Carregando

0%

Ano novo, vida nova. É assim que muitas pessoas pensam, não é? A virada de ano é quando a gente quer ter a chance de organizar a vida. E, o quanto antes você definir suas metas para 2025, mais cedo você vai conseguir montar um planejamento que dá para seguir sem muitas dificuldades.

Criar um planner financeiro é um bom começo para isso! Caso você não saiba como fazer isso e queira descobrir, continue lendo que iremos te explicar como ele funciona na prática para que você consiga realizar suas metas para 2025 de uma maneira mais fácil e rápida, e principalmente, organizada!

Como organizar as metas para 2025?

Tem muita gente que acha que só com a mega da virada vai conseguir finalmente organizar a sua vida de uma vez por todas.

Mas, para não depender apenas da sorte, você pode começar o quanto antes a fazer um planejamento financeiro para realizar as suas metas para 2025.

O primeiro passo para criar o seu é definir objetivos que são realistas e possíveis de alcançar, como quitar as dívidas, reformar a sua casa, fazer uma faculdade…

E, se você quer entender com mais detalhes sobre como montar o seu planejamento, continue lendo!

Preparamos um passo a passo para você conseguir começar o ano novo com o pé direito e ainda mais organizado.

Importância de planejar metas para o novo ano

Se você não acha importante definir metas para 2025, na verdade você pode estar muito enganado.

Quando a gente consegue estabelecer um rumo claro, conseguimos priorizar o que importa e focar naquilo que vai nos levar para frente.

Além disso, é uma boa maneira de nos manter motivados para continuarmos no caminho dos nossos objetivos, criando uma rotina mais saudável e que a gente consiga se sentir mais feliz.

É por isso que o ano novo é a época perfeita para fazer isso, já que ele simboliza uma renovação e a abertura de novas oportunidades para mudarmos as nossas vidas.

Então, se você acha que está precisando de novas motivações, por que não aproveita que o ano está acabando para começar a definir metas para 2025?

Abaixo a gente vai te ajudar a se planejar e garantir que tudo saia de acordo com o que você espera!

Passo a passo de como organizar suas finanças para 2025

Quando a gente fala em metas para 2025, a maioria das pessoas com certeza vai pensar logo na sua vida financeira.

E não tem como negar que quanto a gente tem de dinheiro influencia bastante nas nossas ações. É por isso que a base de um bom planejamento para o ano novo inclui organizar as nossas finanças.

Para fazer isso, a gente pode fazer um planner financeiro que pode ser criado em uma planilha online ou no seu caderno, onde você vai conseguir visualizar e acompanhar de forma fácil suas movimentações financeiras.

Além de conseguir visualizar seus gastos e suas metas para 2025, você vai conseguir tomar decisões mais conscientes sobre como usar o seu dinheiro para conseguir alcançar os seus objetivos.

Mas afinal, como fazer essa planilha? Bem, você consegue montar ela com alguns passos fáceis. Confere só!

Passo 1: estabeleça suas metas para 2025

Como falamos, o primeiro passo é estabelecer o que você quer fazer ou precisa resolver no ano novo.

Pode ser limpar o seu nome, fazer uma viagem dos sonhos, reformar a sua casa. Qualquer coisa que vai precisar de um planejamento e uma organização maior do seu dinheiro.

O importante é definir um objetivo que seja possível de se realizar, algo que seja alcançável de acordo com as suas limitações financeiras.

Afinal, não adianta definir que você quer comprar um carro de trezentos mil reais se você vai começar o ano desempregado, por exemplo.

Quando a gente define uma meta clara e alcançável, a gente consegue traçar um caminho que vai trazer resultados e nos manter motivados até o final!

Passo 2: separe suas categorias de gastos

Depois de ter os seus objetivos traçados, você precisa entender para onde vai o seu dinheiro. Uma boa dica é separar ele em categorias como os gastos fixos.

Eles envolvem as contas essenciais do mês. Já os gastos variáveis são alimentação, transporte e lazer, e, por fim, os seus investimentos e poupanças.

Com isso definido, você consegue visualizar para onde o seu dinheiro está indo e como distribuir ele da melhor forma.

Passo 3: planeje-se para o pagamento de impostos

Anote as datas dos seus pagamentos fixos, como os impostos do IPTU, IPVA e a Declaração do Imposto de Renda.  Assim você consegue ficar no controle e não atrasar nenhum deles.

Também vale a pena anotar os aniversários e outras datas comemorativas, pois são gastos extras com presentes, alimentação, enfim.

Passo 4: controle seus ganhos e gastos

Registre tudo o que entra e o que sai da sua conta para perceber seus hábitos de consumo. Um planejamento financeiro não é fixo, porque os gastos acabam mudando.

Por conta disso, é bom revisar suas despesas e metas com frequência para garantir que você está fazendo o caminho certo.

Passo 5: comece a juntar dinheiro 

Esse é um passo importante para se preparar para qualquer imprevisto e também para realizar alguma das suas metas, como viagens, compra de carro ou casa.

Uma boa dica é fazer o desafio das 52 semanas, onde você vai aumentando o valor que guardou a cada semana, somando com o que já foi acumulado inicialmente.

Ou seja, se você investe 4 reais na primeira semana, na segunda deve investir 8, na terceira 12 e assim por diante.

Passo 6: evite dívidas

Um planejamento financeiro nos ajuda a evitar dívidas, então não adianta você se planejar e continuar usando o seu cartão de crédito de maneira irresponsável ou fazendo compras desnecessárias.

Evite gastar com o que não precisa e também opte por pagar à vista, assim você consegue descontos e não acumula o valor na fatura do cartão.

Já decidiu as suas metas para 2025? Comece a se planejar!

Se você começar agora, vai ter mais tempo para se organizar e conseguir cumprir tudo o que precisa para realizar seus objetivos no ano novo.

Esperamos que nossas dicas de planejamento financeiro sejam uma boa ajuda para te dar a motivação que você precisa para limpar o seu nome ou então investir no seu futuro!