Carregando

0%

Se você esteve ou está com o nome sujo, é bem provável que tenha tido sua dívida cobrada por uma recuperadora de crédito, mas você sabe o que é isso? É uma empresa? O valor do débito aumenta? Vale a pena quitar a dívida dessa maneira?

Bom, essas são apenas algumas dúvidas que surgem sobre o assunto e para lhe ajudar a entender melhor nós do Site Portal Finança preparamos este guia exclusivo.

Veja a seguir o que é, como funciona, que tipos de dívidas podem ser pagas, se é interessante para o seu bolso e como negociar com recuperadoras de crédito! Vamos lá?!

Afinal, o que é uma recuperadora de crédito?

Uma recuperadora de crédito, como o próprio nome sugere, é uma empresa especializada em recuperar a sua credibilidade enquanto consumidor. Isso significa que estamos falando de uma instituição que lhe auxilia a limpar seu nome e assim voltar a ter crédito no mercado.

Para isso, as recuperadoras de crédito intermediam, entre você e o credor, o processo de quitação da dívida.

Como? Bom, a recuperadora adquire a sua dívida da empresa que você está devendo e se torna responsável pela cobrança.

A grande vantagem é que, na maioria dos casos, as recuperadoras de crédito oferecem melhores condições de pagamento ao cliente devedor, como diminuição de juros e parcelamento mais flexível.

Como funciona uma recuperadora de crédito?

Dependendo do débito e do tempo em que o consumidor está inadimplente, a empresa credora (empresa que você está devendo) perde o “interesse” de cobrar, visto que isso gera muito esforço e custo.

Por isso, geralmente no caso de débitos antigos, atrasados ou negativados, a empresa credora pode repassar a dívida para uma recuperadora de crédito.

A recuperadora pode ser contratada pela empresa, banco ou financeira para cobrar o débito ou pode comprá-lo e assim se tornar a dona da dívida.

Com isso, seu débito muda de empresa e é aí que o consumidor inadimplente pode ficar confuso, pois está devendo para a empresa X e do nada recebe uma ligação da empresa Y lhe cobrando.

Mas, a partir do momento que a recuperadora de crédito adquire sua dívida, tem total autonomia para decidir quais condições de renegociação e pagamento irá oferecer.

Inclusive, um bom exemplo de funcionamento de uma recuperadora de crédito na prática é o que acontece nos feirões de renegociação de dívidas do Serasa.

Nesses feirões, o Serasa conta com recuperadoras parceiras, que oferecem descontos especiais, redução das taxas de juros, parcelamento estendido e até mesmo cashback.

Que tipos de dívidas podem ser cobradas pelas recuperadoras de crédito?

Agora que você já sabe o que é e como funciona uma empresa recuperadora de crédito, deve estar se perguntando se é todo o tipo de dívida que entra “nessa jogada”, não é mesmo?

Bom, saiba que as recuperadoras trabalham tanto com débitos atuais quanto com mais antigos, como as dívidas “caducas”, aquelas que têm mais de cinco anos e não constam mais em seu histórico nos birôs de crédito, como SPC, Serasa e Boa Vista.

As dívidas prescritas (caducadas), embora após o prazo de cinco anos não levem mais a negativação do seu nome na lista de inadimplentes, saiba que ainda podem ser cobradas.

E dentro dessa lista há uma imensidão de dívidas que podem ser cobradas pelas recuperadoras de crédito, tais como:

  • Faturas de cartão de crédito em atraso
  • Parcelas pendentes de empréstimos
  • Não pagamento do limite do cheque especial
  • Atraso em contas de consumo, como luz e água
  • Crediários em atraso
  • Matrículas escolares/universitárias pendentes
  • Entre outras

Como saber se minha dívida está com uma recuperadora de crédito?

Se você sabe que está com contas em atraso ou até mesmo negativado, é importante saber quem está cobrando seu débito.

Então, para não estranhar e achar que é golpe caso uma recuperadora de crédito entre em contato com você sobre a dívida com o banco x, por exemplo, o ideal é sempre conferir a situação.

Assim, para saber se seu débito está em posse de uma recuperadora, é só acessar o site do Serasa Limpa Nome e fazer uma consulta rápida gratuita em seu CPF.

CONSULTAR SEU CPF GRÁTIS

Vale a pena negociar uma dívida com uma recuperadora?

De modo geral, as recuperadoras de crédito costumam oferecer condições mais atrativas para você negociar seu débito, até porque a empresa tem pressa e interesse em receber o valor em atraso.

Por isso, podemos dizer que sim, é muito mais vantajoso para você e para o seu bolso aproveitar a oferta de uma recuperadora de crédito.

Confira a seguir alguns dos benefícios que você pode aproveitar negociando sua dívida com uma empresa especializada em recuperação de crédito:

  • Descontos especiais e que diminuem o valor da dívida atual (até 95%) no caso de quem paga à vista (às vezes vale a pena pedir um empréstimo)
  • Possibilidade de poder parcelar a dívida com parcelas que caibam no seu orçamento e com menores juros
  • Aumento rápido do seu score de crédito
  • Negociação simples e rápida, tudo pela internet, sem burocracia e filas
  • Retomada do seu poder de compra (se pagar à vista, em até cinco dias tem a dívida retirada do seu CPF e no parcelamento, após pagar a primeira parcela)

Como negociar uma dívida com uma recuperadora de crédito?

Existem duas maneiras básicas de renegociar suas dívidas com uma recuperadora de crédito:

  1. Você consulta seu CPF e entra em contato com a recuperadora para saber se há oferta para renegociar o débito
  2. A própria recuperadora irá entrar em contato com você oferecendo uma boa proposta para quitar a dívida

Independentemente da forma de contato, o processo para a negociação é basicamente o mesmo:

  1. Analise a proposta oferecida, considerando desconto no pagamento à vista ou prazo de parcelamento e juros
  2. Tente sempre negociar a melhor oferta para seu bolso, isto é, o menor valor possível e no caso de parcelamento, um número de parcelas que caiba em seu orçamento
  3. Se tudo estiver ok para ambas as partes, é só realizar o pagamento via boleto

Lembrando que após o pagamento, a recuperadora de crédito tem até cinco dias úteis para retirar seu nome do cadastro de inadimplentes.

Se você só tiver essa dívida ou se negociar todas de uma vez, após o pagamento do boleto seu nome volta a ficar limpo, seu score aumenta e você volta a ter crédito no mercado.

Conclusão

Então, gostou de saber como funciona uma recuperadora de crédito? Saiba que essa é talvez a melhor oportunidade para você quitar suas dívidas e limpar seu nome, pois realmente as condições de pagamento são excelentes.

Por isso, para voltar a ter mais tranquilidade financeira e começar a reorganizar seu orçamento, aproveite as ofertas das recuperadoras de crédito!