Cargando

0%

Quando o assunto são as criptomoedas, muitos entusiastas ficam se perguntando como funciona a mineração de Bitcoin, que é a moeda digital mais valiosa do mercado nos últimos anos.

Por isso, se você quer começar a investir no mundo cripto, mais precisamente realizar a compra e venda de criptomoedas, continue conosco e entenda neste guia rápido como começar a minerar, que pode ser uma “fábrica de dinheiro”.

O que é Bitcoin?

Embora essa seja a criptomoeda mais conhecida no mundo, é importante deixar claro do que estamos falando, principalmente em termos mais técnicos, pois será preciso para entender como funciona a mineração de Bitcoin.

Bom, Bitcoin é um criptoativo, mais precisamente a primeira moeda digital do mundo. Ou seja, uma moeda que só existe na internet, como se fosse dinheiro eletrônico.

Atualmente, usa-se Bitcoins (BTCs) para os mais variados fins, como investimentos em criptomoedas, pagamento de produtos e serviços em locais que aceitam o ativo, poupança digital e muito mais.

Além disso, vale destacar que estamos falando de um ativo da blockchain, isto é, suas transações acontecem por meio dessa plataforma.

É a blockchain que garante a segurança do Bitcoin, uma vez que criptografa todas as negociações e permite que cada usuário tenha seu próprio ativo.

Como funciona a mineração de Bitcoin?

Há diversas maneiras de se ter Bitcoin, mas basicamente, ou você precisará comprar, ganhar ou minerar.

Como é bem pouco provável que alguém lhe doe Bitcoins e dependendo do valor não seja acessível para a compra, uma maneira muito procurada é a mineração.

De modo geral, podemos dizer que minerar Bitcoins é como resolver um problema matemático de alta complexidade em seu computador, através de blocos criptografados na blockchain.

Assim, em uma analogia, a primeira pessoa que chegar à resposta correta para o problema, é recompensada.

Na prática, o processo de mineração de criptomoedas funciona a partir do método de tentativa e erro, até que a resposta seja encontrada.

O minerador vencedor ganha 6,25 Bitcoins quando conseguir minerar, o equivalente a R$671 mil na cotação atual.

Dá para minerar Bitcoin de casa?

Sim, dá para fazer a mineração de Bitcoin aí da sua casa mesmo, visto que tudo o que você precisa é de um computador e acesso à internet.

Contudo, tenha em mente que você necessitará de um computador potente e sua conta de luz aumentará, pois será preciso deixá-lo ligado durante muito tempo.

Além disso, destacamos que as chances de sucesso na mineração de Bitcoin aumentam se você se unir a outros mineradores, no chamado “pool de mineração”, visto que estamos falando de algoritmos difíceis de decifrar.

Sem contar que a rede Bitcoin adiciona um novo bloco de BTCs a cada 10 minutos, o que é pouco tempo para uma pessoa sozinha.

Como minerar Bitcoin?

Se você entendeu como funciona a mineração de Bitcoin e tem os recursos disponíveis, confira a seguir quais são as etapas.

Primeiro, o minerador recebe o último lote de dados da blockchain. Esse dado é então executado por uma plataforma (CGMiner, por exemplo) através de um algoritmo criptográfico.

Posteriormente, será gerado para o minerador uma sequência de letras e números, que não revelam nenhuma transação, mas será usado para a validação do projeto.

Essa sequência é conhecida como “hash”, que será a garantia de que seu bloco em mineração não seja violado.

Assim, o minerador deve gerar novas unidades da criptomoeda, validando as informações por meio desses códigos.

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre como funciona a mineração de Bitcoin? Saiba que essa é uma forma de ter uma das cripto mais valiosas do mercado, mas também tenha em mente que é preciso um bom investimento, principalmente em equipamentos e energia elétrica!