Carregando

0%

Você sabia que quase 7 em cada 10 brasileiros está endividado? Sim, é isso mesmo que você leu, infelizmente! Cerca de 70% dos consumidores aqui no Brasil possuem contas de médio e longo prazo, como parcelas de empréstimos, financiamento de imóveis, fatura do cartão de crédito, entre outros.

Assim, com tanta despesa ao longo do mês, é de se imaginar que muitas pessoas precisem de uma ajuda extra para manter as contas em dia, não é mesmo? Uma das soluções encontradas nesses casos é antecipar o 13° salário.

Mas, será que vale a pena mesmo pedir a antecipação do décimo para acabar com as dívidas? Os juros cobrados pela utilização desse serviço compensam? Será que essa é a melhor solução para seu bolso?

Bom, seja você um beneficiário do INSS ou um trabalhador formal, saiba que é importante pensar nessa alternativa para pôr as finanças em dia novamente! E, para provar isso, nós do Notícia Oficial preparamos este guia exclusivo para você, aproveite!

Afinal, antecipar o 13° para pagar dívidas é mais vantajoso?

Normalmente, o valor do décimo terceiro salário é liberado aos brasileiros em duas parcelas, que são pagas entre os meses de Novembro e Dezembro de todos os anos. No entanto, os bancos podem antecipar o 13° salário à seus clientes.

Só que para receber o décimo antes do previsto, tem um custo… Nesses casos, o banco cobra uma taxa de juros pelo adiantamento do valor.

Mas, será que os juros cobrados compensam? É mais barato adiantar o décimo ou pedir um empréstimo para ter dinheiro para quitar as dívidas?

Bom, de modo geral, as instituições bancárias cobram juros mais baixos nessa modalidade de crédito.

Inclusive, a média praticada na antecipação do 13° salário é uma das mais em conta no mercado atualmente. 

Por isso, podemos dizer que sim, é vantajoso pedir para antecipar o seu décimo para pôr as contas em dia.

Mas, claro, antes de tomar uma decisão, avalie e compare os juros. Pode ser mais interessante talvez contratar um empréstimo pessoal, dependendo das taxas cobradas.

Benefícios de usar o décimo antecipado

O fim de ano é sempre muito aguardado pelos brasileiros, pois é uma época do ano financeiramente generosa, não é mesmo?

Comprar fica mais fácil, pois as empresas oferecem o pagamento em várias vezes sem juros, podendo começar a pagar em mais de 45 dias após a compra…

Além disso, temos a famosa “gratificação natalina”, ou seja, o direito ao décimo terceiro salário que nos ajuda a ter um final de ano mais tranquilo.

Contudo, muitas pessoas preferem não antecipar o 13° salário, mesmo o banco oferecendo esse serviço e tendo contas em atraso que estão crescendo…

Essa pode não ser uma escolha inteligente, considerando o impacto em seu bolso!

Para sua vida financeira, pode ser muito mais vantajoso fazer a antecipação do 13° salário em 2021 do que deixar para pagar o valor em novembro e acabar gastando em compras desnecessárias.

Por isso, os especialistas financeiros recomendam que você adiante sim o pagamento do décimo para quitar suas dívidas de uma vez por todas.

Dessa forma, além de pagar menos juros, você também se livrará desse problema em seu orçamento, pois é desgastante e estressante ter dívidas, concorda?!

Além disso, ao saber como acabar com as dívidas e sair do vermelho, você consegue organizar suas finanças novamente. 

Assim, consegue planejar melhor suas contas, traçar metas para o futuro e até mesmo poupar e investir, o que não é possível quando se tem contas em atraso.

Quer mais? Bom, ao pagar suas dívidas, você sai da lista de inadimplentes e volta a aumentar seu score de crédito, o que facilita o acesso ao crédito no mercado futuramente.

Com isso, você tem a oportunidade de conseguir financiamentos, empréstimos, cartões de crédito, enfim.

Como gastar o décimo antecipado para pagar as dívidas?

Para os brasileiros endividados, fica difícil escolher qual dívida pagar primeiro, não é mesmo?

Bom, se você quer saber como acabar com as dívidas, a primeira coisa a se fazer é verificar a sua situação nos órgãos de proteção do crédito, como SPC e Serasa.

Através dos sites desses dois birôs de crédito você consegue acessar de forma rápida e prática todas as pendências em seu nome, bem como o valor atualizado, com os devidos juros.

Feito isso e com o dinheiro da antecipação do 13° salário em mãos, o próximo passo é selecionar os débitos mais caros.

prioridade ao pagamento de dívidas que crescem muito e em pouco tempo, ou seja, aquelas que os juros são altos e cobrados por dia.

Por exemplo, as dívidas com cartão de crédito ou cheque especial, considerando que essas são as que têm as taxas de juros mais caras.

Na dúvida, pense no maior problema em seu orçamento, isto é, a dívida que está virando uma bola de neve, que está aumentando cada vez mais e ficando mais difícil de encontrar uma solução para pagar.

Depois, o ideal é ir até a empresa credora e tentar negociar melhores descontos, afinal, pagando à vista, a tendência é diminuir bastante os juros.

O que fazer quando a antecipação do 13° salário não é o suficiente para quitar a dívida?

Dependendo da dívida que você tem, pode ser que os R$1.100,00 do décimo não sejam suficientes para quitar tudo, mas o que fazer nesses casos?

É melhor pagar por inteiro uma dívida pequena e se ver livre do débito ou tentar pagar a maior e ficar com pequenas dívidas?

Bom, novamente vale a regra citada anteriormente, isto é, priorizar as contas com juros mais altos.

Uma boa alternativa, então, é usar a antecipação do 13° salário para conseguir um desconto (abater os juros) e parcelar o valor restante. 

Mas, lembre-se de que é preciso ser uma boa negociação para você, ou seja, só renegocie se as parcelas não forem pesar em seu orçamento.

Com boas dicas de economia em seu dia-a-dia, ficará tranquilo diminuir os gastos com as contas fixas e assim sobrar mais dinheiro para parcelar as dívidas.

Conclusão

Portanto, agora você já sabe que antecipar o 13° salário pode ser uma estratégia inteligente para pôr as finanças em dia, certo?

A grande maioria dos brasileiros não se programa para usar o valor do décimo de forma sábia, onde o mais comum é utilizar esse dinheiro extra para os gastos de fim de ano, como a compra de presentes, festas e até mesmo viagens.

Óbvio que tudo isso é bom e importante em nossa vida, mas se você está com dívidas pendentes, o ideal é acabar com elas primeiro!Por isso, use o seu décimo para melhorar a sua vida financeira e não para criar mais contas!