Carregando

0%

O auxílio-acidente não é conhecido por muitos brasileiros, visto que somente é solicitado em alguns momentos bem específicos. Apenas quando sofrer algum acidente precisará solicitar ele, mas é fundamental conhecer suas regras para fazer isso.

De toda forma, o Auxílio-acidente é muito importante. Ele é responsável por oferecer uma série de benefícios para você, caso aconteça alguma situação comprometedora no com você no seu local de trabalho. Vamos entender melhor como isso funciona na prática!

O que é o Auxílio-acidente?

É um benefício segurado pelo INSS responsável por oferecer ajuda para os trabalhadores que sofreram algum acidente e precisam de dinheiro, mesmo sem estar trabalhando no momento.

Vale destacar que o receberá apenas se essa situação acontecer no local de trabalho, ok? Afinal de contas a empresa não pode ser responsabilizada por outros problemas que acabar tendo.

O valor pode ser recebido no caso do funcionário sofrer com algum acidente que possa comprometer algo de forma permanente. 

Assim, a empresa ou o local de trabalho fica sendo responsável por isso. O que é realmente algo para se pensar, pois é no seu local de serviço que isso acontece.

Assim, as empresas costumam focar cada vez mais em oferecer um ambiente de trabalho cada vez mais seguro para seus funcionários. 

Essa também é uma das formas de trabalhar desse Auxílio-acidente, pois é algo que pode causar perdas financeiras para a empresa.

Como funciona o Auxílio-acidente?

O funcionamento pode ser um pouco mais complexo do que você espera, tendo em vista que será necessário comprovar sua incapacidade. 

O valor também é bem estabelecido e com base no salário do beneficiário, portanto tenha bastante atenção ao quanto receberá.

E sim, ele tem uma natureza temporária, mas a quantidade de tempo não é bem definida e vai depender das suas próprias necessidades.

Nem todo mundo tem direito a esse tipo de recurso, ok? Lembre-se que aqueles trabalhadores que são autônomos não estão assegurados pela lei em caso de problemas como esse.

Isso porque não há um depósito feito pela empresa para auxiliar a pessoa em caso de problemas de saúde. E isso acontece quando se trata de trabalhadores CLT.

Com relação a profissionais liberais, é interessante que consigam realizar algum tipo de depósito de emergência. Também há alguns programas sociais que podem participar e conseguir algum tipo de benefício.

Qual o valor do benefício?

O valor do benefício sempre vai variar de acordo com a pessoa. Como o Auxílio-acidente é regulamentado por lei, há diferentes questões que precisam ser tratadas, pois os valores dependem também do quanto você recebia na empresa em que trabalhava.

A boa notícia é que ele começa a ser pago logo depois de você passar pelas fases do processo. 

Corresponderá sempre a 50% do salário-de-benefício. Também é interessante destacar que mesmo você possuindo alguma outra fonte de renda, ela não será impactada por conta desse recebimento.

Claro, o ideal é que estejamos em um ambiente de trabalho que promova cuidado, atenção e ergonomia. 

Entretanto, o conforto é algo que precisa ser analisado com bastante cuidado, pois acaba influenciando muito na sua saúde futuramente.

Como solicitar o Auxílio acidente?

A solicitação é feita em poucos passos e você provavelmente conseguirá todas as informações referentes ao benefício junto com o próprio INSS. 

Entretanto, a nossa recomendação é que faça o seguinte processo:

  • Primeiramente, ligue para central de atendimento no número 135;
  • Agora precisa aguardar um pouco, pois é necessário um retorno;
  • Com isso saberá data e horário da perícia médica que vai ser organizada pelo INSS;
  • Por fim, você consegue visualizar o andamento do processo a partir do app Meu INSS;
  • Consulte seu pedido sempre que possível para saber o exato momento em que ele será liberado.

Bem, como dito, é algo simples de realizar, mas que pode exigir um certo tempo. Então acaba sendo ainda mais importante que comece o processo o quanto antes, tendo em vista a quantidade de ações que o INSS precisa realizar antes de liberar seu dinheiro.

Mantenha-se sempre atento aos prazos e também ao seu pedido. Caso ele seja recusado será necessário entrar em contato pela empresa novamente, sobretudo se houver falta de algum documento, por exemplo.

O auxílio-acidente é o que precisa agora!

Sabemos o quanto pode ser difícil passar por dificuldades financeiras, ainda mais quando o assunto é relacionado a algum problema físico que o trabalhador está tendo no momento. Assim, é fundamental que você saiba como funciona e como utilizar o auxílio acidente ao seu favor.

O processo de solicitação é simples, mas é necessário realizar uma série de ações para conseguir começar a receber.

Pode levar ainda mais tempo dependendo do local onde você mora, visto que há variações do processo de localização para localização. Entre em contato para saber mais!