Carregando
0%Para os negativados, limpar o nome é o maior objetivo, não é mesmo? Isso porque ter dívidas não é nada confortável, é um “peso” em nossas costas todos os dias.
Além disso, enquanto estamos com o nome sujo, ficamos impedidos de solicitar crédito no mercado, o que também não é nada bom e pode piorar ainda mais nossa situação financeira.
Por isso, se você faz parte do time de brasileiros inadimplentes, mas quer mudar essa situação para voltar a ter cartão de crédito, empréstimo, crediário e tudo mais que precisa, conte conosco!
Confira a seguir quais são as dicas de ouro dos especialistas para limpar seu nome rapidamente e dar adeus ao cadastro do SPC/Serasa!
Como ficamos negativados?
Antes de querer saber como consultar seu CPF, descobrir seu score de crédito e como limpar seu nome em pouco tempo, é preciso entender porque ficamos negativados…
De modo geral, o cadastro do CPF na lista de inadimplência de um birô de crédito se dá quando o consumidor deixa de pagar suas contas.
Veja abaixo quais são os passos neste processo de negativação:
Aviso ao consumidor
Após o atraso no pagamento de uma conta, é comum da empresa credora comunicar o consumidor que caso não efetue o pagamento, seu nome poderá ser incluído no cadastro de inadimplentes dos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, geralmente dentro de 30 dias.
Negativação
Caso o consumidor não procure a empresa para negociar a dívida ou pagar o que está em atraso, seu nome fica negativado, ou seja, registrado em um banco de dados dos birôs de crédito do mercado.
Ao ter o “nome sujo na praça”, fica praticamente impossível conseguir crédito, seja para pedir um empréstimo, solicitar o aumento de limite no cartão ou aprovar um financiamento, por exemplo.
Restrição ao crédito durante 5 anos
Os negativados de não conseguem ou não tem interesse em pagar suas dívidas, além de terem mais dificuldade de conseguir crédito no mercado (score baixa muito), também aumentarão o valor do débito nos próximos 5 anos.
Ao contrário do que muitos pensam, a dívida não caduca, enquanto você não quitar, estará sendo cobrados juros.
O que acontece é que após o prazo de cinco anos, o birô de crédito precisa retirar seu nome do cadastro de inadimplentes, mas o débito continua existindo e poderá ser cobrado judicialmente.
Além disso, por mais que após esses cinco anos o seu nome fique limpo, seu score, provavelmente, continuará baixo, o que indiretamente dificultará o acesso ao crédito, visto que durante as análises de crédito, essa é a pontuação mais levada em conta.
Como negativados podem limpar o nome?
De acordo com dados do Serasa, atualmente, há cerca de 60 milhões de brasileiros negativados.
Então, se esse é o seu caso, mas você quer mudar a sua situação, preste atenção nas dicas abaixo:
Renegociação
Algumas empresas estão dispostas a renegociar a sua dívida. Portanto, analise bem as condições, e aproveite a oportunidade para chegar ao melhor acordo para você.
É válido lembrar que quando se escolhe o parcelamento, a dívida antiga é apagada e o nome é retirado em até 5 dias úteis dos serviços de proteção ao crédito.
Planejamento
É muito importante ter um planejamento detalhado dos seus gastos. Pois assim, você terá um orçamento sobrando para quitar os débitos e equilibrar as finanças.
O ideal é guardar 10% do seu salário para poder se livrar das dívidas e eventuais emergências.
Novas dívidas
Para evitar fazer novas dívidas é essencial investir em educação financeira. Através do autoconhecimento e corte de gastos desnecessários, é possível restabelecer a sua saúde financeira e, por fim, conseguir limpar o nome.
Gostou das dicas para limpar o nome? Saiba que é essencial acabar com as dívidas e manter um bom score de crédito.
Ter o nome limpo pode abrir portas, além de ser o primeiro passo para conseguir crédito com mais facilidade e menores taxas!