Buscando Cartão
0%O Pix revolucionou a forma como fazemos pagamentos no Brasil, oferecendo transações instantâneas e gratuitas. Mas você sabia que existe uma forma de realizar pagamentos via Pix utilizando o seu cartão de crédito?
Neste post, vamos te explicar tudo sobre essa opção, desde o que é o Pix até como realizar pagamentos desta forma. A propósito, se você gostar desse conteúdo, não deixe de conferir mais dicas em nosso site para dominar suas finanças!
O Que É e Como Funciona o Pix?
Criado pelo Banco Central, o Pix é um sistema de pagamentos instantâneos que permite transferências de dinheiro entre contas bancárias de forma rápida e segura, a qualquer hora do dia e em qualquer dia da semana. Para utilizar essa forma de pagamento, basta ter uma chave Pix cadastrada, que pode ser seu CPF, celular, e-mail ou uma chave aleatória.
Para realizar um pagamento é bem simples, você precisa informar a chave Pix do destinatário e confirmar a transação no aplicativo do seu banco. O valor é transferido instantaneamente para a conta do beneficiário, sem a necessidade de intermediários.
Pix vs. DOC vs. TED: Quais São as Diferenças?
- Pix: transações instantâneas, gratuitas e disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana;
- DOC: transferências eletrônicas que podem levar até 1 dia útil para serem processadas e possuem custos operacionais;
- TED: transferências eletrônicas mais rápidas que o DOC, mas também possuem custos e podem levar algumas horas para serem concluídas.
Como Fazer Pix com Cartão de Crédito?
Apesar do Banco Central informar que não existe possibilidade de fazer Pix com cartão de crédito, algumas instituições financeiras oferecem a opção de pegar uma parte de seu limite do cartão de crédito emprestado para realizar transferências e pagamentos pelo Pix, ou seja, é como um empréstimo em que o valor do Pix é cobrado na fatura mensal do cartão.
Essa funcionalidade é especialmente útil para quem não possui saldo em conta corrente. Porém, nem todos os bancos oferecem essa solução, então é importante verificar as condições e taxas cobradas pela sua instituição financeira. Para realizar um Pix com cartão de crédito, você precisará:
- Abra o App do seu banco ou carteira digital e insira seus dados para realizar o cadastro;
- Cadastre seu cartão de crédito nas opções de pagamento;
- Entre na sessão de transferência via Pix e escolha a opção cartão de crédito.
Quais Bancos Oferecem Pix com Cartão de Crédito?
Confira abaixo algumas instituições financeiras que passaram a oferecer essa modalidade de empréstimo que permite transferir parte do limite do cartão de crédito para a conta do cliente:
- Nubank: permite que alguns de seus clientes façam transferências Pix utilizando o cartão de crédito roxinho. Para realizar a transação, siga os passos de uma transferência comum do Pix até chegar à tela de confirmação. Nessa etapa, clique em “Escolher como pagar”, selecione o cartão de crédito, defina o número de parcelas e arcar com juros a partir de 2,49%;
- Digio: permite usar até 40% do limite do cartão para valores entre R$ 50 e R$ 3 mil, parcelados em até 12x. A taxa de juros é de 9,9% ao mês. Para utilizar, acesse o menu Pix, insira a chave de destino e o valor da transação, e escolha entre usar o saldo da conta ou o cartão de crédito;
- RecargaPay: é possível usar o limite total do cartão de crédito para pagamentos via Pix, com taxas de até 2,99% por transação. Basta ter uma conta na instituição, cadastrar um cartão de crédito e selecionar a opção de pagamento com cartão ao realizar uma transferência Pix, que pode ser parcelada em até 12x;
- PicPay: para ativar essa funcionalidade, selecione o pagamento via cartão de crédito, insira o valor desejado, desabilite o saldo como forma de pagamento e escolha um cartão, que pode ser de outras instituições financeiras. As transferências Pix podem ser parceladas em até 12x, com taxas de juros de 3,99% por transação.
Quando Vale a Pena Fazer Pix com Cartão de Crédito?
- Emergências: se você precisa realizar um pagamento urgente e não possui saldo em conta, essa pode ser uma solução rápida;
- Parcelamento: algumas instituições financeiras permitem parcelar o valor do Pix em várias vezes no cartão de crédito;
- Compras Online: essa pode ser uma forma segura e prática de realizar compras online.
No entanto, é importante considerar os custos:
- Juros: ao utilizar essa opção, você estará sujeito aos juros e encargos da fatura;
- Taxas: algumas instituições financeiras podem cobrar taxas adicionais pela utilização dessa funcionalidade.