Carregando

0%

O boleto bancário é um dos meios de pagamento mais utilizado entre os consumidores brasileiros, perdendo apenas para o pagamento à vista (dinheiro) e cartão de crédito. Contudo, é preciso ficar atento aos golpes dos boleto falso, que têm crescido cada vez mais.

Infelizmente, por mais seguro que pareça pagar com o boleto, existem inúmeros golpes aplicados aos consumidores, que acabam perdendo dinheiro e até mesmo sendo vítimas de fraudes maiores, quando há o vazamento de seus dados.

O golpe mais comum envolvendo boletos atualmente é a instalação de vírus no computador ou celular do usuário, que acabam alterando os dados de pagamento do boleto, onde ao invés do valor ser pago a empresa é direcionado para a conta dos golpistas.

Então, para não cair no golpe do boleto falso, separamos cinco dicas de especialistas do que fazer para evitar perder dinheiro! Vamos conferir?!

1 – Verifique o código de barras do boleto

Para evitar pagar boletos fraudulentos, sempre confira o código de barras. Em boletos verdadeiros, a numeração do código de barras sempre aparece no início e no fim do boleto, com números exatamente iguais.

Além disso, os primeiros três números do código identificam o banco emissor do boleto, o que é mais um detalhe para cuidar e se proteger.

Assim, você pode consultar se o boleto realmente é emitido por quem deveria (confira a lista completa dos bancos aqui) e se não for, nem pague.

2 – Analise o remetente do boleto

Outra dica que pode evitar de você pagar um boleto falso é verificar se a origem do boleto é confiável.

Hoje em dia, os criminosos costumam enviar os boletos falsificados através de diferentes canais, como SMS, e-mail e até mesmo WhatsApp.

Contudo, saiba que se realmente for um débito seu, o credor irá entrar em contato primeiro e só enviará boletos de cobrança por canais oficiais.

Além disso, no caso de você estar comprando pela internet ou renegociando uma dívida, sempre emita o boleto de pagamento na página oficial.

3 – Atenção aos dados do boleto bancário

Por mais que os criminosos sejam habilidosos em praticar golpes, nem sempre dão atenção aos detalhes e é aí que você ganha vantagem.

É comum em boletos falsos haverem erros de português ou de ortografia e por isso, fique atento antes de pagar.

Outro detalhe importante a cuidar são os dados impressos no boleto, para ver se esses realmente conferem com o que você está gerando, como data de vencimento, valor, CNPJ da empresa e etc.

Caso fique com dúvidas sobre se o boleto é falso ou não, faça uma busca rápida na internet pelo CNPJ informado no documento e veja se confere com a empresa credora.

4 – Observe o valor do boleto

Pode parecer uma dica boba, mas infelizmente muitas pessoas acabam caindo no golpe do boleto falso pagando um valor bem maior do que deveriam, justamente por não conferirem o valor da conta.

De modo geral, o valor a ser pago no boleto aparece no final do código de barras e no espaço “valor do documento”.

Se a quantia informada for diferente, desconfie e não pague. Entre em contato imediatamente com a empresa que você estava fazendo negócio.

5 – Verifique os dados do beneficiário

Por último, para finalizar nossas dicas para não cair no golpe do boleto falsificado, mencionamos que é fundamental verificar o beneficiário.

Para saber se você realmente está pagando quem deveria, confira o CNPJ descrito no boleto, que deve ser da empresa que você está negociando.

Mas, atenção, pois há casos em que a empresa usa o nome da Razão Social (nome oficial) ao invés do seu Nome Fantasia.

Por isso, a dica é sempre conferir o CNPJ na internet, para ver se as informações coincidem.

Conclusão

Todos nós queremos comprar com segurança, principalmente se for pela internet, não é mesmo? Além disso, ninguém quer perder dinheiro pagando um valor de um boleto que chegou no e-mail e era um golpe.

Hoje em dia o que não faltam são extorsões do tipo, onde você recebe uma mensagem de texto ou um e-mail informando que o boleto da fatura do seu cartão está em haver, por isso, atenção redobrada sempre!

Para evitar cair nos golpes do boleto falso, a dica é sempre analisar os dados e procurar informação nos canais oficiais, pois assim não tem erro!