Carregando

0%

De acordo com pesquisas, o Brasil atingiu o maior nível de endividamento já registrado, tendo mais de 77% da população endividada, além de cerca de 70 milhões de brasileiros com o nome negativado no Serasa. Por essa razão, foi criado o Desenrola Brasil!

O Programa Desenrola Brasil é uma iniciativa do Governo Federal para tentar reduzir o nível de inadimplência no país, no qual irá ofertar descontos exclusivos e condições de pagamento facilitadas para os brasileiros que desejam quitar as dívidas com poucos juros e limpar o nome.

Por isso, se você, infelizmente, faz parte do time dos endividados/negativados, continue conosco e saiba como vai funcionar esse programa de renegociação de dívidas do governo brasileiro!

O que é o Desenrola Brasil?

Trata-se de um programa do Governo Federal para ajudar na quitação de dívidas da população brasileira e consequentemente diminuir a taxa de endividamento e inadimplência no Brasil.

Como vai funcionar o Desenrola Brasil?

O programa é voltado para pessoas com CPF negativado, ou seja, quem tem dívida inscrita nos cadastros dos birôs de crédito do país, como o SPC, Serasa, Quod e Boa Vista SCPC.

Segundo estimativas do governo, a projeção é que mais de 30 milhões de brasileiros com o nome sujo sejam beneficiados.

Basicamente, o Desenrola Brasil irá funcionar por meio de uma plataforma de renegociação de débitos, onde o consumidor terá acesso a todas as suas dívidas e poderá encontrar ofertas especiais para quitá-las.

Quem pode participar?

Como mencionamos acima, as condições de renegociação exclusivas do Programa Desenrola Brasil serão voltadas para pessoas físicas com CPF negativado.

No entanto, vale frisar que o governo irá estipular duas faixas de benefícios à esse público, que são as seguintes:

Faixa I

Poderão participar pessoas que recebem até dois salários mínimos ou que estejam inscritas no Cadastro Único para programas sociais do governo, como o Bolsa Família, Auxílio Gás e Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Para esse grupo, o Desenrola Brasil vai oferecer recursos como garantia para a renegociação de dívidas bancárias e não bancárias para débitos cujos valores de negativação somados não ultrapassem R$5 mil.

Além disso, nessa faixa não poderão ser financiadas dívidas de crédito rural, financiamento imobiliário, créditos com garantia real, operações com funding ou risco de terceiros e outras operações definidas em ato do Ministério da Fazenda.

Faixa II

Já na segunda faixa do Programa Desenrola Brasil poderão participar somente pessoas que possuem dívidas no banco.

As instituições financeiras que aderirem ao programa poderão oferecer aos seus clientes a possibilidade de renegociação de forma direta. Essas operações não terão garantia do Fundo FGO.

Nesse caso, o governo oferece aos bancos um incentivo regulatório para quem aumentem a oferta de crédito, em troca de descontos nas dívidas.

Qual a diferença entre o Desenrola Brasil e o Serasa Limpa Nome?

Essa é uma pergunta muito boa e que realmente faz sentido, considerando que ambos os feirões de renegociação possuem características semelhantes, como oferecerem descontos grandes e parcelamento com melhores condições de pagamento.

Contudo, a grande diferença é que para se enquadrar no Desenrola Brasil, que será administrado somente pelo Ministério da Fazenda, alguns critérios serão avaliados, como:

  • Valor total da dívida
  • Período em que foi contraído o débito
  • Faixa de renda do consumidor

Em contraponto, qualquer pessoa endividada pode participar do Feirão Serasa Limpa Nome, basta entrar na plataforma de renegociação do Serasa, consultar suas dívidas e fazer um acordo.

MELHORES FEIRÕES PARA A RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS

Principais pontos do Programa Desenrola Brasil

Confira a seguir alguns dos detalhes mais importantes deste programa de renegociação de débitos inédito no Brasil:

  • Só poderão ser renegociadas dívidas inscritas nos birôs de crédito até o dia 31/12/2022
  • O programa funcionará como um leilão, ou seja, as empresas credoras oferecem um desconto no valor do débito, e as dívidas financiadas no leilão receberão a garantia por meio do fundo FGO do governo
  • Em caso de inadimplência do acordo feito no Desenrola Brasil, o fundo garantidor cobrirá o valor principal da dívida
  • O programa terá como objetivo incentivar a quitação com descontos as dívidas de serviços bancários, água, luz e gás e débitos no comércio ou varejo
  • As renegociações serão feitas através de uma plataforma digital
  • Na plataforma, o consumidor poderá visualizar eventuais ofertas realizadas pelos credores e indicar seu interesse em fechar acordo para renegociar o débito
  • As dívidas poderão ser quitadas à vista ou por financiamento bancário em até 60 meses, sem entrada, por 1,99% de juros ao mês e primeira parcela após 30 dias

Quando começa o Desenrola Brasil?

O programa ainda está em fase de desenvolvimento, no qual depende de edição de ato do Ministério da Fazenda, além da adesão por parte das empresas credoras.

A previsão dada pelo Governo Federal é que o projeto seja iniciado no segundo semestre de 2023, quando os credores poderão começar a se cadastrar na plataforma.

Somente após esta data que os cidadãos brasileiros poderão renegociar as dívidas elegíveis ao Programa Desenrola com descontos e condições exclusivas.

Lembrando que, segundo notícia do site do Ministério da Fazenda, dívidas de até R$100,00 serão “perdoadas” pelo programa, onde serão “desnegativadas” automaticamente.

Quando o programa for regulamentado de fato é que serão detalhados todos os critérios de renegociação das dívidas. Até lá, só nos resta aguardar!