Carregando

0%

Você já ouviu falar no termo “Inverno Cripto”? Bom, se você investe em criptomoedas ou NFT’s, provavelmente nas últimas semanas escutou falar sobre isso, que é quando o preço dos criptoativos começa a cair no mercado mundial.

Contudo, por mais que seja um momento de cautela, saiba que nem tudo está perdido, pois esse pode ser um indicador de que nas próximas semanas a cotação do Bitcoin e outras altcoins volte a subir, ou seja, agora estamos em um período de transição, ótimo para comprar na baixa e vender na alta.

Quer saber mais sobre o famoso inverno das criptomoedas? Então, continue conosco que neste guia rápido vamos lhe explicar tudo sobre o assunto e como ele pode ser vantajoso para o seu bolso!

O que é inverno cripto?

O termo “bear Market”, que na tradução para o português fica “inverno cripto” significa um período de quedas consecutivas no valor das moedas digitais.

Normalmente, o inverno das criptomoedas acontece após o período de “halving” do Bitcoin, que é quando se reduz em 50% a quantidade de Bitcoin produzida, geralmente a cada 210 mil blocos minerados do ativo (em torno de quatro anos).

Próximo halving do Bitcoin

O halving do Bitcoin é um ajuste planejado, que tem como objetivo corrigir o valor da principal criptomoeda do mundo no mercado, evitando sua quebra.

O último halving do Bitcoin ocorreu no ano de 2020, quando a quantidade máxima de Bitcoins mineradas por bloco caiu de 12,5 para 6,25 BTC’s.

Pela lógica, o próximo halving do Bitcoin deve acontecer somente a partir do dia 3 de maio de 2024, ou seja, daqui dois anos.

Na data do próximo ciclo, a emissão de novos Bitcoins no mercado deve cair pela metade, ficando então em 3,125 BTC por bloco.

Embora milhões de investidores não deem a mínima para o halving, esse é um parâmetro importante, pois basicamente ele modifica todo o mercado.

Quanto mais Bitcoins se minera, mais essa moeda está presente no mercado e consequentemente, “menor” o seu valor.

Por isso, seguindo a lei da oferta e demanda, realiza-se o halving do Bitcoin, para garantir que o criptoativo continue “escasso” no mercado e como sabemos, quanto mais raro uma coisa é, mais cara ela custa.

Relação entre o inverno cripto e o halving do Bitcoin

Agora que você já sabe o que é o inverno das criptomoedas e como funciona o halving do BTC, chegou o momento de entender a relação entre esses dois períodos e como isso afeta o seu dinheiro.

Bom, o Bitcoin está prestes a fechar sua 8ª semana no vermelho, saindo de US$48.200 para US$29.251, ou seja, uma queda de aproximadamente 38%.

Esse é um dos maiores períodos de baixa na cotação do Bitcoin. No total, são 184 dias de queda, iniciado em novembro de 2021.

Mas, o que muitos investidores veem como sinal de alerta, os especialistas veem como oportunidade, pois esse pode ser o momento de virada na cotação do BTC.

Não acredita? Bom, estamos falando justamente da relação entre halving do Bitcoin e inverno cripto, sendo esse o momento de acumular criptomoedas.

Os ciclos de halving afetam o preço da criptomoeda no mercado, onde atualmente estamos bem na metade do ciclo.

Assim, normalmente, os ciclos de halving marcam uma grande valorização do Bitcoin no mercado, seguido de uma correção também acentuada.

Mas, analisando os ciclos anteriores, o padrão comum é que o preço do Bitcoin pelo menos se mantém.

Por isso, os especialistas financeiros acreditam que o inverno cripto está sim acontecendo, mas não há com o que se preocupar, pois a criptomoeda está sendo negociada a um preço justo.

E sobre quanto tempo vai durar o inverno cripto, não se sabe, pois podem ser semanas ou anos, tudo depende de como o mercado vai reagir e as influências no preço do BTC!

Atualmente, estamos atrás apenas do inverno de 2017, quando o Bitcoin permaneceu em queda por 362 dias (quase um ano).

Contudo, tenha em mente que mesmo que este histórico de quedas seja assustador, sempre há um lado positivo, pois o Bitcoin sempre se reergueu nos ciclos anteriores.

Ou seja, ao invés de vender todos os seus BTC’s, talvez seja o momento de segurá-los na carteira, para valorizar seu dinheiro em longo prazo!