Carregando

0%

Os Fundos de Investimento Imobiliários, conhecidos pela siga FII, são ótimos investimentos e cada vez mais os brasileiros estão apostando nesse tipo de aplicação para fazer seu dinheiro render mais e claro, ganhar dividendos.

Contudo, nem todos os investidores sabem como declarar fundos imobiliários no Imposto de Renda, visto que a declaração é um pouco diferente dos outros tipos de fundos.

Então, para não errar e evitar a tão temida “malha fina, continue conosco que preparamos este guia com um passo a passo rápido com as regras para declarar seus Fundos de Investimento Imobiliário no sistema da Receita Federal. Aproveite!

Passo a passo de como declarar Fundos de Investimento Imobiliários

Se você investe em um dos tipos de fundos imobiliários, saiba que sim, é obrigado a fazer a declaração no Imposto de Renda. Mas, calma, pois por mais complicado que pareça, é mais simples do que você imagina.

Na prática, a declaração dos fundos imobiliários é bem semelhante a declaração das ações no Imposto de Renda, visto que é necessário informar:

  • Cotas adquiridas
  • Os rendimentos gerados na aplicação (em caso de venda das suas cotas)
  • O valor dos dividendos ganhos com seu FII

Por isso, confira a seguir como declarar fundos de imobiliários no seu imposto, da forma correta, para evitar problemas com o fisco!

  • Passo 1: Abra o programa da Receita Federal para a declaração do Imposto de Renda e acesse a ficha de “Bens e Direitos”
  • Passo 2: Selecione o grupo “07 – Fundos” e em seguida o código “03 – Fundos Imobiliários (FII’s)”
  • Passo 3: É necessário preencher o nome fundo a ser declarado, o CNPJ da empresa que administra o fundo, a corretora de valores que custeia o mesmo e o valor da sua cota. Todos esses dados podem ser encontrados no informe de rendimentos, que deve ser enviado pela empresa administradora do fundo
  • Passo 4: Na parte da posse de cotas, é preciso informar o valor exato que foi pago pelo fundo na hora da compra. Para evitar problemas com o fisco, saiba que não pode ser informado o valor de mercado das suas cotas no último dia do ano-base, pois nesse caso o fundo já estaria supervalorizado, por exemplo
  • Passo 5: Na aba de rendimentos, se você tiver vendido as cotas do seu FII no ano anterior, o lucro deve constar na ficha de renda variável/operações em Fundos de Investimento Imobiliário. Lembrando que é importante também declarar até mesmo os prejuízos, pois podem ser utilizados para compensar os ganhos líquidos nos próximos meses, diminuindo o valor do imposto pago
  • Passo 6: Na parte dos dividendos (que são isentos da tributação do IR), deve-se preencher a ficha de “Rendimentos isentos e não tributáveis” e selecionar o código “26 – Outros”

Conclusão

Viu só como não tem mistério em como declarar fundos imobiliários no Imposto de Renda?

Então, se você investiu em FII no ano de 2021, não perca tempo, até mesmo porque perder o prazo limite da declaração pode gerar multas e muitas complicações com a Receita Federal.

Sendo assim, agora que você já sabe como fazer a declaração dos Fundos de Investimento Imobiliários, faça o quanto antes!