Carregando
0%Você sabe por que quando você vai fazer uma compra os vendedores perguntam se você quer colocar CPF na nota fiscal? Você pode pensar que eles fazem isso porque é uma forma que o Governo Federal encontrou para registrar as compras e ajudar a fiscalizar e combater a sonegação. Mas isso não é tudo!
Para incentivar os consumidores a aderirem a essa prática de colocar o CPF na nota fiscal, o Governo também criou um sistema de recompensas que é bem interessante de participar!
Quer saber tudo sobre como ele funciona? Vem com a gente, que da próxima vez que o vendedor te perguntar, temos certeza que você vai responder sim!
O que é o CPF na nota fiscal?
Muita gente não tem o costume de colocar o CPF na nota fiscal, e, se você é uma delas, a gente tem uma notícia: você está perdendo de ganhar vários prêmios.
Na verdade, tudo isso começou para que o Governo pudesse fiscalizar melhor as compras e combater a sonegação de impostos.
É uma forma de manter os negócios mais transparentes, além de conscientizar sobre os tributos que são cobrados aqui no nosso país.
Mas, ao ver que as pessoas não estavam aderindo, eles resolveram criar uma estratégia de incentivo.
Foi assim que eles enxergaram a capacidade de devolver ao cidadão uma parte do imposto coletado todas as vezes que os consumidores fazem compras nos estabelecimentos.
E, com sorteios regulares, você pode concorrer a prêmios em dinheiro e também pode contribuir com instituições sociais.
Quer entender como todo o processo de informar o CPF na nota fiscal funciona? Aqui você vai esclarecer todas as suas dúvidas e ver que, além de concorrer a benefícios incríveis, você não vai comprometer nenhum dado pessoal importante!
Benefícios de colocar o CPF na nota
Os benefícios de colocar o CPF na nota fiscal podem variar de acordo com o estado que você mora. Isso porque cada um é livre para criar suas regras do programa.
Mas, de uma forma geral, você vai conseguir aproveitar descontos, sorteios, resgate do valor e também a contribuição para instituições sociais.
Certos estados liberam o abate no valor de impostos como o IPTU e o IPVA, caso você escolha inserir o seu número do CPF nas compras. Também dá para ganhar descontos na compra de livros.
Os sorteios são mais comuns, e, dependendo do lugar, o valor deles pode chegar a até um milhão de reais. Eles são realizados todos os meses pela Loteria Federal, então consulte as regras do seu estado para saber como você pode participar.
Alguns outros lugares também permitem o resgate de uma parte do dinheiro que você gastou, geralmente entre 20% e 30%.
As doações fazem parte da lista de alguns estados, e você pode escolher entre ONGS e entidades cadastradas para ajudar.
Estados que participam do programa
Como falamos, alguns estados ainda não montaram o seu próprio programa de CPF na nota fiscal. O primeiro de todos foi São Paulo, que criou o Nota Fiscal Paulista, mas esse número vem aumentando com o passar dos anos.
Hoje em dia já é possível encontrar também no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia, Paraná, Espírito Santo, Amazonas, Goiás, Pernambuco, Ceará, Alagoas, Rondônia, Rio Grande do Norte, Sergipe, Distrito Federal e no Pará.
Lembramos que o programa de cada Estado é montado especificamente para eles, então os benefícios vão ser de acordo com o que foi definido pelos governos locais!
Também não se preocupe caso o lugar que você mora não estiver na lista, como esse tipo de programa vem se popularizando, é provável que o seu estado em breve lance o seu.
Fique de olho nas informações do seu governo, nos canais oficiais, para ficar atualizado e não perder a chance de participar quando ele for lançado.
Como consultar dinheiro a receber do CPF na nota fiscal
Caso o seu estado tenha o seu programa de CPF na nota fiscal, você pode consultar o seu saldo e se você tem alguma coisa para receber acessando o site dele.
E claro, você precisa informar o seu CPF em toda compra que fizer, para poder participar. Então, se você já faz isso, procure o portal do seu estado para conferir as suas informações, basta fazer o login com os seus dados e verificar se você acumulou algum saldo para ser retirado.
Se você tiver algum valor disponível que seja suficiente para resgatar, você poderá receber de acordo com as opções que o seu estado oferece.
Geralmente, é possível transferir o dinheiro para sua conta ou então reverter esse saldo em descontos nos seus impostos.
Mas, lembramos mais uma vez que, cada lugar possui as suas regras no programa de CPF na nota fiscal, por isso você deve procurar as informações oficiais para saber todos os passos certinhos que deve fazer.
Se no seu estado existem sorteios de prêmios em dinheiro, você também pode conferir a sua participação fazendo esse mesmo processo de acessar o site, fazer o login e consultar o resultado na sua área pessoal.
Caso você tenha sido premiado, vai conseguir ver todos os detalhes do prêmio por lá. Então, não perca tempo!
Lembre-se de colocar o seu CPF na nota fiscal!
Além de ajudar a combater a sonegação e incentivar a fiscalização, você pode ganhar dinheiro de volta e prêmios em dinheiro só colocando o seu CPF na nota fiscal.
Por isso, na próxima vez que algum atendente perguntar para você se você quer informar o documento na nota, diga que você quer sim.
Procure saber se o seu estado tem o programa de CPF na nota fiscal e saiba como você pode participar e concorrer aos benefícios.
Todas as informações devem estar nos sites dos programas e você pode acompanhar tudo por lá, inclusive resgatar o dinheiro que já acumulou. Não vai perder, né?