a partir de chamada telefônica ou WhatsApp. caso aconteça, desconfie!

Dicas para identificar o golpe

Você precisa analisar tudo com total atenção para evitar. Muito pelo contrário, os golpistas costumam agir de uma maneira bem óbvia e até parecida um com o outro.

Então, o que precisa fazer para evitar o golpe do Saque Social é:

  • Verificar se o site que está utilizando é realmente o oficial;
  • Saber se existem taxas para qualquer serviço oferecido;
  • Entrar em contato com outras pessoas que já tiveram que pagar essas taxas;
  • Verifique com atenção para onde os valores pagos estão indo.

No final, o ponto mais importante é que não realize depósitos em outras contas bancárias. Os programas sociais do governo não exigem isso de ninguém, então pode ficar tranquilo com relação a isso.

Caso acredite que está conversando com golpistas, denuncie e evite que outras pessoas percam dinheiro com isso!