Carregando

0%

Quando o assunto é declaração do Imposto de Renda, muitos contribuintes “tremem na base”, com medo de fazer algo errado e acabar caindo na malha fina. Um dos tipos de declaração que costuma gerar dúvidas e receio é sobre como declarar doações no Imposto de Renda

As doações financeiras podem ser feitas por inúmeras razões, como quando é antecipado valores de herança aos filhos, por exemplo, o que é totalmente legal e não deveria gerar preocupações.

Além disso, é preciso declarar doações de bens, como o ganho de imóveis e automóveis, dinheiro em espécie e até mesmo bolsa de estudo e pesquisa da universidade, embora a grande maioria das pessoas não saiba disso.

Então, mesmo que esse não seja um tipo de ganho tributável, é preciso declarar doações no seu imposto. Confira a seguir como fazer isso de forma simples e rápida!

Passos de como declarar doações no Imposto de Renda

É obrigatório declarar qualquer doação realizada ou recebida em seu imposto anual, tanto quem doou quanto quem recebeu o dinheiro ou bem.

Mas, vale lembrar que para fins de tributação para a Receita Federal, a doação é entendida como um rendimento livre de imposto para quem recebe (donatário).

Confira a seguir como declarar doações no Imposto de Renda, por parte de quem recebeu:

  1. Vá até o Programa do IR da Receita Federal
  2. Na ficha de “Bens e Direitos” insira os dados da doação que recebeu
  3. Em seguida, na ficha de “Rendimentos Isentos e Não tributáveis” informe novamente os dados da doação, para não ter que pagar imposto

Veja abaixo como declarar doações no Imposto de Renda, por parte de quem doou:

  1. Vá até o Programa do IR da Receita Federal
  2. Na opção de “Doações Efetuadas” insira todos os dados da doação realizada
  3. Logo após essa etapa, informe novamente os dados da doação na ficha de “Bens e Direitos”

Prontinho, agora você já sabe como declarar doações no Imposto de Renda e não tem mistério nenhum, sendo essa uma das declarações mais fáceis e rápidas de fazer!