Carregando

0%

Você sabia que o RG antigo, o que a maioria das pessoas têm agora, com a impressão do polegar, vai perder a validade em 2032? É por isso que, o quanto antes você emitir a nova Carteira de Identidade, vai ser melhor. O novo documento já está disponível para emissão em 24 unidades da federação desde janeiro desse ano, então se adiante.

Essa nova versão foi pensada para unificar as informações dos cidadãos e adotou várias tecnologias para garantir a segurança e autenticidade do documento.

Quer saber como emitir a nova Carteira de Identidade e quais são os documentos que você precisa levar? Continue lendo para descobrir todas as informações necessárias abaixo, aproveite!

O que é a nova Carteira de Identidade?

A nova Carteira de Identidade vai ser um novo documento único de identificação dos brasileiros.

E com ele, a expectativa é que o RG antigo, esse que usamos hoje em dia, com a impressão digital do polegar e nossa foto, entrará em desuso.

Isso porque a nova Carteira de Identidade, ou a CIN, o número de identificação será unificado com o Cadastro de Pessoas Físicas, ou o CPF como todo mundo conhece popularmente.

Assim, vai ficar mais fácil que as Forças de Segurança Pública possam fazer o controle dos cadastros administrativos para diminuir o número de fraudes aqui no nosso país.

O novo documento também vai adotar tecnologias do Serpro para sincronizar as informações, ampliando a segurança e garantindo a autenticidade delas.

Além disso, a CIN vai possuir duas versões: a impressa e a digital. A versão física vai ser expedida em papel de segurança. Já o formato digital poderá ser acessado pelo site do gov.br.

É preciso pagar para renovar a carteira de identidade?

Você não precisa se preocupar, porque o processo de emitir a nova Carteira de Identidade pela primeira vez é gratuito.

A primeira via tanto a versão física quanto a digital irão ser gratuitas, de acordo com a Lei 7.116/83. Porém, se você precisar emitir uma segunda via, aí sim vai precisar pagar uma taxa de acordo com o seu estado.

Os únicos casos que estão isentos desse pagamento da segunda via são pessoas de baixa renda ou casos de furtos/roubos, desde que se apresente o Boletim de Ocorrência.

Primeira via

Como falamos, a primeira via da CIN vai ser gratuita. E isso é uma estratégia para que mais pessoas comecem logo a emitir a nova Carteira de Identidade.

Ao adotar esse novo documento e o número do CPF como o registro geral, a duplicidade na identificação do cidadão vai acabar e o número de fraudes será reduzido.

Também tornará tudo mais fácil para o cidadão, porque só com um documento, ele vai ter acesso a várias informações como o seus prontuários do SUS, registros do INSS, informações fiscais e tributárias, além dos benefícios oferecidos pelo Governo, como o Bolsa Família.

A nova carteira também já pode ser emitida para as crianças, pois o CPF deve ser incluído nas certidões de nascimento obrigatoriamente desde 2017.

Segunda via

Já para emitir a nova Carteira de Identidade pela segunda vez, será cobrada uma taxa de acordo com o estado em que você mora.

Ela pode variar entre 26 e 96 reais e você pode descobrir o valor exato entrando em contato com o órgão emissor da sua cidade.

Porém, existem alguns casos que podem garantir a gratuidade da segunda via, como:

  • Furtos ou roubos, desde que seja apresentado o Boletim de Ocorrência
  • Para mulheres a partir de 60 anos e homens a partir de 65
  • Para pessoas que estão há mais de 3 meses desempregadas, sendo necessária a apresentação da Carteira de Trabalho
  • Para pessoas em situação de baixa renda ou extrema pobreza, apresentando o Número de Identificação Social
  • Caso tenha acontecido algum erro de digitação na primeira via, se for percebido em até 90 dias após a emissão do anterior
  • Caso aconteça o extravio ou algum dano devido a desastres naturais, com a apresentação de um Boletim de Ocorrência em até 90 dias

Como tirar a nova identidade de graça?

Caso você queira se adiantar e emitir a nova Carteira de Identidade, o agendamento para o serviço já está disponível no órgão responsável pela CNI no seu estado.

Geralmente é a Polícia Civil, mas você pode consultar pela internet. Lembramos que apenas o agendamento pode ser feito online, o documento em si é feito presencialmente.

Passos de como emitir a nova Carteira de Identidade

Assim que você realizar o agendamento, precisará comparecer ao órgão emissor da sua cidade levando os documentos exigidos: CPF e certidão de nascimento ou casamento.

Você pode agendar a CNI de maneira digital, através da sua conta do gov.br. Confere só:

  • Acesse o site de agendamentos da sua cidade
  • Escolha o melhor dia e horário para emitir a nova Carteira de Identidade
  • Compareça ao local escolhido na hora agendada
  • Leve os documentos exigidos
  • Escolha se prefere receber a CNI pelos correios ou em alguma unidade de atendimento
  • Tire a fotografia na hora do atendimento

Apenas fotos de crianças que não podem posar sozinhas são aceitas previamente, desde que o fundo da foto seja branco.

Nos outros casos, a foto será tirada no momento do atendimento. Lembramos que não é permitido usar óculos de sol ou qualquer acessório que cubra a cabeça, a não ser que ele seja de cunho religioso.

Aproveite para emitir a nova Carteira de Identidade o quanto antes!

Esse novo documento é obrigatório e, quanto antes você agendar, melhor vai ser. Confira o órgão emissor do seu estado e aproveite para emitir a nova Carteira de Identidade, para ficar com toda a sua documentação em dia.

A primeira via é gratuita e já está disponível para todos, incluindo as crianças. Esse documento irá unificar os dados e informações das pessoas, deixando tudo mais prático e fácil para todos. Por isso, agende logo a sua!