Carregando
0%Hoje em dia, quem tem um orçamento limitado não precisa ficar sem fazer uma faculdade. Você pode contar com um auxílio estudantil para conseguir terminar seus estudos, sem preocupações financeiras tão grandes assim.
É isso mesmo! Existem alguns tipos de auxílio estudantil que podem ajudar a custear os seus estudos em uma instituição de ensino paga, como uma faculdade particular.
Por isso, neste guia vamos te mostrar algumas dessas opções, que podem ser a oportunidade que você tanto estava aguardando. Vamos conferir?!
O que é um auxílio estudantil?
Essa é exatamente a ajuda financeira que você precisa para fazer o curso dos seus sonhos em uma universidade paga, como a Anhanguera, por exemplo.
O objetivo desses auxílios é pagar seus estudos ou parte deles, para que você consiga focar no que realmente importa, sem preocupações financeiras.
Isso porque o preço de alguns cursos em instituições privadas são muito altos e ficaria inviável o pagamento, até porque boa parte dos alunos precisam parar de trabalhar para começar a estudar.
Então, aproveitar esse tipo de benefício é um dos caminhos mais simples para quem deseja cursar aulas em uma universidade.
O auxílio estudantil, no entanto, não é sempre maravilhoso. Aqueles que mostraremos hoje para você possuem seus pontos positivos e negativos.
Para ter sucesso com esses recursos, mantenha um bom padrão de estudo e administre bem seu tempo. Assim você garante sua graduação completa.
Um ponto importante a destacar é que eles não estão disponíveis durante todos os anos, ok? Então, fique atento aos prazos de matrículas, para garantir sua vaga com esse recurso.
3 Bolsas de auxílio estudantil para aproveitar
Se você pensa em começar sua faculdade ainda este ano, já pode começar a buscar as melhores opções de auxílio.
Três tipos são os mais queridos pelos estudantes brasileiros e facilitam muito a entrada em alguma universidade privada.
Em geral, os auxílios financeiros estudantis que vamos apresentar logo abaixo, podem estar disponíveis para todos os cursos em certo período do ano.
Além disso, os programas são bem idealizados para que aqueles que possuem menor quantidade de renda tenham acesso. Assim fica muito mais fácil para quem tem menos recursos. Vamos conhecer eles?
Prouni
Esse é o mais popular dentre os programas de auxílio. O Programa Universidade para Todos tem como objetivo oferecer bolsas de estudos para estudantes da rede particular. Assim é possível pagar as mensalidades.
O aluno pode receber tanto 100% do pagamento das mensalidades como descontos. Alguns conseguem até 80% de desconto e isso faz com que o preço para pagar por mês seja muito menor.
Acreditamos que essa seja a opção que mais deve ser cogitada por você. Ela é a única que pode garantir sua entrada na faculdade sem pagar absolutamente nada! Por outro lado, nem sempre tem o curso que mais deseja.
As bolsas podem ser distribuídas de acordo com sua nota no ENEM. Quanto maior ela for, maior a bolsa. Isso dependerá também do curso desejado.
FIES
O FIES (o Fundo de Financiamento Estudantil do Ministério da Educação) tem um direcionamento totalmente diferente.
Ele é um programa que visa oferecer o pagamento de todas as mensalidades do seu curso enquanto estiver o realizando. Você apenas precisa pagar ele após sua formação.
Isso significa que você tem 4 ou 5 anos completamente livres de cobranças. No entanto, ao terminar o curso terá que realizar o pagamento total. Esse pode ser muito alto, por isso nem sempre vale a pena.
Nem sempre encontrará, na sua formação, a possibilidade de trabalho para pagar essa dívida em tempo ágil. Nesse caso, é fundamental um pouco mais de planejamento para não ter problemas financeiros no futuro.
A boa notícia é que o FIES consegue oferecer algo mais dinâmico com relação às bolsas de estudo. Há maiores quantidades de cursos disponíveis, já que o que mais importa mesmo é o pagamento.
Saiba de antemão que, mesmo com esse sistema, você precisará de uma nota mediana no ENEM para conseguir entrar na faculdade.
Bolsas de iniciação científica
Essa não é muito conhecida, mas é muito útil para qualquer aluno, seja de instituições de ensino superior públicas ou privadas.
Apesar das pessoas acreditarem que ela está disponível apenas para estudantes da pós graduação, a verdade é outra.
Aqueles que começaram suas graduações também podem realizar o programa de maneira muito simples. Basta encontrar um professor orientador e criar uma parceria com ele para um projeto de pesquisa ou se inscrever em projetos com vagas abertas.
Além da bolsa que receberá, essa é uma das melhores formas de começar uma atividade na sua vida acadêmica. Isso faz toda diferença, tendo em vista a quantidade de pessoas que precisam de experiência profissional antes de iniciar sua carreira pós formação.
Garanta agora sua vaga com auxílio estudantil!
Se você se interessou por alguns dos auxílios mostrados aqui, pode começar a procurar pelo que deseja agora. Pode ser que, no momento em que está lendo esse artigo, alguma inscrição acabou de começar. Então, corra para garantir seu auxílio estudantil!
Geralmente há prazos bem definidos para inscrições. No início do ano, aproximadamente na metade do mesmo há inscrições.
Esse sistema pode ser alterado, porém ainda assim, há dois momentos em que faculdades recebem novos estudantes e são exatamente nessas datas. Garanta sua bolsa!