Carregando
0%O Auxílio Gás é uma ajuda que o governo oferece para muitas famílias comprarem gás de cozinha, que é um item essencial para se ter em casa.
O valor desse benefício social do governo é pago bimestralmente e ele retornou esse mês com o calendário do Auxílio Gás em outubro que já foi divulgado.
Quem tem direito a receber e quais são as datas do calendário do Auxílio Gás em outubro? Confira tudo sobre o benefício, sobre qual é o valor atual que é disponibilizado para as famílias e saiba como solicitar o auxílio caso você tenha direito e se encaixe nas regras!
Onde ver o calendário do Auxílio Gás em outubro?
Em apenas dois anos, o valor do botijão de gás subiu quase 50% e, para quem já tem dificuldades financeiras, ele passou a ser um item cada vez mais difícil de ter em casa.
Por isso, o Vale Gás é um benefício que é essencial para muitas famílias, já que vai permitir que elas consigam preparar suas refeições para terem uma alimentação mais saudável e nutritiva.
Leia mais: 10 excelentes cartões para economizar na gasolina e gás
E, como falamos, ele está de volta esse mês e para conferir o calendário do Auxílio Gás em outubro, tudo o que você precisa fazer é baixar o aplicativo do Bolsa Família.
Quando você acessar, escolha a opção para entrar com a sua senha que você cadastrou com a sua conta do Gov.br, que logo depois vai ser direcionado para uma nova tela onde poderá digitar o seu CPF para continuar.
Após isso vai ser solicitado uma validação do seu login através de um código que será enviado para o e-mail que você cadastrou.
Anote ele rápido e digite na próxima tela em até 5 minutos, pois depois disso ele não vai valer mais.
Quando estiver tudo certo com a sua conta, digite a sua senha e entre na área de benefícios do aplicativo para saber os que estão disponíveis para você.
Também dá para ver tudo que já foi recebido e o que está previsto para entrar, clicando no botão de ver parcelas.
Quais as datas de pagamento do Auxílio Gás de outubro?
O pagamento do Vale Gás é feito de acordo com o último número do NIS e, em outubro, ele vai ser feito durante os dias 18 e 31.
A divisão geral ficou assim:
- NIS com final 1: receberá no dia 18/10;
- NIS com final 2: receberá no dia 21/10;
- NIS com final 3: receberá no dia 22/10;
- NIS com final 4: receberá no dia 23/10;
- NIS com final 5: receberá no dia 24/10;
- NIS com final 6: receberá no dia 25/10;
- NIS com final 7: receberá no dia 28/10;
- NIS com final 8: receberá no dia 29/10;
- NIS com final 9: receberá no dia 30/10;
- NIS com final 0: receberá no dia 31/10.
Qual o valor do Vale Gás 2024?
Como a gente falou, o valor do Gás de cozinha subiu bastante nos últimos anos e nunca mais baixou. Inclusive, ele passou por um novo reajuste em julho deste ano.
E, na hora de definir o valor que vai disponibilizar para as famílias, o Governo leva em consideração todas essas variações.
Por isso, hoje o valor que as famílias brasileiras recebem é de R$102,00 e ele é pago a cada dois meses.
Com esse valor, os beneficiados vão conseguir cobrir pelo menos metade do preço médio do botijão de gás e assim vão conseguir ter acesso a esse item que é tão essencial.
Além disso, esse não é um valor fixo já que, assim como o preço do gás muda, o benefício também vai poder mudar de acordo com os ajustes de preço do mercado.
São muitas famílias que não conseguem arcar com esse custo básico e elas acabam tendo que ficar sem cozinhar ou abrir mão de outros itens essenciais para custear esse.
E, por mais que não seja o valor inteiro, esse auxílio já consegue oferecer um certo conforto já que o maior objetivo do programa é tentar diminuir o máximo do impacto que todo esse aumento do gás de cozinha causa nos orçamentos de quem mais precisa.
É verdade que o Auxílio Gás vai acabar em 2025?
Caso você não saiba, o programa Vale Gás passou por um corte de mais de 80% da verba mesmo com o aumento do número de inscritos.
Isso deixou muitas pessoas se perguntando se ele vai acabar em breve, mas a verdade é que o Governo apenas vai reformular o auxílio.
Após analisar como ele funciona hoje em dia, onde as famílias recebem o valor em dinheiro, os profissionais chegaram a um novo formato que eles acreditam que vai funcionar melhor.
Nele, as famílias não vão mais receber o valor em dinheiro e vão passar a receber o botijão de gás de uma revendedora credenciada.
Para participar do programa, as revendedoras vão precisar se cadastrar e venderão o gás diretamente para as famílias através do aplicativo que a Caixa Econômica vai criar.
A intenção por trás disso é que o dinheiro seja destinado apenas para essa finalidade, pois todo o processo de pagamento vai ser direto pelo aplicativo.
Porém, essa mudança ainda está no papel e não passou pela votação da Câmara e do Senado.
Inclusive, não foi divulgada nenhuma data possível de quando isso pode acontecer. Por enquanto, o programa segue funcionando como está. Mas, a expectativa é que esse formato já comece a valer a partir de janeiro do próximo ano.
Já conferiu o calendário do Auxílio Gás em outubro?
Fique de olho nas parcelas para saber quando vai poder receber a ajuda para comprar o gás da sua casa.
Esse programa garante a alimentação de muitas famílias e é muito importante para que elas possam ter acesso a esse item essencial, mas que pelo preço acaba pesando muito nas contas do mês.
Pelo aplicativo do Bolsa Família é possível ficar por dentro de todas as parcelas e das novidades do programa, que promete ser reformulado no próximo ano. Aproveite para baixar no seu celular e acompanhe tudo!