Carregando
0%Conseguir comprar um apartamento, casa ou carro com dinheiro à vista é praticamente impossível para a grande maioria dos brasileiros e por isso, a solução é recorrer a linhas de crédito para financiar a dívida. Mas, você sabe se dá para fazer um financiamento com score baixo?
Bom, se você nunca pensou sobre isso, então é privilegiado(a), pois considerando a atual situação da população brasileira (endividada e sem emprego), é difícil encontrar por aí pessoas que estão com o score de crédito alto.
Contudo, não é porque no momento o seu score não está tão bom que não possa ter a oportunidade de financiar um imóvel ou veículo em seu nome, concorda?
Por isso, preparamos este guia completo para você saber de uma vez por todas se é possível ou não aqui no Brasil aprovar um financiamento estando com o score baixo! Vamos lá?!
Ter um score baixo influencia na hora de solicitar um financiamento?
Antes de responder essa pergunta, é preciso primeiro entender melhor o que é esse tal de score de crédito…
Bom, saiba que estamos falando da pontuação de crédito mais importante na vida dos brasileiros, pois é por meio dela que bancos e instituições financeiras decidem se vão liberar produtos e serviços financeiros a você, como crediário, cartão de crédito, empréstimo, financiamento e muito mais.
O mais comum aqui no Brasil é o Score Serasa, que é uma pontuação que vai de 0 a 1.000, e quanto mais próximo do zero, pior é a sua credibilidade no mercado, enquanto que quanto mais perto da nota máximo, maiores as suas chances de aprovar crédito no mercado.
Assim, saiba que ao fazer um pedido de financiamento, o banco irá realizar uma análise de crédito em seu perfil, considerando fatores como score, renda atual e nível de endividamento para definir se aprova ou não o seu pedido.
Durante a análise, o score de crédito é talvez quem mais importa para o banco, pois será por meio dele que saberá se você é um bom ou mal pagador, ou seja, se é prudente ou arriscado conceder crédito a você.
Por isso, saiba que SIM, o seu score de crédito interfere (e muito) na hora de solicitar uma linha de financiamento junto a um banco.
Qual é o score mínimo para aprovar um financiamento?
Na teoria, não há uma regra que define qual deve ser a pontuação de crédito mínima para um banco ou instituição financeira aprovar ou não um financiamento.
Contudo, na prática, sabemos que as instituições aprovam com mais facilidade o pedido de crédito a partir de um determinado score…
Score de crédito para financiamento imobiliário
Atualmente, para liberar o financiamento de uma casa ou apartamento, o score mínimo exigido no mercado é de 700 pontos.
A partir dessa pontuação são grandes as chances de conseguir financiar o seu imóvel próprio, visto que, em tese, o risco de inadimplência é menor.
Score de crédito para financiamento de veículos
Muitas pessoas acreditam que pelo valor de um financiamento de carro ou moto ser menor, para conseguir a aprovação o score pode ser menor também, mas saiba que na prática não é assim.
Igualmente ao que acontece no financiamento de imóveis, costuma-se aprovar financiamentos de veículos com pontuações a partir de 700 pontos também.
Entretanto, existem casos em que é possível financiar veículos com scores menores do que isso, na faixa entre 500 e 699 pontos, mas não é o mais comum no mercado.
Então, agora que você já sabe qual é o score de crédito ideal para aprovar um financiamento de imóveis ou veículos, deve pensar em aumentar a sua pontuação.
Por mais que você consiga a liberação do crédito com um score médio, saiba que quanto mais alta a sua pontuação, melhores as condições de pagamento.
Quem tem um score acima de 900 pontos, geralmente, consegue a aprovação do crédito e pagando menores juros, pois quanto menor o risco de inadimplência, menores as taxas cobradas.
Como conseguir um financiamento com score baixo?
Os consumidores que ainda estão com seu score baixo não precisam desanimar ou desistir do sonho do financiamento, pois nem tudo está perdido.
De modo geral, quem está com a pontuação de crédito abaixo de 700 e quer tentar a aprovação de um financiamento, uma solução que pode aumentar suas chances é ter dinheiro para oferecer de entrada.
Com um valor de entrada, o total do empréstimo (sim, financiamento é um empréstimo) diminui e assim, o banco pode reavaliar a sua situação.
De modo geral, as instituições bancárias e financeiras costumam solicitar 20% do valor do financiamento de entrada, para quem tem um score entre 500 e 600 pontos.
Qual banco libera financiamento com score de crédito baixo?
Se o seu score não está lá nas alturas, ainda assim existem boas opções de financiamento no mercado. Confira!
Banco Inter
O Banco Inter é um dos maiores bancos digitais do mercado brasileiro atualmente, contando com mais de 12 milhões de clientes e desde o início vem crescendo devido a sua oferta de serviços e produtos financeiros diferenciados, acessíveis a todos.
Por essa razão, saiba que o Inter conta com ótimas opções para quem tem um score de crédito baixo, basta abrir a sua conta digital e sem custos.
Para abrir a sua conta bancária 100% online e zero tarifas não é preciso comprovar renda e até mesmo quem está negativado pode, pois não é feita consulta ao SPC/Serasa.
Assim, quanto melhor o seu relacionamento com o banco, por exemplo, movimentação em conta bancária e pagamento em dia da fatura do cartão de crédito Inter sem anuidade, maiores as suas chances de aprovar um financiamento, mesmo estando com o score baixo.
O Banco Inter oferece apenas a opção de financiamento imobiliário, no qual tem taxa de juros a partir de 3,90% ao ano e parcelamento em até 360 meses.
Banco Original
O banco digital Original não trabalha especificamente com financiamentos, mas concede empréstimos de alto valor a seus clientes, até mesmo para quem está com a pontuação de crédito baixa.
Quem é cliente Original, além de aproveitar de conta bancária digital sem taxas, também pode contar com cartão de crédito Original internacional, sem anuidade e com cashback.
Com relação à linha de crédito do Banco Original, é possível solicitar até R$120 mil, parcelando em até 36x e com taxas de juros até 8%, com a liberação do dinheiro na conta em até 24H.
Banco Digio
Outra instituição bancária que oferece empréstimo para quem está com score baixo é o Digio, que é o banco digital formado pelo Bradesco e Banco do Brasil.
Assim, criando a sua conta corrente no Digio, é possível solicitar crédito, bem como ter conta bancária sem taxa de manutenção, cartão de crédito Digio sem anuidade e sem juros rotativo e com cashback.
A linha de crédito do Digio oferece até R$30 mil, com possibilidade de parcelamento em até 24 meses e com taxa de juros a partir de 2,97% ao mês.
Conclusão
Portanto, agora você já sabe tudo sobre qual é o score ideal para financiar a sua casa ou carro próprio, não é mesmo?
Saiba que, por mais que sejam menores as chances de aprovar um financiamento com score baixo (abaixo de 700 pontos), existem linhas de crédito no mercado com aprovação facilitada!
Então, não deixe para amanhã o sonho que você pode realizar hoje!
Comece a ter bons hábitos enquanto consumidor e pagador, para aumentar a sua pontuação de crédito e assim ter mais facilidade de conseguir crédito no mercado, com melhores condições!