Buscando Empréstimo

0%

Se você estava com dificuldade e precisava de um empréstimo, mas depois que fez percebeu que está pagando juros abusivos, não perca tempo para procurar outras condições melhores no mercado e aproveite para conseguir reduzir os juros do empréstimo pessoal.

Você sabia que é possível fazer isso com três dicas? Pois é, existem algumas coisas que você pode fazer para reduzir os juros do seu empréstimo e economizar nas parcelas.

Quer descobrir quais são elas? Continue lendo que aqui no Portal Finança vamos te mostrar o que fazer para sair do sufoco o mais rápido possível!

Qual a taxa média de juros do empréstimo pessoal?

Um empréstimo pessoal é aquele tradicional, que as pessoas fazem quando precisam limpar o seu nome, estão passando por emergências ou vão fazer alguma compra de um valor caro.

Ele é diferente do financiamento e se compararmos com as taxas do rotativo do cartão de crédito ou com os juros do cheque especial, pode ser que seja uma opção melhor para escolher.

Neste ano, por exemplo, a média das taxas de juros do empréstimo pessoal nos principais bancos era de pouco menos que 8%.

Mas, é claro que elas vão variar de acordo com a instituição que você escolheu e quais são as condições do seu empréstimo.

É por isso que, em alguns casos, as pessoas acabam pagando por taxas abusivas. E, se você é uma delas, saiba que você consegue mudar isso, porque é possível reduzir os juros do empréstimo pessoal.

Então, se você está comprometendo as suas finanças por causa dos juros das parcelas do empréstimo, a gente te ensina 3 maneiras de melhorar a sua situação e voltar a organizar o seu dinheiro, confira!

3 sugestões para reduzir os juros do empréstimo pessoal

Na maioria das vezes, as pessoas fazem um empréstimo porque estão precisando resolver a sua situação financeira.

Só que, às vezes, pela pressa as pessoas acabam não analisando direito as condições do empréstimo ou então acabam passando por algum imprevisto depois de ter contratado o serviço e acabam tendo dificuldades de arcar com os valores das parcelas.

Mas, como falamos, você não precisa ficar preso a isso para sempre e acabar acumulando ainda mais dívidas, porque se você quiser, você consegue reduzir os juros do empréstimo pessoal de três jeitos.

Abaixo a gente te conta todos os detalhes sobre eles para que você consiga aprender a melhor maneira de controlar as suas finanças de novo!

Refinanciar a dívida

A primeira maneira que vai te ajudar a reduzir os juros do empréstimo pessoal é refinanciar o valor que falta com a instituição que você contratou.

Se você tentar e conseguir, vai criar um novo contrato com o mesmo banco, mas com a possibilidade de tentar ter condições de pagamento melhores e que se encaixam mais no que você pode pagar.

Leia mais: Refinanciamento de empréstimo: o que é e como funciona?

Apesar de não ser a tentativa mais fácil de reduzir os juros do empréstimo pessoal, ainda é possível conseguir.

Geralmente, os bancos só permitem isso quando o cliente já está inadimplente e por isso ele oferece um prazo maior para o pagamento, sem o desconto nos juros.

Solicite a portabilidade de crédito

Para reduzir os juros do empréstimo, muitas pessoas também podem recorrer à portabilidade do crédito.

Isso quer dizer que você pode mudar de instituição financeira, caso encontre uma que tenha uma taxa de juros menor do que a que você paga.

Leia mais: Entenda mais sobre a portabilidade de crédito no empréstimo

E você não precisa se preocupar, porque a lei diz que os bancos são obrigados a fazer essa transferência sem cobrar nada do consumidor.

Então, caso você encontre alguma instituição que ofereça mais prazo ou menos juros, essa é uma opção a se considerar!

A média é que esse processo dure de 15 a 30 dias e após ele ser concluído, você vai precisar pagar apenas de acordo com o novo contrato.

Amortize o saldo do empréstimo

A última maneira que a gente indica de reduzir os juros do empréstimo pessoal é através da amortização.

Caso você não saiba o que é isso, o processo consiste em adiantar os pagamentos para poder abater o saldo devedor mais rápido e, ao fazer isso, você consegue um juros menor.

Essa opção está disponível nos próprios aplicativos dos bancos e é só procurar por “amortização” ou então por “antecipação das parcelas” do empréstimo.

Leia mais: Amortização: O que é, como funciona e como se beneficiar?

Lá mesmo você vai conseguir visualizar o quanto você vai conseguir economizar nos juros fazendo uma simulação. É uma maneira que é ideal para quem tem um dinheiro guardado e pode antecipar o valor.

E, caso tenha interesse, pode escolher entre duas formas de amortização: a das parcelas, que vai reduzir o valor mensal que você paga, mas sem necessariamente alterar o prazo final do pagamento.

Ou então a amortização do saldo devedor, que é um pagamento que vai ser descontado diretamente do saldo que você deve.

Se você escolher essa maneira, lembre-se que é um pagamento extra, ou seja, você ainda vai precisar pagar as parcelas mensais, mas por um prazo menor.

Por ser uma opção que já fica disponível nos aplicativos, ela é bem fácil e você não vai precisar entrar em contato com outra instituição financeira para resolver o seu problema.

Caso as parcelas estejam pesando, não perca tempo para reduzir os juros!

Agora que você sabe que isso é possível, não precisa se sacrificar e acabar acumulando mais dívidas porque não consegue pagar o empréstimo que contratou.

As dicas que te ensinamos podem ser boas soluções para esse problema, sem que você precise se comprometer ainda mais financeiramente.

E lembre-se sempre de fazer uma pesquisa detalhada antes mesmo de fazer o seu empréstimo, para que não precise lidar com muita burocracia no futuro.

Apesar de ser possível reduzir os juros do crédito pessoal, o ideal é que você faça o empréstimo com muito planejamento para que ele consiga te ajudar e não te prejudicar!