Carregando
0%Se você frequentemente solicita empréstimos ou deseja realizar um financiamento, é preciso saber o que é CET que aparece no contrato, pois basicamente, estamos falando do total de juros que você irá pagar pelo crédito.
O Custo Efetivo Total é muito mais do que uma taxa em seu contrato, mas sim todos os juros, tarifas e encargos decorrentes da operação.
Por isso, é importante entender o que significa o CET em seu contrato e saber comparar as taxas para fazer a melhor escolha para o seu bolso, visto que é comum um empréstimo oferecer baixa taxa de juros, mas ter um CET altíssimo.
Mas, calma, pois preparamos este guia com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, para fugir dos juros abusivos ou cobranças indevidas! Aproveite!
O que é o CET?
CET é a sigla para Custo Efetivo Total e quer dizer quais são todos os custos envolvidos quando você contrata um empréstimo ou financiamento.
Basicamente, o CET inclui todos os juros, encargos, taxas, impostos e seguros cobrados pela instituição ao lhe conceder crédito.
Então, tenha em mente que CET é diferente da taxa de juros cobrada em cada parcela, visto que é a somatória de todas as tarifas que você irá pagar.
Para que serve o CET?
Agora que você já sabe o que é CET no empréstimo e no contrato de financiamento, é hora de entender para que serve essa taxa…
Normalmente, temos o costume apenas de olhar a taxa de juros cobrada no empréstimo ou financiamento oferecido pelo banco, mas saiba que o que mais importa é o CET.
Inclusive, segundo a Resolução CMN n° 3.517 de 2017 do Banco Central, todos os bancos e financeiras precisam informar ao cliente qual é o Custo Efetivo Total da operação.
Mas, então, para que serve o CET em um contrato? Bom, basicamente para que o cliente possa estar a par do que irá pagar, sem taxas escondidas.
Dessa forma, o consumidor ganha conhecimento e autonomia para buscar o crédito mais vantajoso para o seu bolso.
Que taxas são cobradas no CET?
Geralmente, o CET engloba os seguintes custos:
- Juros da operação
- Taxa referente à análise de crédito do cliente
- Tarifas administrativas da operação
- Taxa de cadastro
- Seguros inclusos no crédito contratado
- IOF (Imposto sobre Operações Financeiras)
Mas, é importante mencionar que os custos podem variar de instituição para instituição e é justamente por isso que alguns empréstimos são mais baratos que outros, por exemplo.
Onde aparece o CET?
Em qualquer contrato de empréstimo ou financiamento deve aparecer qual é o Custo Efetivo Total da operação, seja em contratações em lojas físicas ou online.
Normalmente, o CET é apresentado em porcentagem anual no contrato, para que o cliente saiba quanto vai pagar.
Porque é importante olhar o CET do contrato?
Como mencionamos anteriormente, nem sempre o empréstimo com taxa de juros de 1,5% ao mês quer dizer que é mais barato, pois pode ter um CET maior.
Essa é a importância de saber exatamente qual é o CET do seu contrato, para ter noção de quanto custará o empréstimo a você no final das contas.
Dessa forma, o cliente pode comparar ofertas e escolher aquela que tiver o melhor-custo benefício para si.
Conclusão
Portanto, agora você já sabe o que é o CET no seu contrato, certo?! Essa é a soma de todas as taxas que será preciso pagar, então, na hora de contratar crédito, avalie!