Carregando

0%

O abono salarial de 2023 começou a ser pago pela Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil no início do ano, mas você sabe se tem direito a receber?

Bom, via regra geral, esse é um benefício pago anualmente aos trabalhadores brasileiros que atendem a certos requisitos estabelecidos pelo Governo Federal, sendo popularmente conhecido como PIS/Pasep.

O valor do abono salarial varia de acordo com o tempo de trabalho do trabalhador no ano-base, sendo o limite o salário mínimo vigente na data do pagamento.

Então, para entender mais sobre e saber se você está na lista de pagamentos da Caixa ou Banco do Brasil, continue conosco!

Quem tem direito ao abono salarial 2023?

De modo geral, tem direito a receber o abono no salário de 2023 aqueles que trabalharam de forma remunerada para pessoa jurídica ou com carteira assinada por pelo menos 30 dias (seguidos ou não) no ano de 2021.

Além disso, é necessário que o trabalhador (do setor público ou privado) tenha recebido até dois salários mínimos, em média, por mês em 2021.

Finalizando, é preciso também que o trabalhador esteja inscrito no PIS/Pasep há, pelo menos, cinco anos.

Quem não tem direito ao abono no salário?

Não têm direito a receber o abono salarial:

  • Trabalhadores rurais e urbanos contratados por pessoas físicas
  • Empregados domésticos
  • Trabalhadores empregados por pessoa física equiparada à jurídica

Se tiver direito, qual é o valor do abono salarial?

Caso você tenha direito a receber o abono salarial 2023, saiba que nem sempre o valor pago é de um salário mínimo.

O valor do abono é proporcional ao período em que o empregado trabalhou de carteira assinada em 2021.

Quando o abono salarial de 2023 será pago?

O calendário para saques do PIS 2023, ano-base 2021, é definido de acordo com o mês de nascimento do trabalhador.

Na prática, o calendário de pagamentos do abono salarial de 2023 teve início no dia 15 de fevereiro. Confira a seguir as datas atualizadas:

Lembrando que as parcelas do PIS/Pasep podem ser sacadas pelo trabalhador até o dia 28 de dezembro de 2023.

Caso não saque o seu abono salarial em 2023 dentro do prazo limite, o valor do benefício poderá ser sacado por até 5 anos. Passando deste prazo, perde-se o direito de saque.

Como sacar o abono salarial PIS/Pasep?

Se você tiver direito ao pagamento do abono salarial 2023, saiba que o saque pode ser feito de forma simples e rápida, tanto na Caixa Federal quanto no Banco do Brasil.

Os pagamentos via Caixa Econômica Federal são feitos apenas para os trabalhadores CLT da iniciativa privada (PIS) e os do Banco do Brasil somente para os servidores públicos (Pasep).

Se você não tiver o Cartão Social, o valor do PIS pode ser sacado em qualquer agência bancária da Caixa, mediante apresentação de documento de identificação.

Já no caso do recebimento do Pasep, o servidor público irá receber seu dinheiro diretamente na sua conta corrente ou poupança do Banco do Brasil.