Carregando
0%Para quem está procurando por um investimento de baixo risco, mas que renda mais que a poupança, com certeza já se deparou com a seguinte questão: “Conta do Nubank ou Tesouro Selic?”.
Talvez essas sejam as duas aplicações financeiras mais rentáveis e seguras do mercado atualmente e o melhor é que pode ser uma opção para criar sua reserva financeira, pois a liquidez é diária, ou seja, dá para sacar seu dinheiro a qualquer momento.
Para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto e saber escolher o melhor investimento para você, preparamos este guia exclusivo com as principais características do Tesouro Selic e da conta rendeira do Nubank, confira!
Conta do Nubank ou Tesouro Selic: Qual rende pela Selic?
Muitas pessoas não sabem, mas a maioria das contas digitais tem rendimento automático, ou seja, qualquer valor que você deixar “parado” na conta fica rendendo juros.
A conta do Nubank é um bom exemplo, sendo uma das que mais rende atualmente. Já o Tesouro Nacional, é talvez o investimento da renda fixa com maior rentabilidade no momento.
Qual o motivo? Ambos rendem conforme a Taxa Selic, que está fixada em 13,75% ao ano, de acordo com a última atualização do Copom.
De modo geral, os rendimentos da conta do Nubank e Tesouro Direto variam conforme a taxa CDI (Certificado de Depósito Interbancário).
Por sua vez, o CDI acompanha o índice da Selic, ou seja, quando dizemos que está rendendo 100% do CDI, é a mesma coisa que estar rendendo 13,75% da Selic.
Tesouro Selic
Conforme mencionamos, o Tesouro Selic é uma aplicação da renda fixa, ou seja, os juros são previsíveis e menores, mas o risco é controlado.
Na prática, investir no Tesouro Selic é investir em títulos do Tesouro Direto, que são títulos de dívidas públicas do Governo Federal.
A grande diferença é que, como o próprio nome sugere, esse título rende baseado na Selic e as chances de perder dinheiro são muito baixas, só se o país quebrar, por exemplo.
Na página do Tesouro Direto, atualmente se tem duas opções para quem quer investir dinheiro no Tesouro Selic, que são aplicações com vencimento para 2024 e 2027.
Recomendamos esse tipo de investimento para quem deseja criar uma reserva de emergência, pois dá para sacar o valor em até 1 dia útil.
Além disso, o valor inicial é baixo e acessível, onde dá para investir no Tesouro Selic com apenas R$121,18.
Conta rendeira do Nubank
Outra opção para deixar seu dinheiro rendendo juros para imprevistos e despesas de emergência é na conta do Nubank.
Além das caixinhas do Nubank, você pode simplesmente deixar seu dinheiro parado na conta no aplicativo.
Assim, todo o valor na sua conta tem rendimento automático de 100% do CDI, desde que deixe seu dinheiro aplicado por mais de 30 dias.
Mas, nada impede que você transfira para outra conta ou saque seu dinheiro, contudo, não recebe o rendimento gerado antes do prazo.
Conta do Nubank ou Tesouro Selic: Qual rende mais?
Já vimos que nos dois casos teremos um rendimento que acompanha a Selic, certo? Mas, na prática, será que um remunera melhor que o outro?
Bom, podemos dizer que seja você investindo no Tesouro Selic ou deixando seu dinheiro na conta do Nubank, terá praticamente o mesmo rendimento.
Além de remunerar muito semelhante, nos dois casos você é taxado pelas mesmas tarifas ao retirar o dinheiro.
No Tesouro Selic e na conta rendeira do Nubank, ao fazer o saque do dinheiro investido você precisará pagar IOF e mais a alíquota do Imposto de Renda.
Mas, atenção, pois dá para ficar isento do IOF, desde que você não retire o dinheiro antes do prazo de 30 dias.
Tesouro Selic ou Nubank: Qual escolher?
Ambas são opções para criar uma reserva de emergência, considerando que se trata de um investimento de pouquíssimo risco e de curto prazo.
Contudo, a melhor escolha dependerá do seu objetivo com o dinheiro, ou seja:
- Se você quer mais segurança e não tem controle financeiro, recomendamos o Tesouro Selic, pois é garantido pelo FGC e é “mais burocrático” retirar o dinheiro
- Caso você queira a flexibilidade de poder pegar seu dinheiro a qualquer momento, a conta do Nubank é melhor
Confira a seguir as principais vantagens e desvantagens de cada um desses investimentos!
Vantagens de investir no Tesouro Selic:
- Investimento mais confiável e seguro no Brasil
- Valor inicial baixo para começar a investir
- Dá para programar aplicações automáticas todos os meses
- Rende acompanhando a taxa Selic
Desvantagens de investir no Tesouro Selic:
- Não dá para resgatar o valor de forma imediata
- É preciso ter conta em uma corretora de valores para investir
- Investimentos acima de R$10 mil cobram uma taxa de custódia de 0,2% a.a.
Vantagens de investir na Conta do Nubank:
- É fácil e rápido investir, basta acessar o aplicativo do Nubank
- Dá para resgatar seu dinheiro no mesmo dia
- Não tem valor mínimo para começar a investir
- Rende 100% do CDI, que é praticamente a mesma remuneração da Selic
Desvantagens de investir na Conta do Nubank:
- O resgate fácil pode não ser bom para quem não tem controle financeiro
- Para receber com rendimentos é preciso esperar ao menos 30 dias
Então, agora sim você já consegue analisar e saber onde deixar seu dinheiro! Aproveite, pois dá para começar com pouco e garantir uma maior estabilidade financeira para você e sua família!