Carregando

0%

Saber organizar seu dinheiro para fazer o salário render mais é uma missão e tanto nos dias de hoje, não é mesmo? O custo de vida está caro, no qual as despesas básicas como conta de luz, água, moradia e alimentaçãoconsomem grande parte dos nossos ganhos mensais.

E para piorar a situação, de acordo com um estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), mais da metade das famílias brasileiras não conseguem economizar e guardar dinheiro.

Segundo os dados apresentados pela pesquisa, cerca de 67% da população brasileira financeiramente ativa não guarda nada do seu salário. Inclusive, em muitos casos, essas pessoas já entram o mês no vermelho, ou seja, o saldo de gastos é maior que o de ganhos.

Mas e quanto a você? Qual time você acha que faz parte? O que tem ou que não tem controle de seu dinheiro? Se você está precisando “esticar” seu salário, veja a seguir com o Portal Finança quais são as melhores dicas para organizar suas finanças e fazer seu dinheiro render mais!

1 – Melhore seu planejamento financeiro para fazer seu salário render mais

Planejar ganhos e gastos é essencial para ter uma vida financeira equilibrada. Por isso, a primeira dica e mais importante é fazer um diagnóstico de suas finanças, isto é, tenha clareza de quanto é seu rendimento mensal e identifique como seu dinheiro está sendo gasto.

A partir isso, é hora de montar um planejamento financeiro, para se organizar e assim não acabar o mês no vermelho.

Como fazer isso? Bom, monte o seu fluxo de caixa, isto é, coloque em um papel ou planilha tudo o que entra e sai da sua conta no mês.

Crie esse hábito de planejar seu mês e verá como a falta de dinheiro não será mais um problema em sua vida, bem como diminuirá as chances de criar dívidas.

2 – Elimine as compras por impulso

Após fazer um balanço de suas finanças e conhecer o real estado da sua saúde financeira, provavelmente, verá que, em muitos casos, não falta dinheiro…

O problema muitas vezes é o modo errado como usamos o nosso dinheiro, seja por não termos o hábito de economizar no dia-a-dia, comprar por impulso, enfim.

Leia mais: Como economizar mais de 350,00 por mês

Mas, o grande vilão dos orçamentos modernos são as compras por impulso. Segundo uma pesquisa realizada pelo SPC, comprar sem necessidade é a causa de 60% dos consumidores brasileiros não conseguirem fazer seu salário render mais.

Ainda de acordo com esse estudo, esse tipo de hábito é sutil e muitas vezes nem percebemos, seja na compra de roupas e acessórios, no supermercado, com cosméticos, alimentação fora de casa e etc.

Por isso, se você quer que seu salário dure pelo menos até o fim do mês, elimine as compras por impulso da sua rotina.

A dica é nunca comprometer mais do que 30% de seus rendimentos mensais com esse tipo de gasto.

3 – Repense seus gastos com alimentação

As despesas com alimentação comprometem grande parte do orçamento das famílias brasileiras.

Só para ter uma ideia, segundo pesquisas recentes feitas pelo IBGE, mais de 70% da despesa mensal do consumidor brasileiro está associada a gastos com habitação, comida e transporte.

Por isso, para fazer seu salário render mais, é preciso urgentemente repensar seus gastos e na alimentação é onde dá para economizar mais.

A dica é diminuir os gastos com alimentação fora de casa, economizar com delivery, começar a fazer lista de compras antes de ir ao supermercado e comprar por impulso, enfim.

4 – Faça uso de aplicativos de controle financeiro

Para seu salário render mais não basta apenas organizar os ganhos e gastos e economizar, é preciso também saber organizar suas despesas.

Para isso, os aplicativos de controle financeiro são perfeitos, pois permitem que você tenha mais conhecimento sobre para onde está indo seu dinheiro e consequentemente saber onde deve mudar hábitos e cortar gastos.

Os principais apps que podem lhe ajudar a melhorar sua situação financeira são:

  • Guia Bolso
  • Mobills
  • Organizze
  • Monefy

5 – Troque dívidas caras por dívidas mais baratas

Quando chegamos à fase em que o salário não dura todo o mês, é como se os problemas financeiros só aumentassem, não é mesmo?

Afinal, se você já entrou no mês sabendo que tem mais contas do que dinheiro na conta, são grandes as chances de ter que recorrer a outros recursos como cheque especial, limite do cartão de crédito e até mesmo pedir dinheiro emprestado.

O ponto negativo disso é que, geralmente, esse tipo de recurso tem altas taxas de juros, fazendo com que chegue a um ponto de estar trabalhando só para pagar boletos, até se endividar de vez e ter o nome negativado

Por isso, se a intenção é fazer seu salário render mais, é essencial colocar um ponto final em todos esses sanguessugas do seu dinheiro.

A dica nesse sentido é trocar as dívidas caras por opções mais baratas. Para isso, tenha em mente que na maioria das vezes vale mais a pena pegar um empréstimo e colocar tudo em ordem do que ficar “remando contra a maré”.

MELHORES EMPRÉSTIMOS PARA NEGATIVADOS OU AUTÔNOMOS