Cargando
0%O Pix é um sistema de pagamentos instantâneos brasileiro que revolucionou a forma como transferimos dinheiro, mas você sabia que o mecanismo ganhará uma nova funcionalidade que promete ainda mais praticidade e comodidade para o nosso dia a dia: o Pix Automático?
Anunciado pelo Banco Central (BC) em 2022, o Pix Automático terá como objetivo facilitar pagamentos recorrentes, automatizando o processo e dispensando a necessidade de confirmação individual para cada transação. Porém em nota divulgada pelo BC, no dia 22 de agosto, a ferramenta teve seu lançamento adiado e recebeu uma nova data. Continue lendo e saiba mais sobre!
O Que É o Pix Automático?
Em resumo, é uma modalidade de pagamento semelhante ao débito automático, porém que irá permitir ao usuário programar pagamentos de rotina para pessoas jurídicas de forma instantânea, possibilitando ao cliente cadastrar sua chave Pix em um serviço ou plataforma online e autorizar o pagamento automático de valores predefinidos e fixos em datas específicas, sem a necessidade de confirmação individual para cada transação.
Como Funcionará o Pix Automático?
- Cadastro da Chave Pix: o primeiro passo é cadastrar a chave Pix no aplicativo do seu banco ou instituição financeira;
- Autorização: em seguida, você acessa o site ou aplicativo da loja, serviço ou plataforma online onde deseja cadastrar o Pix Automático e informa sua chave Pix;
- Definição dos Detalhes: será definido o valor a ser debitado e a periodicidade do pagamento (mensal, quinzenal etc.);
- Confirmação: por fim, você confirma a autorização do pagamento automático e pronto! A partir de então, os pagamentos serão realizados automaticamente nas datas acordadas, sem a necessidade de confirmação para cada transação.
Será Gratuito?
Conforme informado pelo Banco Central, as empresas devem oferecer a opção de pagamento sem custos adicionais. Outra vantagem é que as transferências serão realizadas somente após a autorização do usuário pagador, evitando fraudes.
Quem poderá usar o Pix Automático?
Essa funcionalidade estará disponível para todos os clientes de bancos e instituições financeiras participantes da iniciativa. A ferramenta teve seu lançamento adiado e deverá ser disponibilizado para a população no dia 16 de junho de 2025.
Vantagens
- Praticidade: agiliza pagamentos recorrentes, evitando atrasos e multas por inadimplência;
- Comodidade: elimina a necessidade de digitar dados de pagamento a cada transação;
- Segurança: oferece maior segurança, pois a transferência será realizada somente após a autorização do usuário pagador;
- Custo: conforme informado pelo Banco Central, as empresas devem oferecer a opção de pagamento sem custos adicionais;
- Controle: você poderá gerenciar os pagamentos recorrentes, como definir um valor máximo para as parcelas ou cancelar a autorização a qualquer momento.
Qual É A Diferença: Pix Automático x Pix Agendado x Débito Automático?
Por serem bastante semelhantes, essas opções de pagamento costumam ser confundidas, porém possuem diferenças:
- Pix Automático: exclusivo para pessoas jurídicas, como operadoras de crédito, serviços públicos e fornecedores de serviços recorrentes. A grande vantagem é a ausência de custos adicionais relacionados a convênios e adesões;
- Pix Agendado: funciona semelhante ao automático, porém permite transações para pessoas físicas também;
- Débito Automático: método de pagamento instantâneo para contas recorrentes, diretamente vinculado à conta bancária. Porém, ele requer um contrato com a empresa fornecedora do serviço, o que pode acarretar mais custos operacionais.