Cargando
0%A restrição dos bancos é algo que atrapalha e muito a vida de algumas pessoas. Esse é um método utilizado por pequenas e grandes empresas para que alguém não consiga crédito com tanta facilidade, e há um motivo para isso acontecer!
Geralmente, essa restrição dos bancos acontece por conta da utilização inadequada de crédito, como um empréstimo, financiamento, cheque especial, cartão de crédito, enfim.
Um grande problema para boa parte das pessoas que precisam de dinheiro com urgência, mas que caso não seja resolvida, vai gerar danos permanentes ao seu nome. Então, veja como resolver essa questão de forma fácil!
O que é a restrição interna dos bancos?
Cada banco tem sua própria política, claro. Entretanto, a restrição deles possui um lado muito semelhante, um padrão utilizado para todos os clientes. Seu objetivo é colocar o nome de alguns devedores no “prejuízo”.
Isso acontece porque você não está realizando o pagamento correto de suas parcelas de um empréstimo ou cartão de crédito. Dessa maneira seu nome fica “sujo” e nenhuma outra instituição oferece crédito para você.
Entretanto, tudo isso está dentro da lei. Quando uma empresa decide marcar seu nome é por conta de uma falha no pagamento das suas pendências.
Isso dificulta muito para que consiga crédito e também possui outras implicações, como pontuaremos ao longo deste conteúdo.
O que significa ter o nome no SCR?
Muitas pessoas têm o nome no SCR, mas isso não significa que seja algo ruim. Afinal de contas, o Sistema de Informações de Crédito tem suas vantagens, pois ajuda para que algumas pessoas consigam crédito de forma rápida e segura.
Por outro lado, se você costuma ter dívidas com bancos, o problema surge. Seu nome passará a ter uma péssima reputação no sistema e com isso qualquer oferta de cartão, conta ou crédito se tornam mais complicadas de conseguir.
A partir do momento em que contrata um crédito, já saiba que seu nome deve estar no SCR. Agora é uma questão de administrar bem para que ele não fique sujo durante o período de pagamento.
Vale destacar que ao atrasar, mesmo que por alguns dias, o pagamento das suas contas seu nome também pode sofrer. Suas métricas de bom pagador podem ser alteradas.
E não apenas isso, é preciso ter o máximo de cuidado para lidar bem com algumas empresas.
Essas podem aumentar muito o juros depois de um atraso e você ficará sem ter como pagar, o que será ainda pior para seu nome no SCR.
Quanto tempo dura a restrição dos bancos?
A lei diz que o direito de cobrar as dívidas é de até 5 anos, que é o que as pessoas chamam de período para a “dívida caducar“.
Entretanto, isso não significa que você não terá mais uma pendência depois do período, apenas que nenhum banco pode considerá-la ao oferecer crédito.
Basicamente é como se o seu nome deixasse de ser sujo por conta disso, mas somente a restrição sai do seu CPF nos birôs de crédito.
E isso realmente resolve a situação para algumas pessoas (voltam a ter o nome limpo), mas o que muitos não sabem é que a dívida vai persistir.
Pode ser que não consiga mais crédito com facilidade naquele banco em que possui uma restrição interna dos bancos.
Dependendo da instituição, recomendamos que tente realizar uma negociação com descontos, aproveitando os feirões para limpar o nome.
MELHORES FEIRÕES PARA LIMPAR O NOME
Como funciona a restrição dos bancos?
O credor, ou seja, o banco, é responsável por garantir que o devedor pague a dívida. Ele pode fazer isso de diferentes maneiras, como a partir de cobranças.
Entretanto, essa não é uma consequência muito grande e diversas pessoas podem solicitar um empréstimo e não pagar pensando apenas nisso.
Exatamente por esse motivo que existem as restrições. Elas são responsáveis por oferecer uma série de restrições para o devedor que não pagar a conta corretamente. Veja bem que isso apenas acontece no caso de atrasos no pagamento!
Dessa maneira, o seu nome fica negativado e perde acesso a boa parte do crédito que teria. E, o que torna o processo ainda mais perigoso é que diversas instituições financeiras consideram seu nome para oferecer ou não um crédito, avaliando o “score bancário“.
Então sim, seu cadastro no SCR será avaliado. Assim que for destacado qualquer tipo de inadimplência, a instituição financeira pensará duas vezes antes de oferecer um empréstimo para você.
E isso pode durar até mesmo depois do pagamento da dívida, pois fica essa observação atrelada ao seu CPF no banco.
Como retirar a restrição interna dos bancos?
Bem, agora sabendo de tudo que passamos aqui você deve estar se perguntando qual é a melhor forma de retirar sua restrição dos bancos, certo?
Caso você esteja com o nome sujo precisa saber se já pagou a dívida ou não. A partir disso, siga uma das etapas abaixo:
- Verifique se a sua pendência está ativa e faça o pagamento total;
- Entre em contato com o Procon caso já tenha pagado o valor, mas seu nome ainda esteja na lista.
A partir disso você já garante que seu nome está limpo. Importante mencionar que seu nome pode ficar no SCR por mais 2 meses depois do pagamento das suas dívidas.
Após esse período, a reclamação no Procon já pode ser criada e logo a negativação desaparece!