Carregando

0%

Você sabia que o horário de verão talvez volte esse ano? Isso pode acontecer porque as autoridades acham que ele pode ajudar a reduzir os problemas climáticos que estamos enfrentando. Mas, será que a influência do horário de verão na conta de luz é real? Será que muda alguma coisa?

Existem estudos que dizem que quando a gente considera o período inteiro do dia, a a existência do horário de verão não faz uma grande mudança. Mas ainda assim, há quem defenda o impacto do horário de verão na conta de luz. Quer saber se isso é realmente verdade? Continue lendo para descobrir!

O que é e como funciona o horário de verão?

O horário de verão é um novo horário que é adotado durante os meses do verão, que é quando os dias têm mais tempo de luz natural.

Muitos países usam ele como uma medida para economizar no consumo da energia, aproveitando ao máximo dos raios de sol.

No hemisfério sul, como é o caso do Brasil, essa medida começa durante a primavera e termina logo no início do outono, compreendendo todo o verão.

Já no hemisfério norte, geralmente o começo é entre março e abril, terminando entre outubro e novembro.

Quando ele começa, os relógios são adiantados uma hora. Então, quando as pessoas chegam em casa depois do trabalho, elas não precisam ligar as lâmpadas porque o dia ainda está claro.

A intenção é que isso diminua um pouco a demanda de energia nos imóveis, já que menos aparelhos e luzes serão ligados.

Vai voltar o horário de verão no Brasil em 2024?

Durante o governo de Bolsonaro, o horário de verão parou de ser implantado aqui no Brasil. Mas, será que realmente existe uma mudança com o horário de verão na conta de luz?

Segundo os estudos da época, as autoridades constataram que adotar o horário de verão não trazia muitos resultados significativos na economia de energia.

Para eles, o consumo de energia só diminuiu porque a população começou a usar aparelhos eletrônicos mais econômicos, iluminação mais eficaz e formas de aquecimento mais modernas.

Mas, agora pode ser que o horário de verão volte. O ministro de Minas e Energia do governo atual está considerando trazer essa medida de volta.

Com o objetivo de contribuir para a economia de energia no meio da estiagem e a baixa dos reservatórios das hidrelétricas, o horário de verão está sendo considerado de novo.

Horário de verão na conta de luz: prós e contras

Como a gente falou, as opiniões sobre a influência do horário de verão na conta de luz são bem divididas.

Inclusive, pesquisas revelam que 43,6% das pessoas acreditam que ele ajuda na economia, enquanto 39,9% acham que ele é uma medida que não oferece economia. 

Mas, quais são os prós e contras, afinal? Continue lendo para conhecer!

Vantagens do horário de verão

  • Redução do consumo de energia

Como os relógios são adiantados em uma hora, os dias ganham mais tempo de luz no fim da tarde. Assim, as pessoas não precisam ligar todas as lâmpadas na sua casa quando voltam do trabalho.

Por mais que digam que a diferença não é grande, no cenário atual de seca e redução do nível dos reservatórios hidrelétricos, toda economia ajuda.

  • Melhora na economia e nas vendas

Com dias mais longos, as pessoas aproveitam a luz do sol para sair mais e consequentemente, consumir no comércio local.

Isso ajuda na economia das cidades, estimulando as vendas do comércio e dos bares.

  • Segurança

Estudos dizem que uma hora a mais de sol ajuda na segurança, reduzindo os roubos, acidentes de trânsito e até homicídios.

  • Melhor uso do espaço público

Como a luz do dia garante mais segurança, as pessoas podem usar os espaços públicos como praças e parques para momentos de lazer e praticar exercícios, economizando na conta de luz em casa.

Desvantagens do horário de verão

  • Adaptação 

Algumas pessoas defendem que a mudança mexe com o relógio biológico e por isso, a adaptação não é tão fácil assim.

Isso acontece porque alterar o horário pode interferir na produção de melatonina e cortisol, hormônios responsáveis pelo sono e por despertar o corpo.

  • Interferência no ciclo agropecuário

Os animais também podem sentir essa mudança de horário e isso pode afetar a produtividade leiteira dos gados bovinos, por exemplo.

  • Horários diferentes no Brasil

Por ser um país muito grande, os fusos horários são diferentes nas regiões do Brasil. O horário de verão ainda evidencia essa desincronia de horários.

Quanto se economiza com o horário de verão?

Avaliando o impacto do horário de verão na conta de luz foi percebido, em média, uma redução de 4,7% no sudeste e centro-oeste e de 4,9% no sul.

Além disso, segundo o Ministério de Minas e Energia, o nosso país chegou a economizar mais de R$1,4 bilhão no ano de 2010 com a implementação do horário de verão.

Então, a gente pode perceber que existe uma queda no consumo. Mas, os benefícios vão muito além do dinheiro, como vimos.

Principalmente quando ampliamos o olhar para a nação, conseguimos perceber que são mudanças que podem trazer vantagens para todos.

O que você acha do impacto do horário de verão na conta de luz? 

Apesar das opiniões divididas, quando analisamos em relação ao Brasil como todo, é possível perceber alguns benefícios.

Além da economia, as pessoas podem aproveitar mais uma hora de sol para momentos de lazer, estimulando o comércio local e utilizando os espaços públicos!