Carregando
0%Se você tem um cartão de débito ou cartão de crédito ou já é adepto ao uso de carteiras digitais, como Google Pay e Apple Pay, com certeza já ouviu falar sobre pagar aproximando da maquininha, certo? Mas, será mesmo que o pagamento por aproximação é seguro?
Desde a pandemia esse tipo de pagamento se popularizou no Brasil, considerando que é uma forma de pagar muito mais higiênica e rápida, já que não é preciso contato com a maquininha de cartão.
Contudo, essa transformação digital aumentou o número de tentativas, golpes e fraudes com cartão, com compras indevidas.
Por isso, para esclarecer de uma vez por todas esse assunto, preparamos este conteúdo especial para te explicar como funciona a tecnologia NFC e se dá para confiar no pagamento por aproximação. Vamos lá?!
Afinal, o que é pagamento por aproximação?
“Aproxime e Pague”, “Tecnologia NFC” e “Pagamento por aproximação” é tudo a mesma coisa, ou seja, um método de pagar suas compras sem ser preciso inserir o cartão na maquininha e nem digitar a senha.
No Brasil, o limite máximo na maioria dos cartões é de R$200,00 para pagamentos por aproximação. Se a compra for superior a esse valor, é preciso inserir a senha.
Mas, o que muitos não sabem é que o pagamento sem contato não acontece apenas via cartões…
Dá para pagar assim também usando smartphones (através de carteiras digitais) e também via acessórios, como relógios e pulseiras inteligentes, com a tecnologia NFC (Near Field Communication, no português “Comunicação de Campo Próximo”).
Dessa forma, basta aproximar seu cartão, celular ou acessório a menos de 10 cm da maquininha e pronto, a transação é aprovada em poucos instantes.
Como saber se meu banco tem pagamento por aproximação?
Hoje em dia a maioria dos bancos, financeiras e fintechs que emitem cartões já oferecem esse recurso aos seus clientes.
Nos cartões de débito e crédito, o símbolo de 4 ondas impresso no plástico, semelhante ao símbolo do sinal de wi-fi é o indicador que seu cartão paga por aproximação.
Além disso, você pode verificar pelo app ou site do seu banco se o seu cartão é aceito nas principais carteiras digitais, como: PicPay, Samsung Pay, Apple Pay, PayPal, Google Pay, Ame Digital e etc.
Leia mais: Cartão de crédito sem anuidade aceito no Google Pay
Sem contar que tem bancos que vão além e oferecem os acessórios para pagar por aproximação, como é o caso da Pulseira Ourocard do Banco do Brasil, a Band dos cartões Trigg, entre outras.
Então, para ter certeza de que seu cartão realiza pagamentos por aproximação, o ideal é verificar no site ou app do seu banco.
Se sim, basta ativar a função do pagamento por aproximação e quando não tiver utilizando por desativar, para evitar compras indevidas.
Então, pagamento por aproximação é seguro?
Toda nova tecnologia sempre costuma gerar receio no início e quando é algo que envolve dinheiro, a preocupação é maior ainda.
Mas, tenha em mente que sim, o pagamento por aproximação é seguro. Inclusive, é até mais confiável que usar o cartão de chip.
As transações de pagamento à distância via aproximação são seguras por diversos motivos, como:
- Não é preciso inserir a senha do seu cartão na maquininha
- As informações são criptografadas durante a compra
- Só é aceito o pagamento de compras com valores baixos
- No caso do uso de carteiras digitais, o cliente precisa liberar o acesso via biometria, por exemplo
Por esses e outros motivos que você pode confiar para pagar por aproximação, até mesmo porque é mais prático, rápido e diminui os riscos com a clonagem do seu cartão.
Cuidados ao usar o pagamento por aproximação
Por mais que essa tecnologia ofereça segurança durante as transações, sabemos que o que não falta é pessoa de má índole, concorda?
Dentre os golpes envolvendo pagamento por aproximação, a maioria acontece por conta de criminosos que se aproveitam da desatenção dos usuários de cartão ou em casos raros de falha tecnológica.
Por exemplo, é comum muitos usuários nem saberem que seu cartão tem a tecnologia NFC e muito menos que está habilitada automaticamente.
Além disso, muitas pessoas em caso de perda ou roubo de cartão, não se atentam que é preciso bloquear o cartão ou demoram para fazer isso, fazendo com que nesse meio tempo o cartão possa ser usado por quem encontrou.
Sem contar que na hora de pagar, é necessário ficar de olho se está pagando o valor da compra, pois pode acontecer do vendedor digitar o valor incorreto.
Por isso, separamos algumas dicas importantes que podem te ajudar a se proteger de golpes, confira:
- Ative as notificações do aplicativo quando seu cartão for usado
- Sempre verifique os gastos cobrados na sua fatura
- Ao realizar um pagamento, antes de aproximar confira o preço cobrado na maquininha
- Em caso de perda ou roubo, bloqueie imediatamente seu cartão
- Desabilite o pagamento por aproximação quando não for usar
Com essas medidas você garantirá a segurança de seus dados e evitará os golpes financeiros envolvendo seu cartão.
Então, agora você já sabe que o pagamento por aproximação é seguro e vale muito a pena, pois é uma forma mais fácil e rápida de pagar suas compras!