Carregando

0%

No Brasil há mais de 11 milhões de mães solteiras cuidando de seus filhos sem muito amparo. O número obtido pelo FGV é realmente alto e por conta disso o Auxílio Mãe Solteira pode ser a solução para diminuir a desigualdade econômica para esse grupo.

Como esse foi um assunto que gerou muitos debates nos últimos anos, existe uma proposta do governo que visa oferecer uma solução mais imediata para o problema. 

Por isso, se você quer saber qual é o benefício do Auxílio Mãe Solteira e porquê ele é tão interessante nesse momento, vamos explicar melhor a seguir!

O que é o Auxílio Mãe Solteira?

O Auxílio Mãe Solteira é um Projeto de Lei (PL n. 2099/2020) é uma proposta que ainda está em discussão na Câmara dos Deputados, que visa oferecer uma quantia em dinheiro para mães solo.

Podemos resumir esse como um auxílio para mulheres que são solteiras e possuem filhos. Essas devem ser as provedoras do grupo familiar e não podem ter companheiro ou cônjuge para contribuir de forma externa. 

O valor é de R$ 1.200,00 por mês e pode ser utilizado como a pessoa desejar. Sem contar que, além desse recurso é possível complementar com alguns outros. 

O Bolsa Família, no entanto, continuará sendo pago para as famílias da mesma forma que sempre aconteceu, mas não para essas mães.

De toda forma, essa pode ser uma grande ajuda para aquelas pessoas que estão desamparadas. Os cuidados com crianças podem custar muito dinheiro e tempo, assim muitas mães não conseguem arrumar trabalho.

Leve em consideração também que essa proposta visa oferecer maior conforto para a criança também. Com condições melhores, é possível progredir financeiramente que é um dos objetivos do estado para seus cidadãos.

Esse valor ainda não está disponível e ainda haverá avaliações sobre o orçamento necessário para isso. Porém, você já pode entender com mais detalhes como funcionará o processo.

Como funciona o projeto Mãe Solteira?

Além da Bolsa Família com valor adicional, o governo planeja oferecer R$ 1.200,00 para mães solteiras que são provedoras da sua residência. A ideia é exatamente trazer mais segurança para essas pessoas.

Como são mais de 11 milhões de mulheres passando por essa situação no Brasil, o debate sobre esse benefício ganhou muito espaço. 

No geral, ele será pago para uma categoria específica de mães solteiras, mas nem todas podem receber. A análise, como de costume, acontece pelo próprio CRAS, seguindo as diretrizes relacionadas à renda, idade e muito mais. 

E sim, a idade dos filhos também conta para que possa receber. Por exemplo, aquele filho que não está mais na sua residência não deve entrar no cálculo.

O projeto Mãe Solteira ainda está na fase de desenvolvimento, mas já é um dos mais falados no Brasil. Ele promete mudar a realidade de milhões de mulheres, garantindo que elas possam ter maior segurança e conforto para seus filhos.

Se você quer saber se terá direito ao recurso, vamos ver a seguir os critérios fundamentais para garantir o seu Auxílio Mãe Solteira!

Quem vai ter direito ao Mãe Solteira?

Como já foi falado aqui, aquelas mães que se encontram em uma situação de vulnerabilidade econômica vão receber! 

Para saber se você se encontra nessa lista, verifique abaixo os critérios mais importantes para conseguir acesso ao benefício social:

  • É necessário ser mulher com mais de 18 anos de idade;
  • Não ter nenhum emprego formal, ou seja, sua carteira não deve estar assinada;
  • Não ser a titular do programa Bolsa Família ou do seguro-desemprego;
  • Ter uma renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa, ou renda total de 3 salários mínimos;
  • Estar com a inscrição ativa no CadÚnico, que é o programa do governo que avaliará sua situação.

Aquelas pessoas que recebem Bolsa Família atualmente e são mães solteiras, provavelmente devem trocar por esse novo auxílio. Dessa forma, haverá a garantia de um valor maior mensal para sua família.

Além disso, outro ponto interessante de mencionar é que apesar de não ser possível receber o recurso enquanto está com carteira assinada, trabalhadoras informais, autônomas e MEIs podem receber. 

Por outro lado, é essencial entender que os valores de seus ganhos mensais não podem ultrapassar o que foi estipulado no projeto. 

A iniciativa ainda pode sofrer com uma série de mudanças, visto que ainda não foi aprovada. É preciso ficar atento para saber que nada mudará ao longo dos próximos meses e assim garantir seu recebimento.

Maior liberdade financeira com o Auxílio Mãe Solteira!

Apesar de não ser um valor alto o suficiente para garantir tudo que você precisa, receber esse valor faz uma grande diferença.

Assim poderá ter uma maior liberdade e flexibilidade financeira para cuidar de seus filhos. Então, esperamos que logo o Auxílio Mãe Solteira esteja disponível!

Fique de olho nas novidades! Assim que algo novo sobre esse benefício social surgir, traremos aqui. Mostraremos também qualquer ponto que sofreu alteração e como isso poderá afetar, por enquanto, nos resta esperar!